Nutrição Saúde Integral

Enriqueça sua alimentação com a Chia

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Escrito por Eu Sem Fronteiras
Conhecida por ser uma pequena semente com um alto poder emagrecedor, por conta da sua ação de saciedade, a Chia também possui mais cálcio que um copo de leite, além de ter um alto teor de proteínas. Ou seja, ela mantém os níveis de nutrientes do corpo adequados, mesmo quando se está em uma dieta restritiva. As sementes possuem nutrientes, como ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e manganês.

Outros benefícios que a Chia proporciona são a desintoxicação do organismo, redução da ansiedade, controle do colesterol e triglicérides, além de prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer os músculos e prevenir a diabetes e as doenças cardiovasculares.

Além dos fatores nutricionais e para a saúde, a Chia oferece diversas formas de ser consumida, misturando com diversos alimentos ou em receitas.

Se você tem dificuldades de incluir a Chia na sua dieta ou como componentes de receitas, existe a possibilidade de comê-la como um gel.

Ao misturar a semente da chia com água, ela forma uma espécie de gel, ou geleia, que é uma reação presente nas fibras solúveis. Essa misturinha gera um atraso no esvaziamento gástrico, fazendo com que se tenha uma sensação de saciedade. Além disso, esse gel ajuda no funcionamento do intestino e preveni a prisão de ventre.

O ideal, ao consumir a chia desta forma, é deixar uma colher de sopa da semente “de molho” em um copo com pelo menos 60ml de água durante cerca de 30 minutos. E não espere muito para consumi-lo. Não é recomendado guardar a mistura.

Outra opção de consumo é a farinha de Chia, que é feita a partir da trituração da semente e mantém todos os nutrientes do grão. Essa farinha pode fazer parte das suas receitas de massa de bolos, tortas, pães, etc, ou até mesmo para colocar em cima de frutas e iogurtes. Ao fazer a troca da farinha de trigo pela de Chia, acrescenta-se diversos nutrientes na alimentação.

Uma dica valiosa é acrescentar a semente em sucos ou smoothies. Assim, aproveita-se os nutrientes das frutas e se inclui uma boa quantidade de nutrientes. A Chia também aumenta o efeito antioxidante das frutas, o que ajuda no combate ao envelhecimento e na prevenção do câncer.

Os nutricionistas recomendam que a porção diária seja de 25 de gramas, o que equivale a uma colher de sobremesa. Tome cuidado se a quantidade passar disso, pois a Chia é muito calórica.

Também fique atento à sua forma de consumo das sementes. Como possui uma característica de absorção da água, a Chia pode expandir o peso em até 7 vezes. Isso pode acontecer, principalmente, quando se ingere a semente seca e, logo depois, toma-se água. Desta forma, o grão pode se expandir e sofrer um colapso no esôfago, impedindo que o organismo ingira qualquer líquido ou até alimentos, nesse caso, nem mesmo a saliva é ingerida. O indicado é nunca consumir a Chia seca.

Além disso, pessoas diabéticas, hipotensas e hipertensas devem ter cuidado redobrado, principalmente se estiverem sendo medicadas, pois a Chia acaba tendo o mesmo efeito dos remédios.


Texto escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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