Nutrição

Importância das sementes na dieta

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Procuradas por muitas pessoas que estão fazendo dieta para emagrecer, as sementes podem trazer ainda muitos outros benefícios para a saúde. São ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e até mesmo proteínas. Veja algumas das sementes mais indicadas para uma alimentação saudável:

Abóbora

A semente de abóbora tem um gosto suave e levemente adocicado. Normalmente, é consumida torrada com casca e sem adição de sal, ou crua e sem a casca. Ela é rica em sais minerais como: cálcio, cobre, ferro, potássio, selênio, magnésio e zinco. Também possui as vitaminas E, ácido fólico e niacina. Podem ser boas para quem tem problemas de próstata e problemas urinários e, quando consumida como farinha, pode ajudar a diminuir a triglicérides, a glicemia e o colesterol.

Girassol

Mais indicada para ser consumida crua, descascada e sem sal, pode ser boa para acompanhar saladas, sopas e pães. A semente de Girassol contém vitamina E, magnésio, ferro, fósforo e zinco. Pode ajudar no combate ao colesterol e também no fortalecimento de pele, unhas e cabelos.

Chia

Devido a sua alta concentração de fibras, a Chia costuma ser bastante indicada para quem está passando por alguma dieta de emagrecimento. Ainda possui em sua composição proteínas, antioxidantes e ômega 3. É uma semente boa também para a redução do colesterol e da gordura corporal. Pode ser consumida inteira, triturada ou crua e misturada com sopas, iogurtes e saladas ou até mesmo utilizada na mistura de pães, bolachas e bolos.

Gergelim

O gergelim é muito utilizado em pratos salgados e seu gosto é bem aceito pela maioria das pessoas. Possui cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas B1, B2 e E. É uma semente indicada para fortalecer os ossos. Fica muito bem para misturar com legumes, saladas e pães.

Quinoa

Também é uma semente bastante indicada para quem quer emagrecer. É uma ótima fonte de proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Devido às proteínas contidas na semente, também costuma ser indicada para quem faz exercícios físicos regularmente, para ajudar na recuperação dos músculos. É uma das sementes com o gosto mais suave e, por isso, pode ser utilizada tanto em pratos doces, quanto salgados.

A alimentação com produtos naturais é muito importante. Já imaginou ter uma horta e cultivar em casa seus próprios temperos? Leia mais no site: Como fazer uma horta em sua casa.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]