Nutrição Receitas

Ovo de páscoa vegano

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Páscoa é a data festiva preferida de muitas pessoas por um motivo bem específico: o chocolate! O comércio fica enlouquecido com inúmeras opções de ovos de Páscoa e os chocolates possuem diversas variações: chocolate de morango, com amendoim, meio amargo, com frutas, crocante, entre muitas outras opções que tornam o doce mais chamativo e, por conseguinte, mais vendável.

Acontece que o principal ingrediente de mais de 90% dessas quase perdições é o leite, o que dificulta o consumo daqueles que aderem ao veganismo (prática de abster-se do uso de produtos de origem animal) ou dos intolerantes a lactose.

Procurando bem, você até pode encontrar um ovo de Páscoa vegano em alguma loja específica, mas é mais comum que encontre pessoas que vendem por conta o doce que produzem nas suas próprias casas com os ingredientes mais naturais possíveis.

Ovos de Páscoa de chocolate de diversos tamanhos, inteiros e cortados ao meio, recheados com confetes. Eles estão sobre fundo de madeira rústico.

Você pode questionar: “Ovos de Páscoa veganos são tão gostosos quanto os que estamos acostumados a comer?”. A resposta é curta e direta: é claro que sim! Além de serem extremamente saborosos, as opções veganas são grandiosamente mais saudáveis e são ideais para os que fogem do consumo de produtos de origem animal, e também àqueles para aqueles que querem comer o doce sem culpa e sem grandes preocupações com ingredientes industrializados.

Você também pode gostar
Vários tipos de chocolate em diversos formatos: em barra, em ovos de pásgoa, em bombons, em corações. Estão todos juntos dispostos sobre uma mesa decorada com canela em pau.

Mas do que é feito o chocolate vegano? A base do chocolate em si é o cacau, e na opção vegana não seria diferente. Uma das receitas mais famosas deste doce sem a adição de leite é com cacau e óleo de coco (ou leite de coco também). Feito dessa forma, além de ser uma receita simples e saudável, o chocolate vegano melhora a digestão, evita a diarreia que pode ser causada pelo leite, diminui as dores abdominais e melhora a disposição, pois o óleo de coco é rico em gorduras boas e é incrivelmente benéfico à saúde. Veja a seguir a receita de ovo de páscoa vegano que preparamos para te ajudar!

Ovo de Páscoa cortado ao meio e recheado com vários bombons  de chocolate branco e ao leite. O ovo de páscoa está disposto em um fundo de madeira.

Chocolate vegano com óleo de coco

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de óleo de coco derretido;
1/4 xícara de chá de cacau em pó;
1/2 xícara de chá de agave.

Dica: Você pode adicionar amendoim, castanhas picadas ou frutas secas.

Modo de preparo:

Em um recipiente fundo, peneire o cacau e adicione metade do óleo de coco. Misture até que o cacau esteja completamente dissolvido. Em seguida, adicione aos poucos o restante do óleo de coco e o agave, mexendo sem parar. Transfira a mistura para fôrmas em formato de ovos de páscoa e leve ao congelador por mais ou menos 30 minutos, para que endureça.

Pronto! A receita do ovo de chocolate vegano é essa, então vamos às opções de recheios também veganos!

Barra de chocolate sobre o fundo de um mousse de chocolate derretido.

Recheio de trufa

Ingredientes:

500g de chocolate amargo vegano (que ensinamos a fazer anteriormente ou que você pode comprar em lojinhas específicas; derreter e colocar nas fôrmas, deixando na geladeira por 5 minutos para que endureça novamente);
2 colheres de sopa de glucose;
200g de creme de leite de soja;
6 gotas de essência de amêndoas para chocolate.

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o creme de leite de soja. Misture bem! Em seguida, adicione a glucose e a essência de amêndoas, misture e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 3 horas. Após este tempo, recheie os ovos com a mistura e decore como preferir!

Ovos de páscoa de chocolate de vários tamos. Alguns estão inteiros, outros pela metade. Ao fundo um prato com alguns ovinhos e um coelho feito de chocolate.

Mousse de morango vegano

Ingredientes:

300g de tofu soft;
400g de morangos frescos;
3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
4 morangos cortados em 4 para decoração.

Modo de preparo:

Retire a água do tofu, pique e leve-o ao processador ou liquidificador, juntamente do restante dos ingredientes. Bata tudo até que atinga uma consistência lisa e cremosa. Coloque em um recipiente e leve à geladeira até que fique firme (aproximadamente 4 horas) para rechear o ovo.

Vários ovos de páscoa de chocolate na cor dourada. Todos estão dispostos sobre uma mesa também dourada.

Creme de avelã vegano

Ingredientes:

250g de avelãs;
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
4 colheres de sopa de cacau em pó;
1/4 de colher de chá de extrato de baunilha;
2/3 xícara de chá de água quente (pra deixar cremoso);
uma pitadinha de sal.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Espalhe as avelãs em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos (assim elas ficam mais saborosas e as peles saem mais facilmente). Após 15 minutos no forno, coloque as avelãs sobre um pano de prato e esfregue bastante para retirar o máximo das peles (tudo bem se algumas ficarem). Coloque as avelãs ainda mornas em um processador e bata bem, até obter uma consistência mole. No começo do processo, será difícil, pois ficará similar a uma areia, mas conforme for batendo alguns bloquinhos se formam e logo uma pastinha líquida se formará também. É preciso ter paciência.

Quando estiver em consistência pastosa, adicione o cacau, o extrato de baunilha, o açúcar e a pitadinha de sal. Bata para que os ingredientes se misturem. Você vai perceber que a mistura estará grossa. Para deixá-la mais cremosa, vá adicionando aos poucos a água fervente, até que fique na textura que mais te agrade (não exagere na água). Para a quantidade de avelã desta receita, é aconselhável usar entre 1/2 xícara e 3/4 de xícara de água fervente.

Após todos estes processos, leve à geladeira para esfriar e recheie o seu ovo de Páscoa!

Agora pronto! Com estas receitas de ovo de páscoa vegano você poderá se deliciar nesta Páscoa!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]