Autoconhecimento Comportamento

Entusiasmo: a importância dessa emoção para a sua vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

De acordo com a etimologia da palavra “entusiasmo”, o significado mais aproximado do termo é “Deus em mim”. Isso não significa que cada pessoa é como uma divindade, mas que uma pessoa entusiasmada é dotada de uma força, de uma determinação e de uma capacidade de agir que é comparável a algo divino.

Entusiasmo, para muitas pessoas, é uma qualidade essencial para se envolver em qualquer projeto. Para outras, é o que nos faz ter vontade de descobrir e explorar o mundo, conhecer novas pessoas e viver as mais variadas experiências. E para você? O que é entusiasmo?

Embora existam muitas sensações estimuladas a partir do entusiasmo, existe uma característica essencial que as pessoas entusiasmadas desenvolvem durante a vida. Com entusiasmo, um indivíduo é capaz de lutar para conquistar os próprios objetivos, para superar os desafios que são impostos e para olhar o mundo de forma mais otimista.

Ou seja, se você quer ser uma pessoa entusiasmada, o primeiro passo é abandonar a negatividade. Em vez de pensar que tudo vai dar errado, ou que tudo poderia ser melhor do que é, pense que tudo pode dar certo e que determinada situação poderia ser pior do que está sendo.

Silhueta de duas crianças entusiasmadas. Ambas estão com os braços erguidos olhando para um painel de lead com os dizeres: Bom dia, futuro.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O entusiasmo não é o fim, mas o meio para chegar a um fim. Por exemplo: se você quer cumprir uma meta com sucesso, use o entusiasmo para alcançá-la. Concentre-se nas suas qualidades que serão úteis para isso, pense em todos os projetos que já deram certo e busque incentivos de outras pessoas para persistir apesar das dificuldades.

O poder do entusiasmo está na crença de que uma pessoa sempre pode fazer o que deseja, dedicar-se aos próprios planos, encorajar a si e a outras pessoas, acreditar nas próprias habilidades e qualidades. Uma pessoa entusiasmada tem a sensação de que ela pode tudo. E ela realmente pode.

Se você quer incorporar o entusiasmo na sua rotina e na sua vida, existem maneiras simples de fazer isso. Uma mudança na forma de pensar sobre a realidade já vai te ajudar a enxergar a vida com uma perspectiva mais positiva. Confira!

Silhueta de várias crianças felizes. Elas estão com os braços levantados manifestando alegria. Todas estão olhando para um fundo amarelo, representando o Sol.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O entusiasmo no cotidiano

A rotina pode ser maçante e cansativa quando nada de novo acontece. Ficamos cansados(as) de fazer sempre as mesmas coisas, de nos encontrarmos com as mesmas pessoas e de não experimentar novas vivências. Essas sensações de tédio e de cansaço, no entanto, podem ser superadas.

Com o entusiasmo no cotidiano, você será capaz de olhar para a sua rotina com olhos mais carinhosos e otimistas. Pense que todas as coisas que você faz ao longo do dia te dão segurança, definem os seus relacionamentos e podem ser úteis para construir novos objetivos.

Se você não gosta da vida que está levando, é o entusiasmo que vai te ajudar a melhorar isso. Pense em tudo que você poderia melhorar na sua rotina, em como fazer isso, e se esforce para mudar o que te incomoda ou o que não te agrada. Isso pode parecer exaustivo no começo, mas é essencial que você mantenha o entusiasmo para não desistir.

O segredo para incorporar o entusiasmo no cotidiano é acreditar que as suas ações do presente podem tornar o seu futuro ainda melhor. Imaginando que o dia seguinte sempre pode ser melhor do que o dia anterior, você encontrará o entusiasmo que precisa para renovar sua rotina.

Silhueta de uma criança menina olhando para o infinito do céu cheio de passáros, onde está escrito: "Bom dia, futuro".
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O entusiasmo em grandes projetos

Até uma pessoa que está feliz com a própria vida pode guardar desejos secretos. A vontade de se envolver em um projeto, de buscar um emprego diferente, de construir uma família ou de organizar uma grande viagem nunca parece ser uma prioridade. “Depois eu faço isso”, “talvez não dê certo” e “não quero gastar energia nisso” são algumas das desculpas inventadas para adiar a realização de sonhos.

Você também pode gostar

O entusiasmo pode mudar isso. Uma pessoa que se sente motivada e disposta a alcançar tudo o que deseja não coloca os sonhos em segundo plano. É preciso compreender os nossos desejos e as nossas vontades como projetos que podem ser concluídos e que podem nos trazer realização e felicidade.

Quando você acredita nas suas capacidades e tem confiança em si, todos os planos podem ser trabalhados. Às vezes, irão depender de outras pessoas e demorarão para serem concluídos, mas é importante que estejam colocados como uma possibilidade a ser alcançada.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]