Espiritualidade

Espiritualidade é a riqueza da alma

Mulher sentada em posição de lótus com rio e sol ao fundo
123RF | Glebstock
Michelle Palermi
Escrito por Michelle Palermi

Passamos a vida buscando reconhecimento, bens materiais e status. Agora convido você a fazer uma reflexão: feche os olhos e sinta sua essência. Esse “eu” que você pensa existir é apenas uma representação do seu ego nesta jornada, mas você não se resume a isso. Você é essa luz que está no interior, na sua essência, na sua alma. Você é luz em meio à imensidão do universo. Sinta isso. Por vezes nos enganamos, achamos que Fulano tem melhor aparência ou Ciclano obtém mais sucesso. O verdadeiro sucesso de fato vem da alma, o que vemos materialmente é apenas uma representação. Talvez esse tema seja mais complexo do que parece e também pode levar um tempo para essa compreensão, mas convido você a não parar a reflexão por aqui. Vivemos em um mundo de aparências, onde cuidar do interior se faz necessário para uma vida com mais sentido e propósito.

Mulher de braços abertos com areias nas mãos e sol e refletindo ao fundo
Eugenio Felix / Pexels

Isso tudo independe de religião, e ressalto meu respeito por todas elas, amo a maneira como podem transformar as pessoas. Acredito que a religião é um caminho para trabalharmos a fé e a tal espiritualidade. Espiritualidade é o nosso contato com essa essência pessoal. Cada um na sua fé, com suas crenças, mas conectados com sua real missão de vida. Seria impossível citar transformação e desenvolvimento pessoal sem abordar esse tema, crucial para a evolução humana.

Desde que o mundo é mundo, os seres buscam por algo que preencha essa energia espiritual. A verdade é que, se dermos só atenção ao ego e à representação do que somos, desperdiçamos uma vida inteira sem viver nossa verdade. Escondemo-nos atrás de máscaras, sem deixar florescer a beleza da alma.

Quando citamos a consciência, o poder que ela possui e como precisamos expandi-la, trata-se muito do nosso mundo interior. O que for construído baseado nessa verdade será duradouro, consolidado. As famosas crenças limitantes não vêm da essência, mas sim do ego, por isso podemos e devemos ter consciência e criar a verdade de acordo com o que queremos viver, aquilo que nossa voz interna pede. Nosso corpo, nossa mente, nosso espírito, tudo fala a mesma língua. Não existe sucesso material sem o equilíbrio do espírito e vice-versa, somos um conjunto de tudo isso.

Você também pode gostar

É o equilíbrio que precisamos para viver nossa melhor versão, que é aquela que transborda quem somos em plenitude. Riqueza com ausência de si mesmo torna-se a falsa riqueza. Uma conquista vulnerável e passageira. Porém, quando vinda como consequência do seu propósito de alma, respondendo à voz interior, pode trazer a realização completa. Como vi no livro de Sri Prem Baba, psicólogo e mestre espiritual, autoconhecimento é importante por ser a lembrança de si mesmo. Quando lembramos da nossa identidade real, retornamos automaticamente ao caminho do coração, que é o programa da nossa alma. Você está se sentindo desencaixado na vida, remando contra a maré?

Pode ser que não esteja, por hora, seguindo seu caminho do coração. Espero que esse processo inspire e transforme sua maneira de olhar para dentro.

Sobre o autor

Michelle Palermi

Michelle Palermi

Apaixonada por escrita desde a época da escola, acredito que a comunicação une pessoas. Por meio dos textos, podemos nos conectar e levar uma mensagem de propósito ao mundo.

Email: [email protected]
Instagram: @akasaviva