Energia em Equilíbrio

25 maneiras de nutrir a sua alma

Girl do yoga meditation at the park in the morning with sunlight.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

De uns tempos para cá as pessoas têm percebido a importância e colocado em prática o hábito de comer melhor, de tomar cuidado com o que se consome e até mesmo de ter uma vida saudável. No entanto, percebo que ainda falta dar a devida atenção à nutrição que vai além do físico: a nutrição da alma. Afinal, nossa mente precisa de energia da mesma forma que nosso corpo, e a forma de fazer com que ela se alimente é bem parecido com a do físico: oferecendo “comida” variada e de qualidade.

O excesso de tarefas, a cobrança demasiada e o estresse sempre presente tendem a deixar nossa alma cansada, trabalhando praticamente no automático. O problema é que, dessa forma, aos poucos, nos tornamos alguém que definitivamente não estava nos nossos planos. O sorriso perde a verdade, os olhos perdem o brilho e passamos a viver somente para cumprir prazos e expectativas. Somos o funcionário do mês e a esposa exemplar. Mas e nossa criatividade, paixão, vontade de viver, foi parar onde? Provavelmente, foi pelo ralo junto com os estímulos que precisamos dar a nossa alma diariamente.

Fazer apenas atividades visando o lucro, o sucesso profissional ou para terminar o check-list do dia não faz bem para ninguém. Fazendo um paralelo, é como se você só alimentasse seu corpo de produtos industrializados e doces bem artificiais. À primeira vista, pode até ser que a felicidade aparecesse, mas com o passar dos dias, mesmo comendo bastante, você se sentiria cada vez mais fraco e debilitado. É isso que acontece com sua alma quando você para de alimentá-la com as “comidas” certas.

Nosso corpo, nossa mente e nossa alma são três partes distintas mas que precisam de cuidados e atenção, caso contrário, começam a degringolar e funcionar da maneira não esperada. A espera, aliás, é um dos grandes problemas, pois muitas pessoas acreditam que a felicidade pode esperar. Deixar para nutrir sua alma depois que conseguir a promoção no emprego ou passar no vestibular pode ser tarde demais. Tenha em mente que uma pausa sempre é necessária e que nos tornamos pessoas melhores quando estamos mais relaxados e tivemos momentos recentes de lazer.  

Nutrir sua alma pode ser muito simples, pode acreditar. Para te ajudar a cuidar um pouquinho mais dessa parte importantíssima de você, relacionamos abaixo 25 maneiras que vão fazer sua alma forte, energizada e cheia de paixão pela vida. Confira e comece o quanto antes:

1- Vá dar um passeio pelo seu bairro e repare nos mínimos detalhes ao seu redor. Converse com o cachorro do vizinho e faça uma hora na pracinha da rua seguinte. Provavelmente, tem muita coisa nova que você ainda nem reparou.

2- Leia um bom livro de ficção. Não importa o tema, escolha um que te interesse e mergulhe na história sem se preocupar com o tempo.

3- Faça uma refeição com calma e sinta o sabor da comida a cada mordida. Saboreie lentamente.

4- Elabore um projeto manual criativo, pode ser organizar as fotos da sua última viagem ou fazer embalagens personalizadas para os presentes de Natal. Use sua criatividade.

5- Cante sua música preferida como se não houvesse amanhã. Se ficar com vergonha, coloque a música bem alto e faça acompanhamento, o importante é se soltar.

6- Dance sem medo de ser feliz. Sinta cada batida fazendo parte do seu corpo e reaja impulsivamente.

7- Tome um banho relaxante. Use cremes, espumas, shampoos cheirosos. Desperte seus sentidos e aproveite este momento só seu.

8- Medite pelo tempo que for necessário em um ambiente calmo e sem interrupções.

9- Faça uma massagem, pode ir até a algum lugar ou fazer em si mesmo. O que importa é relaxar e se desligar das preocupações.

10- Viaje! Se tiver férias vencidas ou próximas, planeje seus dias com cuidado e escolha um destino que tem vontade de conhecer há muito tempo. Se não for possível, reserve um fim de semana para sair da cidade, mas dê preferência para algum lugar desconhecido.

11- Cozinhe. Faça o que mais gosta de comer. Não importa se você não é um bom cozinheiro, o que vale é se arriscar.

12- Visite um museu ou uma exposição. Ver arte é inspirador.

13- Assista uma comédia ou um programa que julgue engraçado. O importante é dar longas e verdadeiras gargalhadas.

14- Escreva poesia. Liberte o poeta que existe dentro de você e coloque seus pensamentos e angústias no papel. Se tem um amor, declare-se!

15- Espalhe gentilezas. Um elogio, uma ajuda, um abraço amigo, um favor… O que você dá ao mundo, recebe de volta. Lembre-se sempre disso!

16- Sonhe, tire o dia para sonhar muito!

17- Toque um instrumento musical. Vale até improvisar e pegar uns objetos que juntos produzam música. Experimente!

18- Tenha um momento gostoso com seu parceiro ou seus amigos. Desconecte-se e se dedique totalmente a ouvir a outra pessoa.

19- Conecte-se com seus guias espirituais.

20- Faça as pazes com quem você brigou. Não é hora de orgulho ou de descobrir quem foi o culpado, seja superior e reate os laços.

21- Seja voluntário em uma instituição. Descobrir que seu trabalho e tempo pode valer muito mais que dinheiro é libertador.

22- Brinque com crianças. Elas são puras e na maior parte do tempo só querem atenção e brincar como se não existisse mais nada a se fazer. Experimente essa sensação.

23- Escreva, não importa o que, nem de que forma, o que importa é deixar seus pensamentos registrados em um papel. Dessa forma, você pode aprender a melhor organizá-los.

24- Diga sim para uma aventura. Deixe seus medos e receios de lado e faça alguma coisa que nunca fez antes, experimente o novo!

25- Celebre! Não importa o motivo, nem precisa ter motivo, celebre sua alma!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]