Saúde Integral

Está sentindo cansaço e falta de energia? Resgate suas forças!

Vania Kipriadis Ferro

Quando as energias do corpo e da mente se esgotam, é hora de tomar Olive, um floral que resgata a força vital, a energia e o interesse pela vida. Seu nome científico é Olea europaea, a flor da oliveira – mas por favor, não confunda, tomar Olive não é a mesma coisa que comer uma azeitona.

A oliveira, suas flores e folhas fizeram História

Foi a primeira árvore que cresceu após o Dilúvio – diz o mito que assim que as águas baixaram, Noé soltou vários pássaros para procurar um pedaço de terra onde atracar sua arca, e a pomba – que simboliza também a Paz – voltou com um ramo de oliveira, significando um tempo de renovação da vida, Noé iria precisar de muita energia para reconstruir o mundo, e Olive seria de grande valia.

Em seu livro “Terapia Floral do Dr Bach – Teoria e Prática”, Mechthild Scheffer diz que Olive é a “calma que se segue à tempestade”, um floral que se relaciona com “o princípio da regeneração, da paz e do equilíbrio restaurado”.

shutterstock_184215098-2

Floral Olive pode lhe ajudar a recuperar sua energia vital!

Olive ajuda na restauração da energia vital, principalmente após períodos de extremo desgaste físico e mental, convalescença após enfermidades, ou por ter ficado muito tempo cuidando de uma pessoa doente, ou após um trabalho exaustivo. Sabe quando nos sentimos tão cansados que não conseguimos nem relaxar, que dá até vontade de chorar? Quando nos sentimos exauridos, sem vontade de fazer nada, só de ficar quieto em um canto, dormir? Pois é…a essência de Olive pode nos levantar.

Mais um pouco de simbolismos relacionados a essa árvore secular:

  • A oliveira era considerada uma árvore sagrada, venerada na Grécia e Roma antigas – ela fornecia combustível, alimento e madeira;
  • Lembre-se que quando Jesus precisou reunir forças para enfrentar tudo que sabia que passaria, recolheu-se ao Horto das Oliveiras;
  • É também a árvore dedicada à deusa Atená, que simboliza uma “força de luta, que nos deixa sempre prontos para qualquer chamado em nossos trabalhos existenciais” (Carmen Monari, in “Participando da Vida com os Florais de Bach”);
  • O azeite da oliveira era usado nas lamparinas para iluminar a escuridão, simbolizando a luz que nos guia em nossos caminhos;
  • Sófocles, filósofo grego, considerava a oliveira “imortal” – para ele, era uma “árvore invencível que nasce de si mesma”. A mitológica “imortalidade” da oliveira, provinha da grande resistência e durabilidade da árvore;
  • Os gregos trançavam coroas com ramos de oliveira para condecorar os atletas das Olimpíadas – costume que preservam até hoje, simbolizando a vitória;
  • O ramo de oliveira está presente na bandeira da ONU e no selo do Presidente dos EUA, apenas para citar alguns exemplos, simbolizando a paz e a força.

O Floral Olive é preparado através do Método Solar, assim como outros Florais do sistema Bach – esse método consiste em colher as flores nas primeiras horas da manhã, quando ainda restam gotas de orvalho nas pétalas. Colocam-se algumas flores ainda cobertas de orvalho em uma cuba de cristal transparente, com água colhida de riachos claros e limpos da região, deixando com que os raios de sol da manhã incidam sobre elas, energizando a água com os elementos da Natureza: terra, água, fogo/luz e ar.

Hoje em dia, as flores de Olive são colhidas em regiões especiais da Espanha, de oliveiras centenárias, orgânicas e puras.

Mensagem do Dr. Bach sobre Olive:

A nenhum de nós nesta Terra se pede que faça mais do que está ao seu alcance fazer, e se nos esforçarmos para obter o melhor de nós próprios, guiados por nosso Eu Superior, a saúde e a felicidade nos serão possíveis” (Celso Paroni e Mara Paroni, in “Aprenda a ser feliz com os Florais de Bach”).

Lembre-se que para melhor identificar a adequação de um floral ao seu momento de vida, é bom conversar com um Terapeuta Floral.

No próximo post falaremos de um floral que ajuda a manter a concentração e ter foco, muito útil na fase da adolescência. Não percam!

Sobre o autor

Vania Kipriadis Ferro

Vania Kipriadis Ferro

Formada em Publicidade e Propaganda, presta consultoria na área de pesquisa de mercado, atuando como moderadora e analista de discussões em grupo e entrevistas em profundidade. Atende em consultório exercendo atividade de apoio à terapias convencionais e é Practitioner de Florais de Bach, prescrevendo também para tratamentos de animais. Atuou 4 anos como voluntária no atendimento de mães residentes na comunidade de Paraisópolis, sob a chancela do Centro de Psicossíntese de São Paulo, prescrevendo Florais de Bach.

Telefone: (11) 9 9932-7166
E-mail: [email protected]