Cristaloterapia Energia em Equilíbrio Saúde Integral

Aprendendo o significado das pedras preciosas

Pedras e cristais
Stefan Malloch / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabia que pedras preciosas podem ter efeitos curativos, protetores e energizantes? Diversas civilizações, ao longo do século, fizeram uso de cristais e de seus poderes para produzir efeitos psicológicos, físicos e espirituais, fazendo com que a energia fluísse de maneira mais constante e harmônica no corpo.

Mas como funciona esse poder das pedras? Cada pedra tem um efeito? Como funciona a energia liberada por elas? Como fazer uso dessas pedras? Tire todas essas dúvidas nos tópicos abaixo e, em seguida, confira uma lista com as principais pedras e seus efeitos sobre o ser humano.

Qual o poder das pedras?

Tudo o que existe (luz, pensamentos, sentimentos, pessoas) é, essencialmente, uma série de manifestações de uma energia primordial, aquela que rege o funcionamento do Universo. Essa energia, porém, não é fixa e imutável, pois se altera conforme os elementos interagem entre si, ou seja, quando duas pessoas interagem, elas trocam e misturam suas energias, assim como os objetos que escolhemos manter perto de nós fazem nossa energia fluir; o mesmo se aplica para os alimentos que ingerimos e para tudo aquilo com o qual interagimos em nossas vidas.

Os cristais e as pedras, por terem sido “gestadas” por milhões de anos pelas energias mais poderosas do planeta Terra, são poderosos armazenadores e canalizadores das mais diversas energias, por isso é importante conhecer suas propriedades e entender qual pedra mais se adapta àquilo que você está buscando ou de que está precisando em sua vida.

Como funciona a energia dos cristais?

Há, de maneira geral, dois principais usos para os cristais: é possível usá-los junto ao corpo (em suas versões lapidadas) ou utilizá-los como decoração para um ambiente (em suas versões brutas). A energia dos cristais flui, canaliza e harmoniza os ambientes e as pessoas somente por estar presente numa decoração ou junto ao corpo de quem está fazendo uso dela.

Pedras e cristais em uma mesa
Michelle Bonardi / Getty Images / Canva

É importante dizer que não se deve ingerir, de nenhuma forma, os cristais e as pedras preciosas, pois isso pode fazer mal ao organismo. O poder das pedras e dos cristais é espiritual, isto é, emana deles, então não está contido de forma física em seu interior.

Como usar os cristais no corpo?

Há três principais maneiras de usar os cristais no corpo no dia a dia. O primeiro deles é durante sessões de meditação. Enquanto estiver meditando, segure a pedra com o efeito escolhido em sua mão fechada, mas sem pressionar, mentalizando a energia que você deseja que ela emane.

O segundo uso é levá-la consigo no bolso, na bolsa, na mochila ou em outros acessórios que estejam em contato direto com você durante o dia. Ao longo da sua rotina, pegue a pedra na mão e mentalize a energia que você sabe que ela emana. Importante: não deixe a pedra largada no meio da bagunça desses acessórios; procure organizar um cantinho só para ela.

O terceiro uso é o das pedras e dos cristais em acessórios do corpo, como colares, brincos e pulseiras. Esse é, provavelmente, o uso mais comum e mais forte desses objetos, porque eles ficam em contato direto com o seu corpo ao longo do dia todo, emanando, portanto, sua energia da maneira mais direta possível.

Tipos de pedra e seus efeitos

Como explicado no início deste texto, cada pedra tem um efeito e emana uma energia diferente. É preferível também não usar uma pedra na decoração do seu ambiente ou em seu corpo sem saber qual é o efeito que ela causa, porque isso pode tanto diminuir o efeito quanto ter o efeito inverso daquele que é desejado.

Veja abaixo uma lista com diversas pedras e confira seus efeitos, qual energia elas emanam e pense em como usá-las em seu dia a dia:

Abalone

Abalone é uma linda concha do oceano. Acredita-se que ela tenha uma grande energia curativa e calmante, o que leva a pessoa a adotar um comportamento mais leve. As cores multidimensionais geram sentimentos de paz, beleza, compaixão e amor. Os nativos americanos acreditavam que essa casca era uma concha sagrada e a usavam para enviar mensagens ao paraíso. A abalone é perfeita para usar quando você precisa de um guia em um relacionamento.

Concha de abalone
Joe_Potato / Getty Images Signature / Canva

Ágata

Ágata é uma das pedras curativas mais antigas. Muito poderosa, ela foi usada por antigas civilizações nas couraças de armaduras, para fornecer força aos guerreiros para que fossem vitoriosos nas batalhas. As ágatas são pedras muito protetoras, sendo perfeitas para amuletos medicinais. Elas também nos fornecem coragem, força emocional e autoconfiança.

Ametista

Ametista é um relaxante natural que aumenta a nossa força interior e traz riqueza e um forte senso de negócios para o seu portador. É um cristal para o crescimento e a proteção espiritual. Ela traz clareza para a mente e ajuda a sintonizar-se mais aos sentimentos, elevando o autoconhecimento a um nível mais profundo. As ametistas são cristais que repelem as energias negativas e atraem as positivas, fazendo com que sejam poderosas pedras para a proteção do lar. Elas também têm fortes poderes para livrar a sua casa de influências negativas.

Água-marinha

Água-marinha limpa a mente, harmoniza as emoções e fortalece o poder pessoal. No passado, os marinheiros carregavam essa pedra para se protegerem dos perigos do mar. Além de também fornecerem coragem, as águas-marinhas são conectadas ao chakra do coração, que ajuda a reconhecer as verdades mais internas, promovendo, assim, mais expressão na vida.

Aventurina

Aventurina é uma das primeiras pedras para atrair sorte, abundância e sucesso. Ela conforta, harmoniza e protege o coração, atraindo, assim, a sorte no amor. A aventurina é uma pedra de manifestação que pode te ajudar a transformar os seus sonhos em realidade.

Aventurina
Serena Williamson / Getty Images / Canva

Azurita

Azurita, muitas vezes conhecida como “pedra do paraíso”, como o próprio nome sugere, auxilia na busca do eu celestial. Acredita-se que ela desperta habilidades psíquicas, o que ajuda a reconhecer a intuição e o caminho espiritual. Ela acalma e alivia o estresse mental, clareando a mente e dissolvendo energias bloqueadas. Os nativos americanos a consideravam uma pedra sagrada para a comunicação com os Espíritos Guias dos Índios. Os maias também a utilizavam para comunicações místicas e sagradas.

Quartzo-preto

Quartzo-preto é um quartzo transparente com pedaços de turmalina-preta. Acredita-se que é uma pedra que traz riqueza e sorte. Ela faz com que uma grande quantidade de luz circule pelo corpo, curando o indivíduo de várias formas. Quando usado, esse cristal ajuda a desbloquear as energias do corpo, criando um equilíbrio global nele.

Pedra-do-sangue

Pedra-do-sangue é uma poderosa pedra curativa que tem sido valorizada há milhares de anos por sua energia de cura. Ela purifica e desintoxica o corpo, aterrando a energia negativa e limpando as energias do corpo. A pedra-do-sangue também intensifica a energia e a concentra, promovendo um constante fluxo de energia por todo o corpo. Ela é uma pedra muito útil para os atletas e para os profissionais que lidam com muitas atividades físicas.

Ágata-azul

Ágata-azul é uma pedra incrível para ativar e curar o chakra da garganta. Ela auxilia a comunicação verbal e expressiva, enquanto promove a aceitação das suas emoções. É uma pedra de suporte para acalmar os seus nervos e trazer uma sensação de paz. A ágata-azul é especialmente útil para aqueles que se sentem depressivos ou preocupados. Ela também pode ser usada para aliviar insônia e enxaquecas.

Ágata-azul
Let pictures tell the Story / Getty Images / Canva

Cornalina

Cornalina é uma poderosa pedra do chakra sacral. Ela aumenta o poder pessoal e a energia física, promovendo coragem, compaixão e aumento da criatividade. Utilizar a cornalina na vestimenta aumenta a vitalidade e a vontade, fornecendo a confiança necessária para investir em novos projetos e sonhos. É uma pedra maravilhosa para ser utilizada em uma entrevista de emprego, já que traz boa sorte e oportunidades ao despertar talentos escondidos. No passado, os egípcios enterravam seus entes queridos com cornalinas para protege-los na jornada pós-morte e livrá-los do medo do renascimento.

Chrysocolla

Chrysocolla é uma pedra muito pacífica, que acalma nos momentos estressantes. Ela é conectada ao chakra da garganta, o que ajuda a criar uma consciência com as palavras na hora de se expressar. Gentilmente, ela livra das energias negativas de todos os tipos, especialmente em tempos de transição, como término de relacionamento ou desemprego. Ela é uma ótima pedra para utilizar no dia a dia como suporte ou para acalmar as emoções. A chrysocolla ajuda a enfrentar desafios e mudanças com facilidade, inspirando o equilíbrio interior e a autoconsciência. Ela ainda aumenta a sua capacidade de amar.

Chrysoprase

Chrysoprase abre e ativa o chakra do coração, permitindo que a energia flua para ele. Ao enviar energias divinas para esse chakra, ela preenche o portador com o amor universal e o auxilia a amar plenamente. A chrysoprase é a pedra da graça e da compaixão e promove o otimismo, a diversão e o contentamento. Ela encoraja a aceitar mais quem somos, porque bane sentimentos de superioridade ou inferioridade.

Citrino

Citrino é a pedra da luz e da felicidade. Ela não possui nenhuma energia negativa, por isso nunca precisa ser limpa. Quem a utiliza se sente mais objetivo e sente que pode manifestar qualquer coisa na vida. Ela ativa a imaginação, trazendo mais criatividade e promovendo uma mente mais limpa e um olhar mais positivo sobre a vida. Energizado pelo Sol, o citrino aquece, limpa e energiza o corpo, energizando e fortalecendo também o plexo solar.

Citrino
Kerrick / Getty Images Signature / Canva

Coral

Coral, também conhecido como “jardim do oceano”, previne doenças e oferece proteção contra males da pele. Também se acredita que sonhos com essa pedra predizem a recuperação de uma doença de longa data. Civilizações antigas acreditavam que Marte era composto de coral na cor vermelha. Ela é uma ótima pedra para auxiliar na meditação, já que simboliza a vida e a energia da força sanguínea.

Pérolas

Pérolas de água doce são encontradas em águas de rios e lagos, não no oceano. Segundo consta, a pérola mais antiga foi utilizada em 4.300 a.C por uma princesa persa. Elas são conhecidas por trazerem luz, beleza e amor. Além disso, são capazes de despertar e tornar o portador mais consciente dos problemas ao seu redor. As pérolas são ligadas à inocência e nos ajudam a ver a vida com mais compaixão.

Granada

Granada é uma pedra da saúde energizante que aprimora a energia, a paixão e o prazer. Dizem que a única luz da Arca de Noé era uma pedra granada. Ela ajuda a mover o chi e a fluir a energia dentro do corpo, estimulando as atividades físicas. A Granada é uma boa pedra para auxiliar o combate à depressão, já que traz diversão e esperança para o seu portador, promovendo a diminuição da raiva que o indivíduo tende a direcionar para si mesmo. Ela ainda limpa os chakras de energias negativas, energizando-os no processo.

Pedra-dourada

Pedra-dourada é feita de vidro de areia de quartzo infundido com partículas de cobre, o que lhe dá uma aparência levemente opaca. Os brilhos da pedra dourada são luzes simbólicas que podem sempre ser encontradas na escuridão. Ela desvia as energias indesejadas e é considerada, no reino espiritual, um mineral protetor.

Pedra-dourada
Dana_Zurki / Getty Images / Canva

Hematita

Hematita é uma pedra muito protetora que ajuda a manter a estabilidade em qualquer situação. Ela absorve as energias negativas e acalma em momentos de estresse ou de preocupação. Quando usamos a hematita, sentimo-nos mais harmonizados, calmos e centrados. Essa pedra auxilia a encontrar os nossos próprios e únicos talentos, libertando-nos das limitações autoimpostas.

Jade

Jade é considerada um amuleto da sorte. Ela é uma pedra que pode ajudar a atingir os sonhos e as metas, permitindo que vejamos as limitações autoimpostas no passado e as manifestações dos nossos sonhos no mundo físico. A jade promove coragem, compaixão, generosidade e longevidade, o que nos leva a viver uma vida mais rica e gratificante. É uma pedra preciosa cheia de história e é parte integrante da História asiática.

Jasper

Jasper é altamente valorizada como uma pedra de cura repleta de energia terrena. Ela pode nos conectar profundamente às vibrações da Terra, trazendo uma grande compreensão do poder da natureza. A jasper nos ajuda a julgar menos e a perceber que estamos todos unidos. Em algumas culturas nativas americanas, essa pedra simbolizava o sangue da Terra, o que a tornava particularmente sagrada.

Labradorita

Labradorita limpa e abre o chakra coronário ao estimular a intuição. É uma pedra poderosa, que nospermite enxergar através das ilusões e determinar nossos verdadeiros objetivos e sonhos. Usamos uma labradorita para estimular a imaginação, desenvolver o entusiasmo e para ter mais clareza na meditação.

Labradorita
Ja_Het / Getty Images / Canva

Lápis-lazúli

Lápis-lazúli é uma pedra que existe desde o começo dos tempos.É uma gema de consciência total que conecta o portador a uma verdade superior. A lápis-lazúli ajuda a promover a expressão verbal, abrindo e harmonizando o chakra da garganta. Ela fornece sabedoria e nos conecta aos nossos guardiões espirituais, protegendo-nos de energias negativas e retornando qualquer mau olhado de volta para a fonte.

Malaquita

Malaquita é a pedra da transformação. Ela auxilia na limpeza e clareia todos os chakras. Em geral, ela estimula e harmoniza os chakras do coração e da garganta. A malaquita facilita o esquecimento de experiências negativas, uma vez que cura e recupera a esperança. Ela é muito inspiradora, purificadora, compassiva e ainda atrai o amor por meio do coração aberto.

Pedra-da-lua

Pedra-da-lua é considerada a pedra do destino. Ela é muito ligada à Lua e ao divino feminino, tornando-a uma pedra muito útil para as mulheres. Ela é usada para aumentar a fertilidade e para harmonizar a mente, promovendo saúde e proteção. A pedra-da-lua ajuda a alinhar a produção hormonal, o metabolismo e a reprodução, além de permitir que sentimentos profundamente escondidos venham à tona.

Madrepérola

Madrepérola é um revestimento iridescente formado por moluscos. Associado ao elemento água e ao oceano, ela é avaliada como uma poderosa energia de cura. A madrepérola é usada para conservar a energia pura e para afastar o mal. Sabe-se que ela alivia o medo, promove a prosperidade e a boa sorte, permitindo que vejamos beleza em tudo no dia a dia.

Madrepérola
Warren_Price / Getty Images / Canva

Obsidiana

Obsidiana é um vidro vulcânico natural formado pela lava que derreteu e refrigerou muito rapidamente. Ela é uma pedra terrestre que fornece uma conexão instantânea com o chakra da raiz e com as profundezas da Terra. A obsidiana ajuda a limpar e a remover as energias negativas, além de auxiliar na liberação de emoções como raiva, medo, inveja e ganância.

Ônix

Ônix é uma poderosa pedra de proteção que protege a mente e o corpo da energia eletromagnética. Ela absorve e transforma a energia negativa, ajudando a prevenir o esgotamento da energia pessoal. A ônix auxilia no combate à melancolia e à depressão, além de acalmar os medos, fazendo com que nos sintamos estáveis e seguros.

Peridoto

Peridoto tem sido considerada por milhares de anos uma pedra curativa semipreciosa. É um cristal de alta vibração ligado ao chakra do coração e carrega uma energia positiva, especialmente útil para aqueles que andaram enfrentando situações traumáticas. É a pedra do Arcanjo Rafael e governa o reino das Virtudes Angélicas. O peridoto tem a habilidade de fazer vir à tona o amor incondicional, a felicidade e a luz.

Pirita

Pirita é utilizada para remediar dificuldades financeiras e para atrair abundância. A semelhança da pirita com o ouro fez com que ela se tornasse símbolo de dinheiro e boa sorte. Sua cor dourada é associada ao sol, à fortificação e ao fortalecimento da mente. Ela cria um incrível escudo de energia que bloqueia a negatividade de diversas fontes.

Pirita
vvoevale / Canva

Rhodonite

Rhodonite ajuda a harmonizar as emoções e a acalmar a impaciência. É uma ótima pedra de apoio que trabalha com o chakra do coração para atrair amor, energias negativas do solo e entender as áreas na sua vida que precisam ser melhoradas. A rhodonite ajuda a redescobrir dons interiores, trazendo à tona um amor que é muito necessário para o mundo. Ela também auxilia a descobrir verdadeiras paixões e a aprender novas habilidades para aprimorar essa descoberta.

Rhodochrosite

Rhodochrosite aumenta a autoestima e a autoconfiança enquanto trabalha o amor-próprio. É um poderoso cristal para a cura das emoções e, consequentemente, ajuda a alcançar um estado de alegria e de felicidade. Ela ainda é uma poderosa pedra ligada ao chakra do coração e vibra a energia do amor. A rhodochrosite também dá coragem para olhar para as coisas que dão medo e ansiedade.

Quartzo-rosa

Quartzo-rosa é a pedra do amor incondicional. É uma das pedras mais importantes para o chakra do coração, já que ela o abre para todos os tipos de amor: amor-próprio, amor de família, amor de amigo e amor romântico. A energia calmante do quartzo-rosa promove a empatia, a reconciliação, o perdão e diminui o estresse e a tensão do coração. Ela ainda pode aliviar a raiva, a inveja e o ressentimento, permitindo a cura das doenças do coração causadas por essas emoções negativas.

Sementes de Rudraksha

Sementes de Rudraksha são sementes milagrosas que emitem vibrações positivas. Essas sementes têm sido usadas desde os tempos védicos, devido ao seu profundo significado espiritual e às suas poderosas propriedades curativas. Acredita-se que as sementes de rudraksha são dotadas de poderes cósmicos que elevam a alma e auxiliam no processo de ascensão. De acordo com o ancião Vedas, Shiva criou as lágrimas da compaixão para a humanidade e as suas lágrimas se tornaram as sementes de Rudraksha, para auxiliar a humanidade em seu processo de cura.

Sementes de Rudraksha
Vsanandhakrishna / Getty Images Pro / Canva

Quartzo rutilado

Quartzo rutilado é um quartzo transparente crivado com ouro ou outros cristais; muitas vezes é chamado de “cabelos de Vênus”. Ele pode limpar as energias bloqueadas de todos os chakras e estimular o alinhamento da mente e do corpo. Dizem que o quartzo rutilado nos sintoniza ao nosso propósito divino, conectando-nos ao reino espiritual e aos anjos. É uma pedra muito edificante, que traz a alegria para a vida. Ainda dizem que ela é útil para acelerar a cicatrização de lesões e para retardar os efeitos do envelhecimento.

Selenita

Selenita é o cristal ideal para todos os tipos de compensação de energia. Ele tem a capacidade de limpar e proteger a energia do corpo tanto quanto de limpar a energia dos outros cristais e da sua casa. Ele rapidamente desbloqueia qualquer estagnação ou energia negativa, criando um fluxo suave de energia positiva. Os cristais de selenita empoderam a energia de qualquer outra gema que é colocada sobre eles, tornando-os perfeitos para reativar e recarregar suas joias e outros cristais de cura. Recentemente, a selenita também tem sido utilizada nos tratamentos de medicina holística para a cura física, incluindo tratamentos de câncer e redução de tumor.

Serpetina

A serpentina ajuda a balancear os hormônios, a limpar e a liberar as áreas densas dos chakras. Além disso, ela ajuda a assumir responsabilidades e a entender que a vida é o que você cria. A serpentina age como um gentil lembrete de que você sempre pode alcançar as estrelas e os seus objetivos. Ela ainda pode ser usada para atrair e manifestar qualquer coisa que você queira na sua vida: abundância, prosperidade, amor, cura etc.

Quartzo enfumaçado

Quartzo enfumaçado ajuda a estabilizar e a conectar com a Terra, permitindo que mantenhamos os pés no chão e permaneçamos equilibrado. Essa pedra emite muita energia, o que absorve e transforma as energias negativas. O quartzo enfumaçado auxilia na remoção dos bloqueios mentais e emocionais, aliviando a dor e dispersando a energia negativa do corpo. É utilizado como um suporte emocional e ajuda na libertação da raiva e dos ressentimentos.

Quartzo enfumaçado
tjasam / Getty Images Signature / Canva

Sodalita

Sodalita encoraja a sua verdade interior e te ajuda a se manter firme nos seus valores. É uma pedra que representa a confiança e a expressão, ajudando a lidar com problemas ligados à autoestima, à autoaceitação e ao amor-próprio. A sodalita promove a intuição e a verdade nos seus próprios julgamentos. Ela ainda é uma pedra ligada ao despertar e estimula o terceiro olho, apronfundando a meditação.

Pedra-do-sol

Pedra-do-sol é conhecida como uma poderosa conexão com a luz e com o poder do Sol. Ela traz luz para todas as situações e dizem que ela nos dá poder para “brilhar”, promovendo atitudes calorosas e positivas. A pedra-do-sol tem uma energia brilhante e alegre que aumenta a vitalidade e alivia o mau humor. Ela ajuda no empoderamento daqueles que se sentem abandonados por outros, encorajando motivação e ações positivas.

Olho-de-tigre

Olho-de-tigre ajuda no equilíbrio do corpo em todos os níveis, encorajando o otimismo. Ele traz clareza e luz para todas as situações e para todos os problemas. O olho-de-tigre traz sorte, abundância e prosperidade para o seu portador. Em muitas civilizações antigas, ele foi usado como talismã contra má sorte e maldições. Ele é essencial para a cura de qualquer casa.

Você também pode gostar:

Turquesa

Turquesa, conhecida como “curadora-chefe”, dizem que é a ponte entre o Paraíso, o Céu e a Terra. Muitas culturas nativas americanas acreditavam que a turquesa auxiliava na conexão da mente com as infinitas possibilidades do Universo; ela também é considerada muito sagrada na cultura chinesa. É a pedra do chakra da garganta, o que a faz promover a comunicação honesta e aberta do coração. Ela ainda protege e alinha os chakras, fortalecendo todo o corpo no processo.

Independentemente do que você esteja procurando em sua vida, uma pedra preciosa pode ajudar você a se manter firme no seu propósito e a atrair os bons sentimentos de que você precisa para ser quem deseja ser e realizar aquilo que o seu coração manda. Confie no poder das pedras e encontre aquela que mais pode ajudar você a chegar aonde deseja.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br