Cristaloterapia Energia em Equilíbrio Saúde Integral

Aprendendo o significado das pedras preciosas

Pedras preciosas um ao lado da outra
Alina Protcak/ 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabia que pedras preciosas podem ter efeitos curativos, protetores e energizantes? Diversas civilizações, ao longo do século, fizeram uso de cristais e de seus poderes para produzir efeitos psicológicos, físicos e espirituais, fazendo com que a energia fluísse de maneira mais constante e harmônica no corpo.

Mas como funciona esse poder das pedras? Cada pedra tem um efeito? Como funciona a energia liberada por elas? Como fazer uso dessas pedras? Tire todas essas dúvidas nos tópicos abaixo e, em seguida, confira uma lista com as principais pedras e seus efeitos sobre o ser humano.

Qual o poder das pedras?

Tudo o que existe (luz, pensamentos, sentimentos, pessoas) é, essencialmente, uma série de manifestações de uma energia primordial, aquela que rege o funcionamento do Universo. Essa energia, porém, não é fixa e imutável, pois se altera conforme os elementos interagem entre si, ou seja, quando duas pessoas interagem, elas trocam e misturam suas energias, assim como os objetos que escolhemos manter perto de nós fazem nossa energia fluir; o mesmo se aplica para os alimentos que ingerimos e para tudo aquilo com o qual interagimos em nossas vidas.

Os cristais e as pedras, por terem sido “gestadas” por milhões de anos pelas energias mais poderosas do planeta Terra, são poderosos armazenadores e canalizadores das mais diversas energias, por isso é importante conhecer suas propriedades e entender qual pedra mais se adapta àquilo que você está buscando ou de que está precisando em sua vida.

Como funciona a energia dos cristais?

Há, de maneira geral, dois principais usos para os cristais: é possível usá-los junto ao corpo (em suas versões lapidadas) ou utilizá-los como decoração para um ambiente (em suas versões brutas). A energia dos cristais flui, canaliza e harmoniza os ambientes e as pessoas somente por estar presente numa decoração ou junto ao corpo de quem está fazendo uso dela.

É importante dizer que não se deve ingerir, de nenhuma forma, os cristais e as pedras preciosas, pois isso pode fazer mal ao organismo. O poder das pedras e dos cristais é espiritual, isto é, emana deles, então não está contido de forma física em seu interior.

Pedra abalone com outras pedras preciosas
Pam Walker/ 123RF

Como usar os cristais no corpo?

Há três principais maneiras de usar os cristais no corpo no dia a dia. O primeiro deles é durante sessões de meditação. Enquanto estiver meditando, segure a pedra com o efeito escolhido em sua mão fechada, mas sem pressionar, mentalizando a energia que você deseja que ela emane.

O segundo uso é levá-la consigo no bolso, na bolsa, na mochila ou em outros acessórios que estejam em contato direto com você durante o dia. Ao longo da sua rotina, pegue a pedra na mão e mentalize a energia que você sabe que ela emana. Importante: não deixe a pedra largada no meio da bagunça desses acessórios; procure organizar um cantinho só para ela.

O terceiro uso é o das pedras e dos cristais em acessórios do corpo, como colares, brincos e pulseiras. Esse é, provavelmente, o uso mais comum e mais forte desses objetos, porque eles ficam em contato direto com o seu corpo ao longo do dia todo, emanando, portanto, sua energia da maneira mais direta possível.

Tipos de pedra e seus efeitos

Como explicado no início deste texto, cada pedra tem um efeito e emana uma energia diferente. É preferível também não usar uma pedra na decoração do seu ambiente ou em seu corpo sem saber qual é o efeito que ela causa, porque isso pode tanto diminuir o efeito quanto ter o efeito inverso daquele que é desejado.

Veja abaixo uma lista com diversas pedras e confira seus efeitos, qual energia elas emanam e pense em como usá-las em seu dia a dia:

Abalone

É uma linda concha do oceano. Acredita-se que ela tenha uma grande energia curativa e calmante, o que leva a pessoa a adotar um comportamento mais leve. As cores multidimensionais geram sentimentos de paz, beleza, compaixão e amor. Os nativos americanos acreditavam que essa casca era uma concha sagrada e a usavam para enviar mensagens ao paraíso. A abalone é perfeita para usar quando você precisa de um guia em um relacionamento.

Ágata

É uma das pedras curativas mais antigas. Muito poderosa, ela foi usada por antigas civilizações nas couraças de armaduras, para fornecer força aos guerreiros para que fossem vitoriosos nas batalhas. As ágatas são pedras muito protetoras, sendo perfeitas para amuletos medicinais. Elas também nos fornecem coragem, força emocional e autoconfiança.

Cornalina

Uma poderosa pedra do chakra sacral. Ela aumenta o poder pessoal e a energia física, promovendo coragem, compaixão e aumento da criatividade. Utilizar a cornalina na vestimenta aumenta a vitalidade e a vontade, fornecendo a confiança necessária para investir em novos projetos e sonhos. É uma pedra maravilhosa para ser utilizada em uma entrevista de emprego, já que traz boa sorte e oportunidades ao despertar talentos escondidos. No passado, os egípcios enterravam seus entes queridos com cornalinas para protege-los na jornada pós-morte e livrá-los do medo do renascimento.

Granada

Pedra da saúde energizante que aprimora a energia, a paixão e o prazer. Dizem que a única luz da Arca de Noé era uma pedra granada. Ela ajuda a mover o chi e a fluir a energia dentro do corpo, estimulando as atividades físicas. A Granada é uma boa pedra para auxiliar o combate à depressão, já que traz diversão e esperança para o seu portador, promovendo a diminuição da raiva que o indivíduo tende a direcionar para si mesmo. Ela ainda limpa os chakras de energias negativas, energizando-os no processo.

Cristal bruto de jade.
PENCHAN PUMILA / 123RF

Jade

É considerada um amuleto da sorte. Ela é uma pedra que pode ajudar a atingir os sonhos e as metas, permitindo que vejamos as limitações autoimpostas no passado e as manifestações dos nossos sonhos no mundo físico. A jade promove coragem, compaixão, generosidade e longevidade, o que nos leva a viver uma vida mais rica e gratificante. É uma pedra preciosa cheia de história e é parte integrante da História asiática.

Labradorita

Limpa e abre o chakra coronário ao estimular a intuição. É uma pedra poderosa, que nos permite enxergar através das ilusões e determinar nossos verdadeiros objetivos e sonhos. Usamos uma labradorita para estimular a imaginação, desenvolver o entusiasmo e para ter mais clareza na meditação.

Madrepérola

É um revestimento iridescente formado por moluscos. Associado ao elemento água e ao oceano, ela é avaliada como uma poderosa energia de cura. A madrepérola é usada para conservar a energia pura e para afastar o mal. Sabe-se que ela alivia o medo, promove a prosperidade e a boa sorte, permitindo que vejamos beleza em tudo no dia a dia.

Você também pode gostar:

Pirita

Utilizada para remediar dificuldades financeiras e para atrair abundância. A semelhança da pirita com o ouro fez com que ela se tornasse símbolo de dinheiro e boa sorte. Sua cor dourada é associada ao sol, à fortificação e ao fortalecimento da mente. Ela cria um incrível escudo de energia que bloqueia a negatividade de diversas fontes.

Rhodonite

Ajuda a harmonizar as emoções e a acalmar a impaciência. É uma ótima pedra de apoio que trabalha com o chakra do coração para atrair amor, energias negativas do solo e entender as áreas na sua vida que precisam ser melhoradas. A rhodonite ajuda a redescobrir dons interiores, trazendo à tona um amor que é muito necessário para o mundo. Ela também auxilia a descobrir verdadeiras paixões e a aprender novas habilidades para aprimorar essa descoberta.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]