Energia em Equilíbrio

Familiares tóxicos. Você os têm?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Familiares tóxicos. Uma expressão forte demais por se tratar de alguém da sua família, né? Mas infelizmente acontece e, quando se trata de alguém que é sangue do seu sangue, na maioria das vezes, é difícil solucionar esse problema.

São pessoas com poder de manipulação, que brincam com o sentimento dos outros e não respeitam os limites. Certamente você deve conhecer alguém assim. Contudo, se esse alguém for um colega, a solução é simples: você pode se afastar e seguir sua vida sem maiores problemas. 

Mas e esse alguém for seu pai, sua mãe ou seu irmão?

É um fato que essas pessoas denominadas “tóxicas”, como o próprio nome diz, podem contaminar a vida de quem está a seu redor. E, se você não quer perder o seu equilíbrio emocional, é preciso ser firme, impor limites e ser sincero sempre. E, para te ajudar nessa missão nada fácil, seguem algumas dicas:

Estabeleça limites sempre

O primeiro passo para que as coisas deem certo é estabelecer limites. Sempre mantendo o respeito, deixe bem claro quem você é e do que gosta. Se você não quer a ajuda de alguém num determinado momento, fale. Se não gosta que as pessoas se metam na educação dos seus filhos, fale. Se não gosta que as pessoas interfiram no seu relacionamento, fale. Levante a voz, sem punir, apenas para se defender e colocar limites.

Seja assertivo e sincero

Ninguém gosta de ferir o sentimento de pessoas queridas e, por isso, muitas vezes coisas importantes e que mudariam todo o cenário de uma situação não são faladas. Por exemplo: avós que reclamam que foram esquecidos pelos netos; pais que questionam a falta de atenção dos filhos; familiares que dizem que precisam do seu apoio etc. Tente estar próximo sempre que possível, mas seja sincero. Imponha sua opinião e ressalte sempre até onde você pode fazer algo por alguém. É preciso lembrar que você também tem sua vida, seus problemas e suas necessidades.

Daughter Suffers While Parents Fight

Apoie sua família, mas cuide de sua integridade

A relação familiar é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento pessoal, mas, dependendo de como for, essa relação pode ser extremamente frustrante. Tente relevar as situações sempre que possível, pois problemas familiares surgirão constantemente. Mas, se algo muito grave acontecer e você não conseguir passar por cima disso, a melhor solução é se afastar até que você supere ou ao menos encontre um equilíbrio para a situação.

Vale ressaltar que as relações familiares são realmente difíceis, mas, para sua tranquilidade e para o bem geral da nação, tente sempre viver em harmonia.


  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]semfronteiras.com.br