Energia em Equilíbrio Yoga

Pratique o Iyengar Yoga

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Para os mais desavisados, o yoga pode ser considerado apenas uma modalidade esportiva que também trabalha a mente. No entanto, saiba que existem diferentes tipos desta prática, com características e indicações distintas. O ideal é que você conheça os diferentes tipos de yoga antes de decidir praticar e escolha o que mais tem a ver com sua personalidade, suas características e seus objetivos.

Uma modalidade que possibilita a prática para qualquer tipo de pessoa, independente de suas limitações físicas.

Pra te ajudar nessa escolha, neste artigo falaremos um pouco sobre o Iyengar Yoga. O nome advém do sobrenome do mestre Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, mais conhecido como B.K.S. Iyengar, que foi responsável pela implementação e criação desta modalidade notadamente com princípios terapêuticos. É uma modalidade que visa possibilitar a prática para qualquer tipo de pessoa, independente de suas limitações físicas. É o tipo de yoga que usa, além do corpo e do foco na respiração e nas posturas, alguns materiais extras chamados props que ajudam no objetivo do praticante. Desta forma, é possível aumentar a confiança do praticante, o que possibilita posições melhor executadas e tempo prolongado.

É composto por 200 posturas (asanas) e 14 exercícios de respiração (pranayamas), feitos todos de forma lenta e com muita atenção. O grande objetivo é conseguir adequar sua respiração aos movimentos durante o tempo que for necessário, focando no bem-estar e no alinhamento correto de seu corpo.

Entre os benefícios está uma respiração melhor, um conhecimento íntimo das capacidades e dos movimentos de seu corpo, maior elasticidade, força e flexibilidade. É uma modalidade que trabalha individualmente cada pessoa, o que garante um tratamento adequado e com foco em limites, deficiências e objetivos pretendidos. O Iyengar Yoga é uma boa forma de iniciar no yoga para conseguir estabilidade e confiança, principalmente em pessoas que não costumam praticar exercícios e em pessoas mais velhas. É também uma prática detalhista e minuciosa. Caso você busque uma prática inicial e precise de auxílio na cura de alguma doença ou quer aumentar sua capacidade de concentração, essa é a sua modalidade!


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]