Convivendo Relacionamentos

Pare de conservar pessoas tóxicas em sua vida

Mulher loira de cabelos cacheados olha para alguém com semblante triste.
Giselli Duarte
Escrito por Giselli Duarte

Conviver. Não é uma tarefa tão fácil, mas é maravilhoso conviver quando há equilíbrio nas relações como um todo.

O equilíbrio, por sua vez, é extremamente importante. Principalmente quando vem acompanhado do respeito e da afabilidade. Todavia, quando lidamos com pessoas tóxicas, essa troca após um determinado período já não existe mais.

A regra número 1 para sempre ter em mente é: parar de se iludir!

Quando você entender que você não mudará ninguém, você vai sofrer menos. O único indivíduo que realmente você consegue mudar é você mesmo.

Homem triste e desconfiado abraçando mulher.

Se estivermos dispostos, alteramos o que achamos que não está legal em termos comportamentais em nós. Nos esforçamos com dedicação e melhoramos nossos atos para nós e pela convivência com o nosso próximo. O caminho inverso não é possível. Podemos no máximo motivar e orientar. Contudo, a escolha de cada um permanece individual.

Por isso, por mais que amemos uma pessoa tóxica, ela é livre para fazer as escolhas dela.

As pessoas tóxicas manifestam a sua dor por meio de comportamentos extremamente agressivos. Existe algo no íntimo delas que ainda não foi curado. Muitas dessas pessoas sequer têm a consciência de que algo precisa ser resolvido internamente.

Foto ampliada de um olho castanho com aspecto triste.

A toxicidade geralmente é projetada para o seu mundo exterior, nas outras pessoas.

A maioria dos empatas tem a sensibilidade de entender que uma pessoa tóxica carrega uma grande dor no seu âmago. Porém, a empatia muitas vezes é vista como alguém fazendo aquele tão conhecido “papel de trouxa”. E por isso os empatas acabam sofrendo mais do que a maioria das outras pessoas.

Lidar com pessoas tóxicas sem dúvida é uma rotina pesada. Elas carregam consigo comportamento de prepotência, fofoca, vitimismo, arrogância, manipulação, inveja, mentira, são controladoras e sem caráter. Infelizmente esse mal pode estar presente em qualquer lugar: na escola ou na faculdade, no trabalho, dentro da família ou no círculo de amizades.

Você também pode gostar

Quando essas energias densas são direcionadas a nós, a sensação é a de estarmos sendo completamente sugados. Por isso, blindar-se é fundamental para não cair nas artimanhas de uma pessoa tóxica!

Entenda: por mais que queiramos e desejemos sempre o bem a esse tipo de pessoa, muitas vezes o melhor que fazemos para nós é nos afastar. Quando a nossa saúde está sendo afetada por essa razão, cabe a nós escolher entre ficar tentando nos equilibrar na corda bamba da instabilidade emocional daquela pessoa ou manter certa distância para nos fortalecer.

Manter certa distância não significa que não gostamos mais do outro, pelo contrário. Mas primeiro amamos a nós mesmos, nos acolhemos e nos limpamos daquela massa cinza que nos cercava para depois olharmos para o outro.

Mulher sentada na praia, com roupas de frio, segurando um copo de café e olhando para o horizonte.

Olhar para o outro significa antes de tudo emanar boas energias para que aquela pessoa tóxica um dia consiga sair daquele ecossistema sobrecarregado. Pedir assistência ao nosso Criador, que sabe de todas as coisas, e procurar tratar a pessoa sempre bem quando esbarrar com ela, mesmo que por acaso.

O mundo como percebemos é um reflexo de nossa percepção baseado em tudo o que vivemos até aqui. Carregados de crenças, emoções e padrões salvos em nossa memória consciente, mas também inconsciente. É por isso que a vida para alguns é boa e para outros não.

Nenhuma ofensa vinda de uma pessoa tóxica articulada a você é exatamente para você.

Mulher com a mão estendida em frente à praia.

Essas ofensas, verbalizadas ou não, são insatisfações mal resolvidas internamente da própria pessoa. A batalha ali é interna.

Nesses momentos compaixão é fundamental. Não é tão fácil quanto parece, mas com certeza é uma boa prática para fazer constantemente.

Afinal, quanto mais sementes de amor espalharmos por aí, a chance de florescermos um mundo melhor multiplicará. ❤

Sobre o autor

Giselli Duarte

Giselli Duarte

☼ No caminho do Autoconhecimento

☽ Marketing e gestão por formação, terapias holísticas por amor. Estou sempre em busca de novos conhecimentos. Me aprofundo e estudo cada vez mais sobre esse universo maravilhoso de infinitas possibilidades que são as terapias naturais, vibracionais e energéticas:

✺ Yoga

✺ Meditação

✺ Thetahealing

✺ Reiki master

✺ Aromaterapia

✺ Shiatsuterapia

✺ Ventosaterapia

✺ Moxaterapia

✺ Magnetoterapia, entre outras

ॐ Instrutora de meditação no Insight Timer.

❊ Escritora aprendiz.

HARI OM!

Acesse os links abaixo:

Email: giselli.du@outlook.com
Site: : giselliduarte.com.br I insighttimer.com/giselli/
Facebook:: @giselli.d
Instagram : @giselli.d
Twitter : @gisellidu
Linkedin : Giselli Duarte