Autoconhecimento Comportamento

Feliz aniversário

Cupcake em foco com vela de aniversário
123RF | Ruth Black
Daniella de Paula
Escrito por Daniella de Paula

O vento bate forte no telhado e o vai e vem das telhas soltas mostra a vulnerabilidade de uma telha só, nem muito nova nem muito velha, mas que vem se sustentando ao longo dos anos e também serve de apoio para tantas outras. Sua tonalidade avermelhada me diz sua origem, mas suas pequenas rachaduras escondem sua história.

Estar prestes a fazer aniversário nos faz enxergar ensinamentos em todas as situações do cotidiano. Normalmente, quando somos adultos e percebemos que o tempo passa rápido demais, aprendemos a não perdê-lo: queremos aproveitar todos os instantes de cada momento.

Bolo de aniversário com velas acesas e senhora e filha segurando
Ami Suhzu | Pexels

Por isso, para quem sabe ler, um telhado pode virar terapia, uma chuva pode se transformar num poema e qualquer coisa, desde que olhada em profundidade, pode se tornar um ensinamento. Que bom que isso acontece, porque podemos nos ler à medida que lemos o mundo.

Fazer aniversário pode nos ajudar a compreender que temos que apreciar o tempo, mas, além disso, nos mostra que nossas “pequenas rachaduras” contam a nossa história e devemos celebrá-las. Sejam quais forem essas dores, elas devem ser admiradas em nós e nos outros.

Colecionar sabedoria é o que nos faz resistir às turbulências da vida, é o que nos torna mais empáticos e mais afetivos, pois carregamos todas as dores e alegrias. Muitas vezes compostas não só de nossas experiências.

Você também pode gostar

Olhar para a nossa própria história é ter a oportunidade de fazer como a telha avermelhada levemente levantada pelo vento faz: sustentar a beleza de interser por meio de nossas pequenas rachaduras. Com elas crescemos e recomeçamos a qualquer momento, com elas vamos em frente, com elas avançamos em aprendizados inimagináveis.

Fazer aniversário não é sobre envelhecer nem sobre fazer anos, é sobre celebrar rachaduras, sem as quais não seríamos o que somos hoje.

Feliz aniversário. Feliz você.

Sobre o autor

Daniella de Paula

Daniella de Paula

Daniella de Paula formada em comunicação e filosofia. Propõe breves reflexões sobre a vida cotidiana.

Email: [email protected]
Twitter: @acolunista