Florais de Bach Floral Terapias

Florais de Saint Germain

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

A história

As propriedades curativas das plantas foram empregadas por diversas culturas ao longo da história da Humanidade, desde tempos imemoriais. A Terapia Floral, como hoje a conhecemos, surgiu através dos estudos do médico, bacteriologista e patologista inglês Edward Bach, entre 1920 e 1930. Em 1976, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu os efeitos benéficos de seu emprego.

Imagem de Edward Bach

Florais não são remédios

São extratos de flores que atuam nos corpos sutis, indo além da matéria e atuando na própria alma.

Diversos estudos e monografias já foram realizados envolvendo o uso das essências florais, ressaltando os efeitos benéficos no auxílio do tratamento de dores (“Terapia Floral: um Método Holístico no Tratamento das Dores” – Marlene V. Simões, médica, 1997), estresse (“A Atuação das Essências Florais no Tratamento do Estresse” – Elisabete F. A. Aranha, terapeuta floral, 1997), rinites alérgicas (“O Uso do Fitofloral de Minas – Ventilian – na Rinite Alérgica” – Maria Cristina L. Souza, terapeuta floral, 1997), medos (“As Essências Florais de Bach como um Recurso Auxiliar no Tratamento do Medo Odontológico” – Wilma Arruda Marcondes, odontóloga, 1997), odontologia (“Rescue Remedy Aplicado na Terapêutica Odontológica” – Aino K. Rueger, cirurgiã-dentista, 1997), dificuldades de aprendizagem (“A Terapia Floral como Facilitadora no Processo de Aprendizagem” – Márcia di Giovanni, pedagoga, 1997), veterinária (“As Essências Florais como Suporte Terapêutico – Gastrites em Equinos” – Bárbara Goloubeff, médica veterinária, 2000) etc.

Outros sistemas foram criados ao longo do tempo

Os Florais de Saint Germain surgiram no Brasil por volta da década de 1990, sintonizados e desenvolvidos por Neide Margonari, artista plástica nascida em São Bernardo do Campo (SP) em 22 de novembro de 1944. Neide também atuou na área de arquitetura e design.

Como pintora e escultora, desenvolveu uma linguagem de teor metafísico em suas obras, ganhando diversos prêmios no Brasil e no exterior. Neide seguiu os preceitos do dr. Bach na preparação das essências, e prosseguiu seguindo seu Dom de sintonizar as flores.

“As sintonizações ocorrem sempre de modo imprevisível, quando situações especiais são criadas para eu poder chegar até a flor a ser sintonizada. Não é o sintonizador que escolhe a flor, é a flor que cria um campo magnético promovendo essa conexão.” (Neide Margonari).

O cuidado começa com a procura das flores selvagens, que são colhidas na natureza. Estas flores são a base para a preparação das matrizes florais, empregando-se o método solar ou da fervura. Durante o delicado processo de preparação dos frascos estoque, segue-se a manufatura artesanal, evitando interferências elétricas – que poderiam danificar e inutilizar as matrizes.

Frasco de floral ao lado de flores roxas

A diferença entre os florais de Bach e os de Saint Germain

No primeiro sistema leva-se em consideração o temperamento do cliente. No segundo, leva-se em conta a biografia de vida e a causa emocional que desencadeou os processos negativos na pessoa.

Os florais contêm energias de alta potência vibratória que induzem ao autoconhecimento e auxiliam no desenvolvimento da consciência humana, harmonizando a mente e favorecendo a conexão com o Eu superior. Estas energias possibilitam equilibrar o ser como um todo, em seus níveis físico, emocional, mental, energético e espiritual. A doença é, na verdade, um aviso para que a pessoa perceba que algo está errado no seu modo de ser e que isto precisa ser reconhecido e mudado.

Sistema de Saint Germain

O sistema de Saint Germain possui 89 essências básicas e individuais, baseadas exclusivamente na rica e diversificada flora brasileira. Estas essências básicas podem ser combinadas entre si; uma única formulação pode ter até 12 essências básicas diferentes, contemplando todos os aspectos que estejam afetando um indivíduo.

Neide atualmente se dedica exclusivamente à sintonização das flores, à divulgação dos Florais de Saint Germain e dos conhecimentos sobre a grande Fraternidade Branca, através de livros e cursos. Hoje, os Florais de Saint Germain, além de distribuídos no Brasil, já são distribuídos também em Portugal, EUA, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Chile.

Referências

http://merylaiseautogerenciamento.com.br/wp-content/uploads/2018/03/EBOOK-FLORAIS-DE-SAINT-GERMAIN.pdf
http://www.fsg.com.br/sobre-o-florais-de-s-germain/
http://florais.com.br/site/essencias-florais-historia/

Você também pode gostar de outros artigos desse autor. Acesse Como equilibrar os chacras usando afirmações positivas

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel