Convivendo

Fogos de artifício: uma beleza perigosa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Final de ano chegando e todos correndo para fazer todas as festas acontecerem da melhor forma possível. O que pouca gente se preocupa é com os cuidados de segurança que as festas devem ter, principalmente as festas de ano novo. Todo ano os hospitais registram inúmeros casos de ferimentos que acontecem por causa dos fogos de artifício. E se engana quem acha que é só o operador dos fogos que se machuca. Os espectadores são a maioria dos casos.

Alguns se queimam pela proximidade de onde os fogos foram disparados, outros se machucam por algum defeito de fabricação neles e outros por mau manuseio mesmo. Até mesmo os fogos menores, conhecidos popularmente como “estrelinhas”, podem soltar partículas finas de cinza que não são vistas a olho nu, mas podem machucar. Separamos algumas dicas para você se prevenir e poder curtir a festa de ano novo de forma segura. Confira abaixo:

Evite os fogos de artifício

Se possível, faça uma festa que não dependa dos fogos para garantir a diversão. Todos têm motivos de sobra para se divertir sem eles. Então, por que não tentar algo diferente para comemorar? Use a criatividade, faça gincanas e brincadeiras com as crianças, viaje para um lugar diferente. As opções são muitas! Procure formas mais seguras de celebrar a entrada do novo ano.

Operadores

Caso não seja possível evitar os fogos, certifique-se que o operador deles seja alguém experiente e que saiba exatamente como utilizá-los de forma segura. Muitos acidentes acontecem pela falta de habilidade no manuseio deles. Se você não sabe como usá-los, não tenha vergonha de passar para outra pessoa fazer esse trabalho.

Marcas legalizadas

Se você for comprar fogos ou conhece quem fará isso, certifique-se que a compra seja de produtos legalizados e dentro do prazo de validade. Muitos acidentes acontecem pela falta de qualidade dos fogos. Em alguns casos, até mesmo explosões graves podem acontecer pela má fabricação do produto.

Distância

Os fogos ficam bonitos vistos de longe, então não fique por perto da área de disparo. Quanto mais longe, mais seguro você e sua família ficarão. Não se arrisque à toa. Procure um lugar tranquilo que assim você pode ver os fogos sem correr riscos.

Crianças

Até as “estrelinhas” podem causar danos, principalmente nas crianças que tem os olhos mais sensíveis. Por isso, não deixe as crianças brincarem com nenhum tipo de fogos. Uma pequena faísca pode estragar a festa de todos e machucar uma criança. Então, fique de olhos nelas!

Cachorros

Se você gosta de animais e já ficou no ano novo perto deles, agora você tem mais um motivo para não querer ter fogos de artifício em sua festa. Principalmente os cachorros ficam amedrontados com tanto barulho desnecessário.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]