Budismo Espiritualidade

Frases budistas que podem mudar a sua visão de vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Budismo é uma religião milenar oriental que tem adeptos no mundo todo. Algumas pessoas consideram-na mais como uma filosofia de vida do que propriamente uma religião. O que chama a atenção são seus ensinamentos simples, mas profundos.

Separamos algumas frases com ensinamentos budistas para você refletir e conhecer um pouco mais o pensamento budista:

Tudo o que somos é o resultado do que pensamos

Pare por alguns minutos e tente apenas observar os pensamentos que vem a sua mente. Não interfira neles, apenas tome consciência de que eles existem. Utilize essa prática todos os dias e você vai perceber quais pensamentos são benéficos e quais apenas nos atrapalham. Alguém com uma mente confusa vai ser alguém confuso. Alguém com pensamentos positivos e otimistas vai ser alguém otimista. Escolha ser alguém que você queira ser de verdade e cuide para que os seus pensamentos estejam alinhados com isso.

A dor é inevitável, o sofrimento é opcional

Essa frase nos mostra que a dor vinda de certos acontecimentos é inevitável na vida. Todos nós passamos por situações difíceis, pois isso faz parte da experiência de estarmos vivos. Mas o sofrimento vai depender de como você encara e se comporta em relação aos acontecimentos. Assuma uma postura de aprendiz frente a vida, onde você absorve e aprende com tudo, até mesmo nas situações mais difíceis, em vez de assumir uma postura de vítima, e veja como o sofrimento vai diminuir.

Alegrai-vos porque em toda parte é aqui e tudo é agora

Para o budismo, o foco é no presente, não o passado nem o futuro. O passado é apenas memória, você não pode interferir nele. O futuro é incerto e você também não pode mudá-lo. O presente sim, é possível transformar. Se prender ao passado gera sofrimento desnecessário e se apegar ao futuro causa ansiedade. Foque no presente e sinta a alegria de estar vivo.

Cuide de seu exterior tanto quanto cuida de seu interior, pois tudo é um só

shutterstock_295879034Cuidar do seu interior (mente e emoções) é tão importante quanto cuidar do seu exterior (corpo físico). Não existe mente forte se o corpo estiver fraco ou corpo forte se a mente e as emoções estiverem fracas. Cuide de si como um todo e não negligencie nenhum aspecto do seu ser.

Não machuque os outros com o que te causa dor

Se algo te faz mal de alguma forma, também irá ferir outros. Portanto seja coerente. Não faça aos outros aquilo que você não faria a si mesmo.

Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa menos

Aceite que, hoje, você tem tudo o que precisa para fazer o que você realmente quer. Querer mais, sem ter a necessidade de possuir mais, apenas gera ansiedade e preocupação. Foque no agora, pois você tem tudo o que precisa hoje. Se no futuro você precisar de mais, você terá. Mas não antecipe os seus desejos. Tudo chega na sua vida no momento certo.

Para entender tudo, é preciso esquecer tudo

Desde a infância nos ensinam muitas coisas, seja em casa, na escola ou com a religião. Essas informações vão se acumulando em nosso inconsciente e podem restringir as nossas escolhas e atitudes. Para você tomar consciência de quem você realmente é, é necessário se desprender de antigas crenças, ideias e hábitos que podem estar te limitando. Tente não ver o mundo com os filtros que a sociedade, a escola, a família ou a religião tentam te impor. Enxergue o mundo e a si próprio com os olhos de uma criança, de forma pura e verdadeira.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br