Mantras Vídeos

Ganesha Maha Mantra: Om Gam Ganapataye Namaha

Entre as muitas divindades da mitologia hindu, algumas se destacam, como é o caso de Ganesha. Descrito como uma figura com corpo de ser humano e cabeça de elefante, além de uma barriga proeminente, quatro braços, uma única presa e um rato a seus pés, Ganesha é adorado como o deus da boa fortuna e da sabedoria, sendo adorado, principalmente, por mercadores, homens de negócios ou pessoas ambiciosas.

Além disso, Ganesha é também conhecido como Vinakaya, que, em sânscrito, significa “destruidor de obstáculos”, então ele é considerado o deus máximo da consciência lógica, capaz de encontrar solução para todos os problemas que se interponham no caminho.

Quanto às suas características, a cabeça de elefante dessa divindade representa sua grande sabedoria e seu intelecto, a barriga simboliza sua paciência e sua capacidade de digerir o mal e o bem que a vida oferece, sua única presa é uma referência aos sacrifícios que devemos fazer para conquistar os nossos sonhos e objetivos, e o rato é uma referência a investigar as miudezas dos problemas e das situações que são consideradas difíceis.

O mantra de Ganesha

Sânscrito: Om Gam Ganapataye Namaha

Tradução: Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal.” ou “Eu te saúdo, Senhor das tropas”. 

O mantra é uma saudação invocando Ganapati, um dos nomes do Deus Ganesha, para remover todo tipo de obstáculo, seja emocional, material ou espiritual.

OM é a invocação primordial, estabelecendo contato entre o praticante e a divindade.
GAM é um verbo sânscrito, que significa ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se, unir-se; No Ganesha Maha Mantra significa a sílaba sagrada que representa o próprio Senhor Ganesha.
GANAPATI é um dos nomes que Ganesha recebe. A palavra pode ser dividida em duas: GANA+PATI e assim, GANA significa TROPA e PATI significa SENHOR.
NAMAS é adoração. No mantra aparece como NAMAH.

O Ganesha Maha Mantra é considerado muito poderoso pelo seu poder imediato e pode ser entoado em situações de perigo iminente, como risco de assalto, ou até em situações de briga e conflitos.

Estatua da Ganesha Maha
Rob King/Unsplash

Além disso, o mantra é dedicado a Ganesh, Ganesha ou Ganapati,  uma divindade muito querida pelo povo indiano, pois ama os seres humanos e destrói os obstáculos que impedem o desenvolvimento material e espiritual. Seu corpo é humano, sendo a cabeça em forma de elefante. 

Ganesh traz aos seus devotos a conquista de objetivos, metas e novos empreendimentos, por isso é associado às situações de prosperidade. Na Índia, as pessoas têm o costume de entregar nas mãos deste Deus tudo o que é novo, tudo aquilo que está por começar, pois ele é o senhor do “Bom Princípio”. É um dos mantras mais conhecidos no hinduísmo e é fácil de pronunciar.

Você também pode gostar:

Todo ritual védico inicia-se a partir de Ganesh, pois é ele quem remove os obstáculos da ignorância e assim faz com que o Conhecimento Divino seja assimilado e absorvido, é o Deva (Deus) do discernimento, sabedoria e inteligência universal.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]