Espiritualidade Hinduísmo

Deuses Indianos e seus significados

Escultura de Deus Murugan.
bloodua / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabia que o hinduísmo é considerado a religião mais antiga do mundo? Com mais de 1 bilhão fiéis, essa é uma religião fascinante — muito por causa do colorido das vestes, dos eventos, dos templos e da diversidade dos mais de 30 deuses que são adorados pelos hinduístas.

Os primeiros deuses hindus foram registrados pelo povo védico, que habitou o que hoje é a Índia até mais ou menos 700 a.C. Apesar dos registros históricos e escritos, os fiéis foram transformando a religião ao longo dos séculos, então novos deuses foram sendo acrescentados ao panteão.

Hoje, os deuses do hinduísmo são divididos entre os deuses védicos, aqueles que foram registrados pelo povo védico, e os deuses pós-védicos, que surgiram nos anos mais modernos da religião e ajudaram a reescrevê-la e defini-la naquilo que ela é atualmente. Compreenda um pouco mais sobre o hinduísmo, conhecendo os deuses dessa religião!

Brahma

É o deus da criação e faz parte da principal trindade de deuses do hinduísmo, chamada Trimúrti. Os outros deuses dessa trindade são Vishnu e Shiva. Brahma representa o equilíbrio e mente universal. Normalmente ele é representado na forma de homem velho, com quatro braços e quatro rostos, sentado sobre uma flor de lótus.

Krishna

O nome Krishna significa “o todo atraente” e é o deus do amor. Ele representa a verdade absoluta, e possui seis principais características que são infinitas nele: beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Além disso, ele tem o conhecimento de tudo o que já aconteceu, o que acontece e ainda vai acontecer e possui também uma misericórdia infinita.

Vishnu

Um dos três deuses da trindade Trimúrti, Vishnu é o deus protetor. Tem infinitas qualidades, mas as suas seis principais são: omnisciência, soberania, energia, força, vigor e esplendor. Em suas representações, ele possui quatro braços. Cada um representando um estágio da vida: a busca do conhecimento, vida familiar, retiro na floresta e renunciação.

Shiva Nataraja

Representação do deus Shiva Nataraja.
Enrique Meseguer / Pixabay

Uma das representações de Shiva é como Nataraja, que significa “o rei da dança”. Sua dança destrói tudo no universo que precisa dar espaço para Brahma iniciar seu processo de criação. Essa dança é a dança da bem-aventurança, de onde o universo foi criado.

Ganesha

Um dos deuses mais cultuados do hinduísmo, Ganesha é o deus que remove obstáculos e por isso está ligado ao sucesso. Representado com uma cabeça de elefante, também é cultuado como deus da educação, conhecimento, sabedoria e riqueza.

Saraswati

É a deusa da sabedoria, das artes e da música. É uma das três deusas da trindade de deusas do hinduísmo. As outras duas são Lakshmi e Shakti. Saraswati protege e é cultuada por artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e por todos os artistas. É representada na imagem de uma bela mulher tocando uma sitar.

Lakshmi

Outra das deusas da trindade feminina dos deuses do hinduísmo, Lakshmi é a deusa da riqueza material e espiritual, da beleza e do amor. Os seus devotos buscam, através de seu culto, atingir a prosperidade material e espiritual em vida.

Você também pode gostar

Hanuman

É um deus superpoderoso que representa a devoção pura, sem interferência do ego. Hanuman também representa a mente humana, que viaja na velocidade do pensamento e se expande para diversas direções.

Durga

O nome Durga significa “barreira que não pode ser derrubada” ou também “aquela que elimina sofrimentos”. Essa é uma deusa guerreira que ajuda os seus devotos a combater demônios e revelar mistérios. Tem com ela o poder do desejo, da ação e da sabedoria.

Escultura de Deus Durga.
Tuhin khamaru / Pixabay

Rama

É o deus que representa a excelência. É um exemplo de fraternidade, é um hábil administrador e um guerreiro exemplar. Por isso, é um deus que serve de exemplo de conduta, ética e integridade para os seus seguidores.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br