Comportamento Psicanálise

SE LIVRE DOS CACARECOS DAS PALAVRAS RASAS

Um erro comum que as pessoas cometem em seus relacionamentos é sempre tentar vencer uma discussão. É necessário dizer que essa abordagem cria tensão e pode levar a lutas de poder e desconexão entre os casais.

Em vez de focar apenas em ganhar a discussão, é importante encontrar soluções mutuamente benéficas para os desentendimentos. Isso requer uma escuta ativa para avaliar as opiniões divergentes dos outros.

É muito mais provável que você sinta conexão emocional e satisfação em seu relacionamento quando você e seu parceiro se sentem ouvidos e compreendidos.

Segundo a pesquisa, os melhores relacionamentos são baseados na confiança e no comprometimento mútuos, e ambas as partes acreditam que o relacionamento durará para sempre.

Priorizar a compreensão e a empatia é uma maneira de os casais trabalharem juntos para resolver conflitos e fortalecer seu vínculo.

Se você ou seu parceiro tiverem dificuldade em trazer empatia para o diálogo compartilhado, as intervenções empáticas podem ajudar.

Um estudo publicado num site americano sobre relacionamento descobriu que os relacionamentos melhoraram quando um parceiro sentiu que seu companheiro se tornou mais empático após cinco sessões de um programa de treinamento em empatia. Buscar a ajuda de um terapeuta ou conselheiro de casais é uma maneira de começar essa jornada.

Quando as emoções são reprimidas, elas podem piorar e prejudicar um relacionamento. Expressar sentimentos e necessidades é essencial para manter a intimidade e a confiança entre os parceiros.

Duas mulheres conversando enquanto tomam café
Radomir Jordanovic de Pexels/ Canva

Ao abordar conversas difíceis, tente adotar uma atitude sem julgamento para incentivar a comunicação aberta e garantir que seu parceiro se sinta ouvido e compreendido.

A pesquisa sugere que as pessoas estão mais dispostas a serem emocionalmente vulneráveis ​​com seus parceiros quando percebem que eles estão respondendo a elas.

Quando você e seu parceiro se sentem à vontade para compartilhar suas emoções, podem abordar melhor os problemas de maneira saudável.

Relacionamentos saudáveis ​​exigem limites claros para que ambas as partes se sintam respeitadas e valorizadas. Isso se aplica até mesmo aos relacionamentos mais íntimos.

Sem limites, as pessoas podem sentir raiva; é como se estivessem sendo aproveitadas. É importante comunicar seus limites ao seu parceiro e trabalhar juntos para criar uma dinâmica de respeito mútuo. Aqui estão alguns exemplos de estabelecimento de limites saudáveis:

Ao estabelecer e manter limites claros, os casais podem promover um relacionamento baseado na confiança, respeito e compreensão mútua.

Isso pode garantir que ambas as partes se sintam confortáveis ​​e seguras no relacionamento e que este esteja bem posicionado para evoluir com as necessidades de mudança de cada parte.

Você também pode gostar

Gerenciar conflitos em relacionamentos é mais fácil do que fazer. No entanto, evitando esses erros aparentemente pequenos, é possível abrir caminho para um relacionamento mais saudável com seu parceiro.

Jânio Costa

21 97694-1040

Psicanalista (Sessão Online)

Instagram:

@psicanaliseminuto

Site:
janiocosta.psicanalista.com

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com