Autoconhecimento Ho'oponopono

Ho’oponopono: Conheça a oração original

Viver uma vida afundado em mágoa, ressentimento e culpa é uma das piores coisas que pode acontecer a uma pessoa. Corpo, alma e espírito adoecem, e o passado é uma constante que atormenta e impacta o nosso presente, deixando-nos estagnados em crenças e padrões limitantes.

Para eliminar esses maus sentimentos, buscando fazer as pazes com o que já vivemos e nos tornamos, existe uma técnica milenar, de origem havaiana, que promove a compaixão e o perdão – inclusive por nós mesmos. É o Ho’oponopono, que significa algo como “reparar um problema”, pondo a casa em ordem.

Essa prática filosófica e espiritual existe há mais de 3.000 anos, tendo sido criada por sacerdotes havaianos (chamados kahunas) e aperfeiçoados pela também sacerdotisa Morrnah Nalamaku Simeona. O Ho’oponopono é formado por um mantra e uma oração, que nos ajuda a colocar em prática todo o caminho para o autoperdão. Conheça mais sobre essa poderosa oração!

Qual é a oração original do Ho’oponopono?

O mantra Ho’oponopono costuma ser mais utilizado, já que ele concentra as quatro principais frases que representam o escopo da filosofia. No entanto, tão ou mais poderosa é a oração original, que pode ser realizada num ritual mais elaborado. Conheça-a, a seguir:

“Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
SINTO MUITO, TE AMO.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então esteja bem. E na medida em que você vai se curando, eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui para mim…
E TE AMO por ser quem você é.”

Nos momentos de angústia, ou quando o ressentimento resolve fazer morada em nossa alma, entoar a oração do Ho’oponopono ajuda a limpar as mágoas e transmutar os pensamentos ruins, conscientizando-nos de que somos responsáveis por nossas ações, bem como por nossos sentimentos, principalmente pela forma como lidamos com eles.

Mulher em campo geral olhando para o sol com os braços abertos
Fotorech / Pixabay

Essa oração promove a paz interior, ajuda a fazer uma verdadeira faxina mental e espiritual, removendo as lembranças traumáticas e neutralizando as emoções negativas. O resultado é a reconciliação com nosso passado e o entendimento de que o perdão é o caminho para a definitiva paz interior.

Como rezar o Ho’oponopono original?

Agora que você conhece a oração na íntegra, saiba que, apesar de atribuir uma “solenidade” maior à prática, ela prescinde de grandes formalidades. Porém, para que você tire o melhor proveito de seus efeitos, é importante preparar seu corpo e sua mente, para que consiga se dedicar e se conectar com suas fortes palavras.

Sendo assim, trouxemos um pequeno passo a passo para te ajudar a se organizar:

• Se possível, reserve um momento específico para a prática.
• Escolha um local tranquilo, que não sofra grandes interferências.
• Antes de iniciar o ritual, procure respirar fundo e limpar a mente de todos os pensamentos negativos ou outros pensamentos que possam te desviar da concentração.
• Comece a oração com seu coração e mente abertos, receptivos e positivos.
• Após finalizar a reza, construa pensamentos elevados, especialmente de gratidão e compaixão.

Oração do Ho’oponopono por 21 dias

Se você precisa de uma força ainda maior advinda da oração Ho’oponopono, uma boa opção é repeti-la por 21 dias consecutivos. Essa é uma prática muito comum com vários tipos de oração, independentemente de religião ou corrente filosófica.

Mas por que exatamente 21 dias? Bem, segundo a Neurociência, esse é o prazo médio de que nosso cérebro precisa para automatizar um hábito e entendê-lo como um padrão. Do ponto de vista espiritual, é também o período necessário para que ocorra uma limpeza espiritual: temos 7 principais chakras, e cada um demanda 3 dias para ser purificado – o que resulta em 21 dias.

Portanto, se você quer ver resultados ainda mais expressivos, experimente praticar essa modalidade. Use os passos que mencionamos mais acima, repetindo o processo por 21 dias seguidos, e vislumbre a sua melhor versão, com os sentimentos apaziguados e coração e alma reconciliados.

Você também pode gostar:

Não é fácil lidar com os “fantasmas” do passado resolvendo nos visitar e colocar em xeque a nossa autoconfiança e desejo de seguir em frente. Mas é bem simples aprender a lidar com tudo isso e buscar o caminho da compaixão, passando a lidar com as nossas falhas de forma empática e sem julgamentos. A nossa jornada de evolução precisa ser leve, pautada no perdão e na gratidão. Sinta a força da oração do Ho’oponopono e aprenda a se perdoar, pois é somente o perdão que nos permite experimentar a verdadeira liberdade!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br