Ho'oponopono

Ho’oponopono: oração original em 21 dias de prática

Mulher metidando em um espaço aberto
Los Muertos Crew / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Ho’oponopono é uma técnica milenar havaiana praticada entre os povos nativos do Havaí, por aqueles que são chamados de kahunas, os antigos sacerdotes de cura. Por terem conhecimento do mundo espiritual, os kahunas atuavam como mediadores nas questões de relacionamento entre os membros de uma mesma tribo, visando a reconciliação e o perdão.

Graças a Morrnah Simeona, uma das últimas reconhecidas kahuna la’au kahea (sacerdote que cura por meio das palavras), a técnica foi aprimorada e trazida para um nível mais individual, que é como a conhecemos atualmente. É uma verdadeira higiene mental, que nos permite fazer as pazes com o passado e nos perdoarmos para podermos seguir em frente.

O Ho’oponopono é praticado principalmente por meio de sua oração original e de um mantra, que traz as quatro frases centrais da oração — e que provavelmente você já deve ter ouvido alguma vez na vida: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”. Ambas são poderosas ferramentas que nos ajudam a curar a alma do sofrimento e da mágoa, por meio do perdão. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir.

Você encontrará nesse artigo:

Oração original

Essa oração, carregada de significado e impacto, auxilia a processar e eliminar memórias negativas, como culpa, mágoas, ressentimentos e emoções traumáticas. Você pode escolher um momento tranquilo do seu dia para recitá-la com a calma e a dedicação que ela merece.

“Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, eu peço perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e no que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu amo vocês!”. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
SINTO MUITO, TE AMO.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ, e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então esteja bem. E à medida em que você for se curando, eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui por mim…
E TE AMO por ser quem você é.”

Após fazer essa oração, experimente uma sensação de gratidão e felicidade plena, libertação e alma renovada.

Principal mantra da oração

Silhueta de mulher olhando em frente ao sol
PeteWill / Getty Images Signature

O mantra Ho’oponopono, como já mencionamos, apresenta as quatro frases centrais da oração. A simples repetição delas cria um estado de tranquilidade, calmaria e autorreconciliação. Você pode entoá-lo sempre que sentir necessidade. Conheça mais sobre o significado de cada frase.

Sinto muito

Ao dizer que sente muito, você mostra que tem consciência da sua responsabilidade sobre seus atos e das consequências deles. Além disso, trabalha a humildade e se mostra verdadeiramente disposto a dar o primeiro passo para se transformar.

Me perdoe

Ainda mais poderoso do que se desculpar é pedir perdão. Ao fazer esse gesto simples, porém poderosíssimo, você não só se liberta, como também coloca o seu coração à disposição do outro e de si mesmo, aprendendo a exercer um olhar mais compassivo. A culpa e os estados mentais que te bloqueiam começam a se diluir e você se prepara para encontrar um caminho de paz interior.

Eu te amo

Provavelmente (ou certamente) aquilo de que o mundo mais precisa é amor. O amor de todas as formas, que espalha bondade, aceita sem julgamentos, acolhe e eleva o espírito. Então por que não dizer verdadeiramente “eu te amo” aos outros e a si mesmo? Essa etapa ajuda a tirar o peso do rancor e do ressentimento, abrindo seu coração para a pureza e a força inconteste do amor.

Sou grato

Ser grato não é só estar contente com vitórias e coisas positivas. É aceitar a vida com maturidade e paciência. É estar aberto a absorver as lições e as limitações, da mesma forma como você recebe conquistas. Quando você se sente pleno na sua realidade, sendo grato por tudo que tem e pelas pessoas em sua vida, você está livre do apego, da necessidade de se comparar ou de remoer. Você se sente completo e genuinamente feliz.

Ho’oponopono em 21 dias

Algo muito comum quando fazemos rituais de oração, mantras, preces ou outras práticas meditativas é a repetição deles por 21 dias ininterruptos. Quem costuma rezar para algum santo, por exemplo, já conhece esse recurso.

Essa tática também pode ser aplicada ao Ho’oponopono, para que você possa sentir os efeitos desse poderoso ciclo em sua vida. Há várias formas de praticar essa repetição, então vamos tentar te indicar uma extremamente simples, para que ela se torne totalmente possível de ser realizada.

Procure sempre um local tranquilo e um momento em que você possa se dedicar exclusivamente à oração. Prepare-se, conectando-se ao momento presente e estando com corpo e mente repletos de energias elevadas e pensamentos positivos. Faça a oração que apresentamos acima e finalize emanando gratidão e amor. Repita a prática por 21 dias seguidos.

Mas por que 21 dias?

Silhueta de mulher meditando com o céu se pondo na frente
mohamed_hassan / Pixabay

Você deve estar se perguntando: “Por que 21 dias? O que esse período tem de especial?”. Há uma razão básica para isso: a teoria dos 21 dias, sustentada pelo cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz. Ele afirmava, ainda nos anos 1960, que 21 dias era o prazo de que seus pacientes precisavam para se adaptar à nova imagem de si mesmos após serem submetidos a uma intervenção cirúrgica.

Usando essa referência, vários estudos posteriores foram feitos em relação a esse período, estimando-o como o mínimo para que nos adaptássemos a um novo hábito, fazendo com que eles se tornassem uma rotina. É claro que não é uma conta exata. Há quem defenda que é preciso mais tempo para certos hábitos, e apenas os mais simples tendem a ser automatizados pelo cérebro dentro neste prazo. Mas uma coisa é certa: você precisa começar essa mudança o quanto antes!

Do ponto de vista espiritual

Há uma segunda razão para esse número mágico, relacionada ao aspecto espiritual e energético. Quando nos propomos a fazer orações ou meditações de limpeza energética, os chakras do nosso corpo são trabalhados por essa energia mais elevada, que vem com o propósito de purificar nosso corpo.

Cada chakra leva três dias para ser purificado, um após o outro, de forma involuntária, iniciando-se pelo mais denso e ligado ao elemento Terra. Como são sete os principais, chegamos ao número 21. Nesse tempo, todas as nossas células são organizadas, promovendo-se então uma limpeza espiritual que permite uma vida mais equilibrada e um alinhamento físico, mental e espiritual mais saudável.

É por isso que a repetição da oração Ho’oponopono, ou mesmo do mantra, por pelo menos 21 dias é uma opção altamente eficiente se você quer ver um resultado concreto e positivo na sua vida.

Você também pode gostar:

Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com alguém que também está precisando de uma luz para fazer as pazes com o passado e seguir adiante com o coração mais leve a alma renovada. Acredite: o melhor da sua vida só depende de você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br