Autoconhecimento Ho'oponopono

Ho’oponopono para dormir: aplique-o para ter noites mais tranquilas!

Jovem mulher deitada na cama, entre os lençóis.
Kinga Cichewicz / Unsplash
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Ho’oponopono é uma prática de cura que faz parte das tradições ancestrais havaianas. Sua forma original era usada para resolver problemas entre as pessoas ou familiares de uma tribo, em que todos os envolvidos se reuniam, sob a mediação de um sábio (ou kahuna), falando sobre o problema enquanto pedia perdão a todos os outros.

Algum tempo depois, o processo foi aprimorado pela também kahuna Morrnah Simeona, levando o nome de Ho’oponopono da Identidade Própria, que é a forma como conhecemos nos dias atuais. Por meio do perdão (assim como a prática original), a técnica nos liberta das memórias traumáticas e de um passado que ainda contamina nossos pensamentos.

Com o mantra e a sua oração, o Ho’oponopono faz uma verdadeira purificação espiritual, podendo ser acionado a qualquer tempo e quantas vezes desejarmos. A hora de dormir, por exemplo, é ótima para a prática, pois revigora e tranquiliza, propiciando um sono reparador nos três níveis: físico, mental e espiritual. Aprenda mais sobre o tema, a seguir.

Oração Ho’oponopono

A oração do Ho’oponopono é dotada de muito significado e tem um poderoso impacto sobre nossas vidas, ajudando a processar os pensamentos e a neutralizar as memórias ruins, além de emoções como mágoa, culpa e ressentimento.

Tanto a oração quanto o mantra – que é sua versão reduzida – trazem quatro frases centrais, cada uma correspondendo a uma fase do processo, que culmina com a obtenção da paz interior plena e a reconciliação consigo mesmo. Para entender melhor a importância delas, você precisa conhecer o significado:

Sinto muito: frase de abertura, representa a nossa consciência sobre nossa atual situação. Nesse ponto, reconhecemos um problema do passado fixado em nossas lembranças e nos mostramos dispostos a seguir no caminho para a transmutação.

Me perdoe: esse é o segundo passo da oração, quando nos permitimos olhar para nós mesmos sem julgamentos, pedindo perdão a nós e ao Criador, e também nos abrindo para perdoar essas lembranças que tanto nos afligem.

Eu te amo: seguindo o processo, esse terceiro passo mostra muito da ideia de que o Universo reverbera aquilo que jogamos para ele. Emanar amor – sentimento mais poderoso que há – nos permite colocar coisas boas para fora, recebendo o mesmo em troca. Ao dizer “eu te amo”, libertamos nossas memórias, demonstrando compaixão por elas e por nós mesmos.

Sou grato: eis o último passo do processo: sentir-se grato e expressar isso. Gratidão é encerramento de ciclo, é o alcance da plenitude. É confiar. É o que permite que nos libertemos de qualquer apego e sentimentos como inveja, cobiça, ressentimento e comparações. Além do mais, aqui também podemos ser gratos pela capacidade de nos curar e de fazer as pazes com o passado.

Mão feminina estendida para o alto, em sinal de gratidão.
Natalie Grainger / Unsplash

Oração Ho’oponopono para dormir

Na hora de dormir, você pode entoar o mantra ou fazer a oração na íntegra (consulte nosso conteúdo para conhecê-la e aprender a praticar). Não há uma frequência exata nem um período específico para a prática. Mas o ideal é tentar fazer da oração um hábito, já que nosso cérebro tende a “gostar” de rotinas bem definidas.

Inclusive há várias formas de praticar a oração ou o mantra – como as 108 repetições ou a oração por 21 dias seguidos. Esses temas você também encontra no nosso site. Mas, como o Ho’oponopono é uma das filosofias mais democráticas que existem, você pode fazer da forma com a qual você melhor se encaixar e sempre que achar necessário.

Nossa dica

Para te ajudar nessa missão, você pode procurar áudios em podcasts ou vídeos no YouTube com meditação guiada para a prática da oração ou do mantra. No link abaixo, você pode conferir uma meditação do Ho’oponopono para dormir profundo, do canal da professora e terapeuta vibracional Christianne Gomtos.

Segundo a proposta da terapeuta, “você terá uma noite de sono profundo e tranquilo. E poderá repetir essa programação por algumas noites, sempre que quiser, até que a sua mente aprenda a levá-lo para esse estado de relaxamento automaticamente”.

Se você desejar usar o vídeo que sugerimos, é só seguir as instruções de Christianne, fazer todos os preparativos de relaxamento que ela orienta e acompanhar a oração até o fim, para ter uma noite tranquila, dormindo profundamente, para acordar com as energias físicas, mentais e espirituais renovadas.

Você também pode gostar

Se você gostou do artigo, preparado especialmente para trazer mais bem-estar para a sua vida, compartilhe com quem você conhece e leve adiante mais positividade e boas vibrações. Esteja sempre disposto a se reconciliar com seu passado e suas emoções, bem como a proporcionar isso a quem importa para você! Seja feliz, grato e próspero!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br