Atividades Físicas Educação dos filhos Faça você mesmo

Inatividade física infantil. O que podemos fazer para ajudar os pequenos?

Garotinha brincando de amarelinha no quintal de casa
Lisa5201 / Getty Images Signature /
Roberta Rica
Escrito por Roberta Rica

Inatividade física é o termo utilizado para as pessoas que não cumprem o tempo recomendado pelo Organização mundial de Saúde (OMS). Para eles, é preciso que uma criança faça pelo menos 300 minutos de atividade física por semana ou pelo menos 1 hora de atividade física por dia!

Segundo o site da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), “estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade. A atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.” Ainda segundo o site, “cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da pandemia de COVID-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”.

Mas como ajudar os nossos pequenos a se movimentarem??? Sabemos que muitos de nós não possuímos nem tempo nem dinheiro para levar nossos filhos para aulas extras nem cursos e academias, fiz uma lista de atividades para ajudá-los a exercitar seu pequeno na sala da sua casa!

Garota pulando corda no quarto
Alena Ozerova / Canva

1) Pular corda: pode usar barbante, corda, cordão… qualquer coisa! Se caso seu filho ainda não tem coordenação para pular sozinho, amarre a corda na cadeira e você “bate” corda para ele pular;

2) Amarelinha: faça uma amarelinha com giz, fita crepe ou usando azulejo e piso da sua cozinha como “quadrados”! Incentive a pular uma vez com a perna direita, a outra com a esquerda;

3) Existem vídeos de dança para crianças onde a criança só imita a dança do vídeo para quem tem internet em casa;

Você também pode gostar

4) Boliche de garrafas pet e bola de meia;

5) Vivo ou morto: ah, quem nunca fez essa brincadeira na infância? Nessa brincadeira, o adulto dará dois comandos, ou “VIVO” ou “MORTO”. Quando disser “VIVO” as crianças devem ficar de pé, mas quando disser “MORTO” as crianças devem ficar agachadas;

6) Imitação de bichos (pode até ser feito um divertido game!)

Está vendo? Com um pouco de criatividade conseguimos nos movimentar e se divertir!

Referência: OPAS – Organização Pan Americana de Saúde. OMS lança novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario acessado em 02/02/2021.

Sobre o autor

Roberta Rica

Roberta Rica

Formada em Educação Física, mestre e doutoranda na área, é apaixonada pelo o que o movimento corporal é capaz de fazer na vida do ser humano. Utilizar a ciência para demonstrar os benefícios da atividade física e exercício, sem modismo nem achismo, para que diminua os riscos para a saúde. Traduz para uma linguagem mais simples o que a ciência e as organizações mundiais dizem sobre a atividade física, para que todos se apropriem das informações científicas.

Youtube: Desvendando a Ciência da Educação Física

Facebook: roberta.lukseviciusrica
Instagram: @robertaluksrica