Convivendo Educação dos filhos Maternidade Consciente

Independência infantil: o que seu filho pode fazer sozinho

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A independência infantil deve ser estimulada. Quer saber como oferecê-la ao seu filho para ele ser um adulto pronto para as adversidades? A gente explica e ainda fala quais são as atividades apropriadas para cada faixa etária.

A importância da autonomia infantil

Na ânsia de proteger as crianças, os pais muitas vezes fazem tudo por elas. A atitude, porém, é criticada por especialistas em educação infantil, pois a superproteção resulta em adultos infantilizados, incapazes de realizarem suas atividades e lidarem com frustrações.

A educação para a autonomia também passa pelas tarefas domésticas.

A pedagoga italiana Maria Montessori, referência no assunto, acreditava que a criança precisa ser independente e que a educação escolar e familiar deve instigar isso. Para ela, as atividades motoras e sensoriais fazem parte deste processo, pois a procura e a descoberta ajudam as crianças a enxergarem o mundo e a se verem como indivíduos.

Os pais também devem mostrar a importância de ficar sozinho de vez em quando. Explique que fazer algumas atividades individualmente não é coisa de gente solitária, e que na fase adulta talvez tenha que ir ao trabalho e à faculdade sem a companhia de ninguém. Para seu filho entender isso, permita-o brincar sem nenhum coleguinha e deixe os brinquedos onde ele não precise de ajuda para pegá-los. Mas, fique perto para garantir a segurança da criança.

A educação para a autonomia também passa pela participação nas tarefas domésticas. Pensando nisso, a escola montessoriana desenvolveu uma tabela com tarefas domésticas para cada idade. Contudo, antes de pedir a colaboração é necessário explicar que todos devem ajudar nas tarefas domésticas e o modo de fazer. Veja aqui o que seu filho pode fazer sozinho:

2 a 3 anos 4 a 5 anos 6 a 8 anos 9 a 11 anos 12 a 14 anos
Tirar a roupa Arrumar sua cama Lavar louça Mudar a roupa de cama Cuidar de plantas
Guardar os sapatos Guardar as roupas Colocar e tirar a mesa Guardar louça Cuidar dos irmãos menores
Por roupas sujas no cesto Ajudar a por a mesa Ajudar a guardar compras Ajudar a fazer a lista de compras Separar as contas/correspondências
Arrumar brinquedos Ajudar a guardar a louça Varrer Fazer lanches rápidos Colocar roupa na máquina
Pegar frutas na fruteira Molhar as plantas Passar aspirador de pó Cuidar dos animais de estimação Passar pano no chão
Colocar guardanapos na mesa Ajudar a tirar o pó Pendurar roupa em varal de chão Limpar móveis Limpar o banheiro
Tirar o prato da mesa Colocar roupas na máquina de lavar Tirar o lixo Limpar espelhos Fazer pequenas compras
Limpar superfícies pequenas Ajudar a separar o lixo Lavar quintal Ajudar no preparo do jantar Fazer refeições simples

Reflita mais sobre a importância da autonomia infantil nesse texto: Crianças que dormem com os pais.


Escrito por Sumaia Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]