Nutrição

Ingestão de peixe: Um aliado para melhorar a saúde

Além de ser extremamente delicioso e ter um número infinito de maneiras de prepará-lo, o peixe é uma excelente fonte de energia para nosso corpo. Ele possui propriedades que o próprio corpo não pode gerar, graças ao fato de ser rico em ferro e proteínas. Além do mais, é rico em nutrientes e em sabor, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Você pode consultar um nutricionista para descobrir como adicionar corretamente este ingrediente à sua dieta.

Os alimentos mais recomendados pelos especialistas

Segundo especialistas, o peixe pode substituir a carne se consumido em porções iguais, pois é uma fonte de proteína e ferro que auxilia a revitalizar o corpo, ajudando a protegê-lo contra infecções.

Os aminoácidos são elementos muito importantes para a saúde, pois ajudam a manter a massa muscular, desempenhando um papel duplo no corpo. Podemos obter esses ácidos graxos comendo carne de peixe. É por isso que este alimento é recomendado e importante em dietas para manutenção do peso, para aumento de massa corporal, para perder peso, entre outros.

Geralmente é recomendado consumir de 3 a 4 porções por semana. Além de ser rico em proteínas, ferro e aminoácidos, também contém vitaminas D e B, ômega 3, cálcio, iodo, potássio e uma quantidade menor de calorias.

O que são peixe branco e azul e qual é o mais indicado?

Peixe em um refratário com limão e outros temperos
Qimono / Pixabay / Canva

Peixe branco: os peixes brancos são caracterizados por terem um baixo teor de calorias e gordura e viverem em águas mais profundas. Fornecem entre 15% e 20% de proteína para o corpo, além de vitaminas e minerais como fósforo, cobre, ferro e cálcio. O peixe branco também promove o crescimento, por isso é um elemento importante para crianças e adolescentes. Ajuda a prevenir o hipotireoidismo, doenças cardiovasculares e degenerativas. Também contém propriedades anticarcinogênicas. Dentro dessa categoria, encontra-se a merluça, a pescadinha, o robalo, o pacamão e o linguado.

Peixe azul: este alimento tem um alto teor de gordura, que varia de acordo com o tamanho, a época do ano e a temperatura da água. É rico em proteínas, oleico, linoleico, ômega 3, minerais como magnésio, ferro, iodo, entre outros; e vitaminas A, D e B12. Ele ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue, trombose, vasodilatação arterial e pressão sanguínea. Em termos gerais, os peixes azuis ou peixes gordurosos diferem dos brancos por terem mais de 5 gramas de gordura para cada 100 gramas de carne. Neste grupo estão salmão, atum, sardinha, truta e a anchova.

Você também pode gostar:

Considera-se que um não é melhor que o outro, pois ambos os tipos de peixes têm nutrientes suficientes para serem incluídos no cardápio semanal, especialmente os peixes do Mediterrâneo.

Mais benefícios do peixe

● Desenvolvimento intelectual

Graças à quantidade de minerais, vitaminas e nutrientes contidos nos peixes, seu consumo promove o desenvolvimento intelectual. Isto se deve ao seu papel na memória, na aprendizagem e na concentração. Especialmente os peixes oleosos ajudam a ativar as habilidades cognitivas.

● Ajuda a reduzir problemas cardíacos

Prato com peixe assado, camarão e salada
ALLEKO / Getty Images Pro / Canva

Quer seja peixe branco ou azul, a ingestão deles ajuda na proteção a doenças cardiovasculares, graças ao correto balanço dos níveis de colesterol HDL e diminuição dos níveis de colesterol LDL. Dessa forma, o risco de doenças cardiovasculares é reduzido.

● Bom para a digestão

Como o peixe contém mais proteínas fibrosas e menos colágeno, é muito mais fácil de digerir. Quanto menos colágeno, mais tenro é o alimento, o que torna mais fácil a digestão.

Embora o peixe seja um alimento essencial e seja importante incluí-lo em nossa dieta semanal, devemos consultar um especialista que possa nos ajudar a manter uma dieta baseada nos nutrientes que realmente necessitamos.

No doctoranytime, você encontra os melhores profissionais perto de você.

Sobre o autor

Doctoranytime

A plataforma Doctoranytime oferece serviços que visam otimizar a gestão da clínica ou do consultório de profissionais da saúde, oferecendo teleconsulta, agendamento e visibilidade aos profissionais.

Aos pacientes, o acesso aos melhores médicos da região com detalhamento completo sobre procedimentos executados, planos de saúde atendidos e localização do professional. Além do mais, há opção de agendamento/reagendamento completamente online e sem custo.

Acesse www.doctoranytime.com.br para saber mais.

Email: admin@doctoranytime.com.br
Site: doctoranytime.com.br
Facebook: doctoranytimebrasil
Instagram: @doctoranytime.br