Nutrição

Mude sua relação com a comida e nunca mais faça dieta

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você vive engordando e emagrecendo, numa verdadeira luta contra a balança e o efeito sanfona? Não sabe mais o que fazer para perder peso? Pois uma boa dica é mudar a sua relação com a comida. Dessa maneira, você nunca mais precisará ficar refém das dietas.

Antes de colocar qualquer comida em sua boca, procure entender como a sua mente está funcionando. Primeiramente, analise o porquê de estar comendo o que come. Pergunte ao seu eu interior se está comendo aquilo para satisfazer os desejos de sua mente ou se é uma necessidade física de seu corpo.

Não deixe que o seu cérebro seja movimentado apenas pelo prazer de comer.

Em geral, isso acontece porque o mundo e a sociedade que vivemos é tão fugaz e tão estressante que acabamos associando de maneira direta o prazer e o relaxamento com nossas refeições. Os alimentos mais açucarados e gordurosos são verdadeiros aliados no combate à tristeza e ao estresse. Mas, a partir do momento que reprogramamos nossa mente para que o prazer e o bem-estar seja associado ao consumo de alimentos saudáveis, passamos a consumir mais legumes, frutas e vegetais. Vale a pena tentar.

Não é necessário nos privarmos de comer algo. O importante é começarmos a ter disciplina. Se você está com vontade de comer um chocolate, coma, mas não a barra toda. Nosso cérebro não necessita mais do que 3 pedaços para sentir o prazer que a serotonina dispara em nosso corpo. Depois, é só compensar durante a semana, com escolhas saudáveis e inteligentes. A chave do sucesso é manter o equilíbrio com disciplina.

Pratique atividades físicas. Descubra exercícios que lhe proporcionem prazer e que façam com que você se sinta bem. Saia da sua zona de conforto. Comece praticando caminhadas leves, com duração de pelo menos 30 minutos diários. Depois, vá aumentando gradativamente a duração e o nível de dificuldade. Não existe desculpa que justifique o sedentarismo. Quanto mais o corpo humano se movimenta, mais ânimo você terá para fazer as atividades da sua rotina.

Antes de fazer alguma refeição, feche os olhos e volte a sua atenção por pelo menos cinco minutos para a sua respiração. Este tipo de meditação diminuirá a sua ansiedade. Coma de maneira consciente. Desfrute de cada garfada, de cada porção. E principalmente, permita-se sentir prazer.

Sabia que fazer dieta também pode ajudá-lo (a) a se conhecer melhor? Saiba mais no site: Fazer dieta pode ser um ato de autoconhecimento.


  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]