Alimentação consciente Nutrição Nutrição Energética Receitas

Maçã: a fruta do equilíbrio na nutrição energética

Juliana Luz
Escrito por Juliana Luz
O ditado americano “An apple a day keeps the doctor away” (em português: uma maçã por dia manterá o médico à distância) faz todo o sentido quando aprofundamos os benefícios dessa fruta.

A maçã, especialmente as vermelhas, são conhecidas – e indicadas nutricionalmente – como fonte de fibras, antioxidantes e por seus componentes anti-inflamatórios. Para a nutrição energética, a maçã é a fruta que tem a capacidade de equilibrar todos os pontos (chakras) dos corpos físico, emocional e energético. Isso porque sua atuação energética é neutra, sendo utilizada como base para qualquer tratamento holístico.

Exemplos: quando associada ao gengibre ou à canela, a fruta potencializa a ação do elemento fogo, trazendo coragem, ação e entusiasmo para quem a consome. Já combinada com a baunilha, trabalha a alegria, nos conecta com nossa criança interior e fortalece o amor-próprio.

Maçã com maracujá também fica perfeito! Estimula a compaixão e, se acrescentado o mel, adoça nossas mágoas e ressentimentos. Não é de se estranhar o porquê desta fruta ser tão indicada para o tratamento de doenças cardiovasculares, não é mesmo?

Um suco de maçã com hortelã e limão, por sua vez, acalma nossas ansiedades e auxilia na desintoxicação da raiva, trazendo saúde para o fígado. Maçã com romã limpa nosso ponto energético da garganta e permite que as palavras fluam com mais facilidade.

maçã

Para auxiliar no tratamento da depressão, experimente um chá de maçã e raspas de laranja bahia. Ou, para enfrentar a correria do dia a dia, prepare o chá de maçã, cravo da índia e anis estrelado. Conclui-se, então, que essa fruta vai muito além de ser o fruto proibido ou a fruta utilizada para envenenar a Branca de Neve. Uma maçã por dia garante saúde e equilíbrio para mantermos nossos pés firmes no chão, a mente conectada à intuição e o coração fortalecido em amor e alegria.

Receitas básicas

Suco Zen (para amenizar ansiedade e irritabilidade)

– 1 maçã vermelha com casca e com as sementes
– 1 talo de salsão
– 2 raminhos de hortelã fresco
– Suco de meio limão verde
– 1 colher de chá de mel de laranjeiras

Bata no liquidificador com 1 copo de 200ml de água filtrada e tome sem coar, de preferência em jejum.

Energia

– 1 maçã vermelha com casca e sementes
– Raspas de laranja bahia
– 1 pitada de cominho em pó
– 1 pedaço pequeno de gengibre fresco
– 1 colher de café de mel silvestre

Bata no liquidificador com 1 copo de água filtrada, de preferência em jejum.

Só para mulheres

*ameniza sintomas da TPM, trato do sistema urinário, ovariano e uterino

– 1 maçã vermelha com casca e sementes cortada em fatias
– 1 punhado de hibisco seco
– 1 punhado de sementes de romã
– 1 unidade de canela em rama
– 1 xícara de água

Ferva a água junto com a maçã e com a canela, assim que pegar fervura desligue o fogo e acrescente as sementes de romã e o hibisco. Tampe e deixe descansando por 5 minutos. Coe e, se quiser, adoce com mel de laranjeiras ou melado, mas evite adoçar com açúcar ou adoçante. Pode ser consumido pela manhã ou à noite.

 

Sobre o autor

Juliana Luz

Juliana Luz

Nutricionista, terapeuta holística e astróloga. Atende em consultório com aconselhamento terapêutico, é facilitadora de cursos de gastronomia saudável, nutrição energética, autoconhecimento, ginecologia natural e círculos de mulheres, sendo uma das idealizadoras do projeto “Lua Azul - Despertar do Feminino”.

Pioneira em Nutrição Energética no Brasil e uma das sócias da empresa Cozinha da Iaiá – Geleias Terapêuticas .

Difunde a ideia de que o alimento nutre, não somente o corpo físico, como também fortalece a alma, por meio do equilibro físico, emocional e energético.

Contatos:

E-mail: [email protected]
Facebook: Cozinha da Iaiá | Julliana luz | Julliana Luz Terapeuta
Instagram: @cozinhaiaia | @jullianaluz_terapias
Celular : 11 9 9951 3398 (WhatsApp)
Site: www.nutricaoenergetica.com.br (Em breve)