Nutrição Saúde Integral

Dicas de alimentos que ajudam no combate a doenças cardiovasculares

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As doenças cardiovasculares são sem dúvida muito comuns, tanto que cerca de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil e 17,5 milhões morrem por ano no mundo. Não é à toa que no dia 29 de setembro é lembrado como o Dia Mundial do coração, tendo como destaque a boa alimentação como combate ao colesterol alto, diabetes, obesidade e hipertensão.

Com isso, fizemos uma lista de alimentos que são necessários e extremamente importantes para o nosso coração:

Vinho

O vinho possui fonte de polifenóis e resveratrol, que são importantes para a prevenção de arterioscleose e trombose. Não exagere em tomar vinho, o ideal é uma taça de 200ml por dia. Para quem não gosta de bebida alcoólica, é recomendado tomar suco de uva integral.

Farelo de aveia

O farelo de aveia é rico em fibras solúveis que fazem com que diminua a síntese de colesterol no fígado. É muito bom consumir diariamente.

Azeite extravirgem

O azeite contém antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células. Além disso, ele apresenta um efeito protetor contra uma série de doenças cardiovasculares, fazendo baixar os níveis de colesterol “ruim”.

Salmão

shutterstock_233173162

O salmão tem ação anti-inflamatória as gorduras chamadas de ômega 3. Ele faz o controle dos níveis de trigliceres no sangue e também reduz as placas obstrutivas nos vasos sanguíneos. É importante o consumo desse alimento para reduzir as doenças de infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Castanha do Pará

A castanha do Pará é rica em nutrientes como ácido graxos, vitamina B e E, proteína, cálcio, fósforo, fibras, e magnésio, além do selênio (mineral antioxidante). O seu consumo previne doenças como diabetes tipo 2, câncer e obesidade. Não devem ser consumidas mais de duas unidades por dia.

Brócolis

O brócolis é rico em vitamina C, A, ácido fólico, cálcio e ferro. Seu consumo previne danos nas artérias e redução dos níveis de colesterol.

Abacate

O abacate é rico em vitamina E, minerais e glutationa (antioxidante). O seu consumo pode reduzir o colesterol ruim e o triglicerídeos.

Laranja

A laranja é rica em vitamina C, A, B, E e fonte de minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês. Ela também contém antioxidantes, aumentando  a resistência a infecção, redução do colesterol e previne derrames.

Chocolate Amargo

Diferentes dos demais chocolates, o chocolate amargo contém menos gordura e açúcar e a sua porcentagem de cacau é acima de 70%. O seu consumo auxilia no aumento da concentração no sangue de HDL (colesterol bom).

Amêndoa

A amêndoa é um alimento rico em proteínas, fibras, vitamina E, cálcio e gorduras mono e poli-insaturadas. O consumo desse alimento ajuda a controlar a diabetes tipo 2 e o consumo de glicose no sangue.

Tahine

Para quem não conhece, o tahine é utilizado na cozinha oriental em temperos de saladas. O tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim. Ele é rico em ômega 3, vitamina E e cálcio. Possui um baixo teor de sódio e antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol.

Sardinha

A sardinha é um peixe rico em vitamina D e ômega 3. O ideal é comer a sardinha assada ou grelhada para aproveitar todos os nutrientes do alimento. O seu consumo reduz as taxas de colesterol ruim, enquanto aumenta o bom, além de fortalecer os ossos.

Ovo

Muitos dizem que faz mal à saúde, porém, se consumido cozido, esse alimento traz inúmeros benefícios ao organismo. O ovo produz proteína e gorduras do bem.

Cuide do seu coração e tenha uma vida longa e feliz!

Para a saúde do coração, boa circulação é preciso. Para a saúde da alma, energia pura deve fluir. Pensamentos positivos dão boa saúde para a alma. Quando eu tenho pensamentos que sustentam as qualidades do espírito como o amor, a paz, a beleza e a felicidade, eu estou movendo energia espiritual pura através da alma. Que hoje eu forneça a mim mesmo boa circulação para a alma”.


  • Escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]