Autoconhecimento Comportamento

Isolamento social e o caminho para celebrar espiritualmente o Natal

Imagem de dois elfos / gnomos vestidos de papel noel. Eles são pequenos, usam barbas longas e brancas e chapéus pontuados nas cores vermelho e branco. Eles são fofinhos.
Susanne Jutzeler / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Qual era o significado do Natal para você quando você ainda era criança? E qual é o significado dessa data nos dias atuais? Antes de crescermos e de desenvolvermos nossas crenças, acreditamos que esse dia do ano é exclusivamente uma oportunidade para trocar presentes e para aguardar o Papai Noel, além de comer bem.

Porém, com o passar do tempo, começamos a aprender mais sobre essa festa e sobre o verdadeiro significado por trás dela. De acordo com o cristianismo, o Natal, celebrado em 25 de dezembro anualmente, é a data em que Jesus Cristo nasceu. Exemplo de bondade, de caridade e de humildade, esse personagem é homenageado nessa ocasião.

Mais do que um aniversário, a celebração do nascimento de Cristo é um convite para que sejamos capazes de olhar para quem somos, de refletir sobre nossas atitudes e de agradecer por tudo que Deus nos dá diariamente. Durante a pandemia, esse tipo de reflexão é ainda mais importante.

Natal na pandemia: uma celebração espiritual

Por causa da pandemia do coronavírus, o mundo inteiro aprendeu que manter o isolamento social é a maneira mais segura de se proteger de uma doença para a qual não há vacina ou remédio. Acreditamos que essa situação duraria pouco, mas a realidade se mostrou mais dura do que isso.

Assim como a festa junina, o Natal não poderá acontecer em 2020 da forma como acontece sempre. Muitas famílias e amigos perderam pessoas queridas, o mundo continua enfrentando as consequências econômicas e sociais da doença e um clima de desesperança tomou conta de tudo.

Imagem de um pé usando uma meia nas cores vermelho e branco. A pessoa está sentada no sofá com os pés elevados. Ela está sozinha passando o natal em isolamento. Ao lado um caneca vermelha e um pires com biscoitos natalinos.
Jill Wellington / Pixabay

Então não poderemos passar o Natal ao lado de quem mais amamos e não poderemos trocar presentes com a naturalidade de sempre. Há quem não queira celebrar a data nesse ano, porque imagina que a festa não terá o mesmo brilho sem o otimismo que a cerca em todas as épocas.

Para olhar para essa situação de uma outra maneira, mais otimista e mais leve, precisamos nos ater ao verdadeiro significado do Natal. O que essa festa nos ensina? O que nós promovemos nesse dia? Quais são os sentimentos que devem predominar nessa ocasião tão especial?

O verdadeiro significado do Natal

Trocar presentes, saborear a ceia e encontrar quem amamos são hábitos que fazem parte do Natal, mas que não traduzem todo o significado da festa. Se estamos celebrando o nascimento de Cristo, estamos falando sobre esperança, amor, gentileza, bondade e união. Estamos estimulando os sentimentos que podem superar o desânimo proveniente da pandemia.

O isolamento social não é uma sentença de morte, mas uma garantia de vida. É uma chance para olharmos para dentro de nós, para refletirmos sobre as nossas atitudes e para encontrarmos a nossa verdadeira essência. Nós estamos disseminando os ensinamentos de Jesus? Estamos tentando viver como ele viveu? Ou deixamos a escuridão nos invadir?

Imagem de uma mulher decorando a árvore de natal. Ela usa uma saia vermelha com pompom branco na barra e uma meia listrada nas cores vermelho e branco.
Jill Wellington / Pixabay

Os tempos são difíceis para todos nós, mas precisamos encontrar a luz que sempre se acende nessa época do ano. Vamos celebrar o Natal à distância, enviando mensagens e presentes para quem amamos e mostrando que estamos presentes e que estamos vivos, apesar de tudo. Vamos agradecer pelas nossas casas, pelos nossos alimentos, pelas nossas amizades e pelas nossas famílias.

As pessoas que partiram também podem ter um lugar nessa festa. Pense sobre os bons momentos que você viveu ao lado delas. Pense sobre o que elas fizeram de melhor para você e o que elas te ensinaram. A partir disso, perceba como a vida, de um jeito ou de outro, trouxe momentos felizes e gentis para você.

Você também pode gostar

Estimule o verdadeiro significado do Natal celebrando a vida, a paz e o desejo de dias melhores. Mentalize os aprendizados que Deus nos comunicou por meio da figura de Jesus e sinta a presença Dele na sua casa e no seu coração. Acredite que tudo melhorará e permita que o Natal seja celebrado na pandemia de um jeito diferente do habitual, mas com ainda mais amor, gratidão e união. Tudo vai melhorar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]