Energia em Equilíbrio Natureza

Significado da flor Jacinto: alegria e doçura

Será que você já viu a flor jacinto? De beleza impressionante, com perfume peculiar e uma variedade de cores, esta planta é milenar. Ajuda na conexão espiritual, sendo também bastante ornamental e muito simbólica. Oferece alegria, doçura e muitos benefícios às pessoas e ao ambiente. Encante-se com as curiosidades a respeito dela!

Cada flor tem seus encantos e curiosidades, e não é diferente com o Jacinto. Seu nome científico é Hyacinthus orientalis, pertence à família das Hyacinthaceae, e se adapta ao clima mediterrâneo, subtropical ou temperado. Para cultivá-lo, é necessário deixá-lo em sol pleno, solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica, além de ser regado regularmente. E se o assunto for aparência, o jacinto é encantador, geralmente com 30 a 40 cm de altura, com folhas espessas, brilhantes e longas, e suas flores podem ser de diversas cores. Seu perfume é sua marca registrada, além de enfeitar muitos jardins.

Se originou na região do Mediterrâneo, em países como Grécia e Turquia, mas se espalhou pelo mundo, e agradou muitas gerações. Se quer se encantar ainda mais, conheça o significado da flor Jacinto, e aprenda tudo sobre ela.

Qual o significado de Jacinto?

Jacinto
low-keypictures de Getty Images / Canva

O jacinto é uma flor cheia de significados e simbologias, representa principalmente a beleza, alegria e doçura. Em algumas culturas, ele simboliza a ressurreição e o renascimento, pois geralmente floresce na primavera, representando a renovação da vida após o inverno. Também pode simbolizar a juventude e vitalidade, pois seu crescimento é vigoroso. Ao redor do mundo, essa planta é usada em diferentes momentos, sempre com muita representatividade. Na Grécia antiga, o jacinto era usado para homenagear os mortos. Já no Irã, eles são usados durante o Ano Novo Persa para simbolizar a renovação e a esperança. Já na China, essas flores simbolizam a prosperidade e a riqueza, e no Japão elas são usadas em cerimônias religiosas, representando a pureza espiritual.

Suas cores também podem transmitir diferentes mensagens, confira:

  • Azul: está ligado à tranquilidade, calma e paz. Também pode simbolizar constância e confiança.
  • Rosa: representa o amor, afeto e ternura. Podem ser usadas para expressar carinho e apreço.
  • Branco: este simboliza pureza, inocência e sinceridade. Comumente usado em casamentos e cerimônias religiosas.
  • Vermelho: está relacionado à paixão ardente, amor intenso.
  • Lavanda ou Roxo: está ligado à espiritualidade, mistério e respeito.
  • Amarelo: representa alegria, amizade e otimismo. Pode ser uma escolha adequada para celebrar a amizade.
  • Laranja: significa entusiasmo e energia. Usado para expressar emoções positivas.
  • Verde: associado à esperança, ao renascimento e à regeneração.

Jacinto para a espiritualidade

A flor de Jacinto tem um forte laço com a espiritualidade, aproveite seus benefícios com essa simpatia para atrair alegria:

Materiais necessários:

  • Uma flor de jacinto (preferencialmente amarelo ou laranja);
  • Um vaso com terra;
  • Uma vela amarela;
  • Um prato branco.

Passos:

1 – Escolha um local tranquilo para realizar a simpatia.
2 – Plante a flor de jacinto no vaso e, enquanto isso, se concentre em seus desejos por alegria e felicidade.
3 – Coloque o vaso no centro do prato branco.
4 – Acenda a vela amarela e coloque-a ao lado do vaso.
5 – Feche os olhos, respire profundamente e coloque toda sua concentração na alegria que deseja atrair para sua vida.
6 – Diga em voz alta ou mentalmente: “Com esta simpatia, peço alegria e felicidade. Que a energia deste jacinto ilumine meu coração com alegria.”
7 – Deixe a vela queimar enquanto mentaliza, e depois apague-a.
8 – Deixe o vaso com o jacinto no prato branco em um local onde possa ver todos os dias.
9 – Cuide com muito carinho.

Benefícios

Polinização
Eduard Andrica de Getty Images / Canva

O Jacinto pode trazer benefícios para diversos aspectos da vida, conheça alguns deles:

  • Fragrância encantadora: seu perfume é doce e agradável, podendo melhorar um ambiente. Além disso, seu cheiro pode ser relaxante e usado para aromaterapia.
  • Polinização: essas flores atraem polinizadores, como abelhas e borboletas, ajudando a promover a biodiversidade no ambiente.
  • Estimulação visual: suas cores brilhantes podem proporcionar estímulo visual e melhorar o humor de quem as aprecia.
  • Terapia de jardinagem: cuidar de jacintos pode ser uma atividade terapêutica e relaxante, o que ajuda a reduzir o estresse e promove o bem-estar mental.
  • Cura a dor de garganta: o suco extraído das vagens da planta do jacinto possui efeito anti-inflamatório.
  • Tratar Doenças Sexualmente Transmissíveis: doenças como a gonorreia, podem ser tratadas com a ajuda de infusões preparadas com as folhas da planta do jacinto.
  • Beneficia a saúde digestiva: esta planta ajuda a fazer uma digestão suave. Ajuda também a tratar diarreia e náusea.
  • Mantém a pele saudável: o Jacinto tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antibacterianas.

Consumo

O jacinto não é próprio para consumo devido à presença de substâncias tóxicas em suas diferentes partes, incluindo bulbos, folhas e flores, podendo causar problemas a saúde. Ele contém alcaloides tóxicos, substâncias que podem ser prejudiciais para o sistema nervoso, o coração e outros órgãos do corpo humano. Além disso, pode causar irritação no trato gastrointestinal, levando a sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. A sua toxicidade pode variar dependendo da variedade da planta, do solo em que são cultivados e de outros fatores. Devido a isso, é difícil determinar a quantidade segura para consumo, o que torna mais seguro evitá-los.

Conforme falado anteriormente, o Jacinto não é uma planta própria para consumo. Apesar disso, pode ser usada como ornamento para pratos, mas sempre alertando que não deve ser consumida, pois pode ser tóxica.

Contraindicações

Apesar de ser uma planta encantadora, apreciada por sua beleza e fragrância, é preciso ter certos cuidados em relação ao Jacinto e atentar-se as contra indicações. Conforme abordado, a principal delas é que não é comestível, essa flor tem propriedades tóxicas, e não é recomendada a ingestão. O seu manuseio sem proteção pode causar irritação na pele e olhos, resultando em erupções cutâneas ou coceira. Ao menor sinal de desconforto, procure um médico para averiguar o caso. Além disso, é tóxico para animais de estimação, quando ingeridos, pode causar sintomas semelhantes aos observados em seres humanos, incluindo náuseas, vômitos e distúrbios gastrointestinais. Não se afaste do Jacinto, mas o trate da maneira correta e segura para todos.

Você também pode gostar:

Se você chegou até aqui, então certamente já está sabendo muito mais sobre o Jacinto, e aprendeu sobre suas simbologias, cuidados e curiosidades. É uma planta que tem bastante peso cultural, sendo usada para diversos momentos ao redor do mundo. Pode também ser um lindo presente, com cada cor transmitindo uma mensagem diferente, mas todas elas carregando a beleza do Jacinto. Aliás, esse é seu grande destaque, uma aparência que encanta, além de um aroma que atrai diversas pessoas. Apesar de tentadora, é uma flor que não deve ser consumida, pois pode ser tóxica, mas com certeza pode enfeitar o seu jardim, ou outro ambiente da casa. Se o Jacinto te encheu de alegria, então aproveite para compartilhar tudo sobre ele com as pessoas que ama, e deixe esta flor encantar novos corações.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br