Energia em Equilíbrio Saúde Integral

Motivação: a armadilha contra o sucesso!

Diversas pessoas vestidas de roupas sociais correndo em pista de corrida, perseguindo uma cenoura gigante .
Cintia Natoli
Escrito por Cintia Natoli

Você já parou para pensar em quantas vezes você se sentiu motivado a começar algo e não deu continuidade?

E acredite! Você não é o único, não é o primeiro e não será o último. Isto acontece todos os dias, com milhões de pessoas o tempo todo, em todos os lugares. Mas de fato, este não é o tipo de atitude de quem deseja alcançar o sucesso, seja ele qual for.

O sucesso é relativo. Você pode ter sucesso em sua profissão, pode ter sucesso construindo uma família, pode ter sucesso alcançando seu peso ou corpo ideal, ou simplesmente, ter sucesso por encontrar a sua paz interior. Sucesso é relativo! Cada pessoa define onde deseja chegar e o que a fará se sentir REALIZADA. 

O título deste texto parece absurdo, mas é a mais pura verdade. A motivação é a maior pegadinha da vida. Ela vem, te desperta, te provoca e depois te deixa na mão, com aquele monte de atividades que você já não tem mais o menor interesse em continuar dedicado.

A motivação é o início, mas só motivação, não te fará chegar a lugar algum. A motivação é uma antecipação do sucesso. É você visualizar o acontecimento pronto, lindo e maravilhoso, mas sem calcular todo o percurso e preparo que serão essenciais para alcançar o seu objetivo.

Nada na vida cai do céu. Tudo é construído.
A construção dá trabalho, exige foco, persistência, resiliência e principalmente disciplina. A motivação é o início, é aquele START, que te faz brilhar os olhos e colocar toda a sua energia logo nos 5 primeiros minutos e depois…

… ficar exausto! 

Este é o ponto. A motivação é uma armadilha para quem não consegue compreender a sua funcionalidade em nossa psique. A motivação precisa ser domada, ou ela te levará do céu ao chão em pouco tempo.

Controle suas motivações. Avalie as suas motivações. Compreenda as suas motivações. E questione-se sobre o motivo de determinada coisa ter encantado tanto você.

Peças de madeira clara colocadas em cima de uma mesa representando um homem subindo degraus de escadas.

Se você passar a analisar com mais atenção as suas motivações, você certamente conseguirá planejar melhor os seus passos e direcionar melhor a sua energia para que ela não se esgote antes do tempo. O nome disso é controle mental. É ter racionalidade para lidar com suas escolhas, independentemente da motivação, pois ela acaba. Isto é um fato.

Tudo começa pela motivação, mas só continua, por dedicação, disciplina e principalmente FOCO. E isso cabe em qualquer situação. Analise comigo: 

– namoro ou casamento: começa pela paixão, encantamento, motivação. Depois esse fervor passa e você passa a se dedicar e se empenhar para que a relação permaneça saudável. Ainda há sentimento, mas a construção é o que faz continuar. Se você está em uma relação sem construção, ela certamente chegará ao fim. A paixão é uma delicia, a sensação é ótima, mas é a construção de um ideal juntos que traz foco, disciplina e parceria para a continuidade.

Homem vestindo roupas sociais correndo em uma esteira perseguindo um saco de dinheiro pendurado por uma vara de pescar em sua frente.

– um novo emprego: encantamento por ter sido aprovado, satisfação pessoal, aprovação e motivação por uma novidade, 100% baseada nas expectativas geradas por você, afinal, você ainda não conhece a empresa. Passado um tempo, conhece pessoas legais e outras nem tão legais assim; encontra um chefe grosseiro e que não te dá espaço para trabalhar; percebe que sua rotina não é tão bacana como esperava; enfim, várias situações muito comuns no dia a dia de muitas pessoas. E também pode ser o contrário. Pode ser um emprego incrível, mas o encantamento passa e entra a construção. Quem não tem vontade de crescer profissionalmente? Construir um plano de carreira e evoluir? Novamente, entra o foco, a disciplina e a dedicação para construir o que se deseja.

E tudo isso dá um trabalhão! Conquistar o que quer que seja, dá trabalho! 

Se você começar algo por encantamento e motivação, sem analisar todo o processo, você irá se deparar com a frustração. Afinal, não há conquista sem que haja esforço.
Nunca se esqueça disso e se prepare para isso. Só assim você não será mais um a largar tudo no meio do caminho, por ser pego desprevenido. PREPARE-SE para a caminhada, mapeie os obstáculos e suas limitações para que não te derrubem.

O segredo é você se antecipar mentalmente a todo esforço que terá que ter para alcançar este objetivo e não o inverso. Onde você almeja chegar, é importante e te faz brilhar os olhos, mas você está realmente preparado para atravessar todo o passo a passo e a jornada até lá? Quais são os caminhos? Quais serão as pressões até lá? Está realmente disposto? MAPEIE!

Hoje em dia, com todo acesso tecnológico que temos em todos os cantos, se você me disser que não sabia que seria assim, eu vou te chamar de preguiçoso. Faltou pesquisa!

Pés de homem adulto parados em cima de uma seta vermelha pintada no asfalto com os dizeres comece agora.

Atualmente você consegue se antecipar a praticamente tudo e avaliar se realmente é ou não é aquilo que espera. Se o seu projeto for escalar a maior montanha do mundo, você não vai procurar no Google informações sobre isso? Depoimentos de quem foi, os riscos, as dificuldades? Ou se você viu uma vaga aparentemente incrível na internet, você não vai pesquisar informações sobre a empresa? Os colaboradores? Se você quer começar um curso, você não vai procurar vídeos ou textos que narrem a rotina diária desse profissional? Ou de como é o dia a dia do curso? Hoje em dia você consegue SIM se antecipar a todos os entraves que poderão surgir no meio do caminho e só depende de você PESQUISAR e MAPEAR tudo isso. Depois de feito isso, você olha para o espelho e se pergunta: E aí? Vamos dar conta? Se sim, vá em frente, mas PRONTO! E se não, não há problema algum! Você poupa seu tempo, sua energia, seu dinheiro e parte em busca de algo que esteja mais alinhado à sua disposição e real vontade!

Reflita sobre isso! Questione-se mais antes das tomadas de decisão. Passe a inserir este padrão de pensamento em sua vida e tenho absoluta certeza que você terá energia de sobra e preparo para alcançar tudo o que desejar em sua vida.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: A energia vital e a busca pela verdade

Sobre o autor

Cintia Natoli

Cintia Natoli

Administradora de formação, gestora e consultora de profissão. Sempre atuei no mundo corporativo, diagnosticando e curando empresas. Após um forte chamado, adotei a prática de Reiki e venho me preparando a cada dia como terapeuta integrativa, com reflexologia podal, tarot terapêutico, meditação, florais de Bach e aromaterapia. Com o meu grande desejo de curar e tratar dores e emoções, na psicossomática do ser, hoje sou estudante de fisioterapia e pós graduanda em acupuntura. Quero tratar pessoas e levar saúde e bem estar para cada vida que passar por mim.
Escrever é uma forma de compartilhar essa deliciosa jornada que venho trilhando e quem sabe, incentivar as pessoas a melhorarem a sua realidade; a seguirem o seu coração, sem medo do tempo. Sempre há tempo para começar e recomeçar. A aceitação de si mesmo é o primeiro passo para um caminho pleno e feliz. E foi a partir desta filosofia que iniciei o projeto Eu Me Aceito Sim.

Email: [email protected]
Site: eumeaceitosim.com.br
Facebook: eumeaceitosim
Instagram: @eumeaceitosim