Energia em Equilíbrio Yoga

O que são bandhas e como ativá-los

Attractive cool young fit woman in sportswear practicing yoga sitting with crossed legs in Sukhasana Easy Posture doing Upward Abdominal Lock Uddiyana Bandha studio black background
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Do sânscrito “fixação”, ou “fecho”, bandha é o nome do conjunto de técnicas usadas no hatha yoga. São contrações de áreas específicas do nosso corpo que estão diretamente relacionadas aos centros de energia vital e canalizadores de fluxo energético, os chakras. São elas que, se acionadas corretamente, colocam a prática do hatha yoga em pleno funcionamento. É uma ativação muscular que coloca todo o corpo em harmonia.

São quatro os bandhas principais: jalandhara (contração/ativação da garganta), uddiyana (contração/ativação do abdômen), mula (contração/ativação do assoalho pélvico) e jihva (contração/ativação do céu da boca com a língua). Além destes, no hatha yoga existem outros bandhas combinados utilizados em determinadas meditações e posições.

Na prática, os bandhas são uma espécie de mecanismo de segurança para a realização de técnicas respiratórias e posturas feitas durante a prática. Fisicamente, se ativados corretamente, os bandhas evitam dores e problemas posturais, pois mantêm o corpo aquecido; já no campo energético são usados para direcionamento de energia e concentração do fluxo energético. A ativação correta dos bandhas também promove diversos benefícios à saúde do praticante como no sistema endócrino, funcionamento dos órgãos, sistema nervoso e obviamente na saúde da mente, que se torna mais focada e apta para a concentração.

O ideal é que ao longo da prática, as pessoas possam ativar os bandhas durante atividades cotidianas, pois o benefício vai além do hatha yoga. A ativação torna nosso corpo físico mais atento e mais inclinado a agir e raciocinar corretamente, tornando mais harmoniosa toda a vivência consigo mesmo e com o mundo externo.

Dos citados acima, dois bandhas são considerados primordiais para uma prática correta da hatha yoga. Saiba abaixo como ativá-los:

– Mula bandha

Significa algo como “fecho da raiz” e é a contração e elevação do assoalho pélvico.

Para ativar o mula bandha, deve-se contrair a musculatura dos esfíncteres do ânus e da uretra e depois acionar de forma sutil a elevação destes músculos. Inicie treinando a ativação desta contração com espaçamentos de tempo entre elas e, aos poucos, tente mantê-la por períodos cada vez mais longos.

– Uddiyana bandha

Significa “fecho do fluxo ascendente” e é a contração abdominal que direciona o fluxo energético para cima.

O Uddiyana bandha é ativado contraindo-se a musculatura abdominal, principalmente a região do umbigo, como se quiséssemos colocar esta área um pouco para dentro e para cima. Assim como na bandha acima, faça isto por curtos períodos e vá aumentando o tempo de contração até que se sinta seguro; quando conseguir integrar o movimento à respiração, o objetivo foi alcançado e o movimento está sendo feito de forma correta.

Contraindo e ativando os dois bandhas simultaneamente, você perceberá uma melhora no seu cotidiano com o correto redirecionamento da energia vital em seu corpo.


  • Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]