Autoconhecimento

Livre-se do lixo emocional que tenta intoxicar você

Homem segurando uma foto sorrindo cobrindo seu rosto e atrás diiversas fotos com outras emoções
Herica Rodrigues
Escrito por Herica Rodrigues

Nascemos livres, puros e limpos de toda poluição mental e emocional. Nascemos sem programa algum. A nossa alma vem ao mundo na pura essência divina, livre de julgamentos, medos, culpas, ansiedades, comparações, inferioridades, tristezas, enfim… ou seja, a nossa essência é puro amor, luz, paz, alegria, autoestima, coragem… porém na medida que vamos crescendo e nos interagindo com o ambiente, com as pessoas e com o mundo à nossa volta, vamos recebendo informações e aprendizados. Até aí tudo bem! Recebemos sim informações importantes e necessárias. Mas acontece que 90 por cento dessas informações vêm carregadas da visão de mudo e dos programas daqueles que nos cercam. Que por sinal receberam também influencias e programas similares. Por isso, é importante que não julguemos essas pessoas de forma alguma, pois agiram de acordo com o que também foram passados à elas!

Então durante o nosso crescimento e desenvolvimento, esses programas e informações entram e são armazenados em nós. Entram em ação os vários programadores de nossa mente, com suas informações e com suas ideias. Com isso, pouco a pouco vamos formando a nossa personalidade de acordo com os mais poderosos programadores de nossas vidas. E eu cito aqui os mais importantes deles que são o nossos pais, parentes, professores, padres, pastores… e eu poderia incluir mais um p nesse rol: fomos influenciados também pelas nossas primeiras paixões… Veja bem: existem inúmeras pessoas que por fracassarem nos primeiros relacionamentos, desenvolveram problemas de depressão, baixa estima, muitas vezes sentem-se ruins, culpadas, inadequadas, fracassadas…

Homem olhando o lado de fora pela janela

São tantos programas e crenças negativas a respeito de nós mesmos, de nossas condutas, do mundo, das pessoas e da vida, que realmente fica difícil se desenvolver bem em todas as áreas! Muitas pessoas carregam bloqueios, inseguranças, sentimento de inferioridade, de fracasso, de não merecimento e por aí vai… esses programas ficam inseridos dentro do nosso inconsciente, gerando atitudes e comportamentos que nos limitam de viver uma vida feliz. Até que um certo dia, de repente, olhamos para nós, e nos percebemos cheios de medos, inseguranças, cheios de crenças que nos limitam e que nos bloqueiam.

Apesar disso tudo, é importante, e hoje eu quero que você saiba que você não é isso! Eu vou repetir: VOCÊ NÃO É ISSO! VOCÊ NÃO É ESSE EMARANHADO DE LIXO! Todos nós fomos programados. Vou dar um exemplo: muitas vezes dizemos que não gostamos ou concordamos com alguma coisa, ou vice-versa, concordamos e até seguimos alguma tendência, preferência ou até mesmo uma religião ou comportamento; sem pararmos para nos questionar, o porquê fazemos ou agimos de determinada maneira.

Homem sentado no sofá com a mão na cabeça

Dificilmente nos questionamos: será que eu realmente gosto disso? Será que aquela pessoa que eu tanto julgo é assim mesmo? E por que eu estou julgando? Será que eu tenho essa opinião mesmo? Ou será que isso é baseado na opinião e preconceito alheio? Será que eu realmente acho isso, que eu gosto disso, que eu quero fazer aquilo? Ou será que as minhas opiniões, medos, ansiedades, julgamentos, inseguranças, e até gostos e a forma com as quais eu me comporto são realmente condizentes comigo? Eu garanto que quando você começar a agir assim, ou seja, a se questionar, ficará surpreso! Nem sempre tudo o que reside dentro de você é verdadeiramente seu. Na grande maioria das vezes, foram programas colocados em você, por pais, parentes, professores, líderes religiosos, relacionamentos, pela sociedade a qual você faz parte, também pelos programas de consumo e pela mídia.

Você também pode gostar

E então você me pergunta: “como me livrar de todo esse lixo que tenta intoxicar a minha personalidade, o meu caráter e o meu comportamento?” E eu volto na mesma resposta de sempre: o autoconhecimento. Sempre iremos dar as voltas necessárias e sempre cairemos no autoconhecimento. Ele é a base de tudo! É importante que nos questionemos o tempo inteiro, por que quando nos questionamos, chegamos a nossa essência! Nem sempre encontraremos uma resposta imediata, muitas vezes encontraremos apenas um silêncio interior que talvez consideremos falta de resposta, no entanto muitas vezes é justamente no silencio que encontramos as respostas.

Ou seja, são naqueles momentos em que o nosso ser está vazio de toda essa toxicidade que encontramos a paz de espírito e a serenidade do nosso coração para agir em determinado contexto. O tagarelar de nossa mente, nos impede de ouvir o nosso coração. E é nele que reside a verdadeira sabedoria e paz interior! Silencie a sua mente!

Sobre o autor

Herica Rodrigues

Herica Rodrigues

Olá! Meu nome é Herica Rodrigues.

Tenho formação em Letras, sou professora e sou formada em Direito.

Atualmente estudo PNL (Programação Neurolinguística com nível de Practitioner) e brevemente iniciarei meus estudos no campo da psicanálise.

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado, chamado vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Yung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: [email protected]
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: Pausaparaaquecerocoracao
Instagram: @pausa_paraaquecerocoracao
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração