Autoconhecimento

Maneiras simples de reduzir seu estresse

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para muitas pessoas, o estresse está presente todos os dias nestes tempos modernos. A estrutura de nossas vidas é baseada em tensão, ansiedade e conclusões precipitadas. Nossas vidas são sobrecarregadas, até para pequenas coisas: supermercados lotados, trânsito parado, empregos exigentes, aulas difíceis à noite, viagens corridas a negócios, listas de afazeres em casa, brigas com o marido ou a esposa, filhos que dão trabalho… São tantas tarefas que vão desde exigências importantes a pequenas coisas do dia a dia.

De fato, como luxo ter um tempo para fazer atividades físicas, cuidar do nosso corpo ou fazer uma simples massagem! São as últimas coisas nas quais pensamos. Adiamos sempre nosso bem-estar para dar atenção aos nossos afazeres constantes. Podemos até nos sentir culpados quando atendemos algumas de nossas necessidades por estarmos acostumados a priorizar sempre as tarefas corriqueiras.

No entanto, dar apenas atenção para as nossas tarefas cotidianas pode causar impacto negativo sobre nossa saúde, tanto física quanto emocional e, se durar por muito tempo, pode causar traumas significativos. Quando percebemos que isso está nos afetando de forma mais grave, a gestão imediata de nossas tarefas se faz necessária. Afinal, todo mundo sabe que uma alimentação saudável e exercício físico regular pode ser eficaz na redução da tensão e estresse, mas nem sempre é fácil gerenciar o nosso tempo para as atividades que nos trazem bem-estar. Há, no entanto, várias coisas que podemos fazer de forma rápida e fácil para aliviar a tensão e criar um sentimento de calma. Aprenda pequenas estratégias para reduzir seu estresse diário, mesmo que faça pouca diferença, já é de grande valia!

1 – Abrace a pessoa que você ama

shutterstock_256326100Os exercícios físicos são excelentes, assim como fazer sexo! Porém, outra atividade pode ser de grande valia quando não há muito tempo: abraçar! Tudo o que precisamos é de alguns momentos de carinho, como abraçar, ficar de mãos dadas ou nos beijar. Isso aumenta nossa serotonina e reduz nosso cortisol. Da próxima vez que você estiver se sentindo estressado, lembre-se que seu companheiro (a) pode proporcionar um momento de alívio e bem-estar. Sinta suas preocupações se esvaindo.

2 – Tome vitaminas

shutterstock_236294908Não consegue ter uma alimentação saudável e caseira por falta de tempo? Mas isso não significa que você perderá vitaminas e minerais do seu corpo! Insira vitaminas em sua dieta diária. Vitaminas C e E, por exemplo, ajudam a regular os hormônios do estresse e baixar a pressão arterial. Tomar um multivitamínico diariamente – aquele que contém C e E, juntamente com outros nutrientes importantes – poderia oferecer benefícios na redução do estresse.

3 – Alimentos que ajudam a combater o estresse

shutterstock_263923166Você não precisa recorrer aos alimentos industrializados ou cheios de açúcar para aliviar sua tensão. Calorias vazias como doces, batatas fritas ou sorvete não é o caminho certo, definitivamente. A longo prazo, utilizando-se desses alimentos, o estresse e o desconforto só aumentarão devido a contribuição deles para o aumento da pressão arterial e até obesidade. Ambos prejudicam muito a nossa saúde. Mesmo no curto prazo, eles podem adicionar ao estresse emocional uma carga importante, pois nos sentimos culpados e fracassados ao recorrer a estes alimentos nada saudáveis.

Há alimentos que ajudam a melhorar a tensão, como: abacate, pistache, nozes, salmão, farinha de aveia, leite e espinafre. Estes alimentos contêm nutrientes como cálcio (leite, espinafre), vitamina E (pistaches e outras frutas secas), ácidos graxos ômega-3 (salmão), potássio (abacate) e fibras (aveia, abacate) que são conhecidos como redutores da fadiga e do cortisol (hormônio do estresse).

Tente pegar uma tigela de mingau de aveia com leite para o lanche da tarde, e no almoço acrescente o salmão e o espinafre. Para sobremesa, abacate!

4 – Quando algo perturbador acontecer, anote

shutterstock_288045365Não é necessário manter um diário sobre todos os acontecimentos da sua vida – até porque falta tempo para muitas coisas hoje em dia. Manter um caderno de anotações sempre por perto, e tente escrever seus pensamentos e sentimentos, principalmente quando há algum desentendimento, pode lhe ajudar a reduzir sua tensão. Libere seus pensamentos. Manter um caderno de pensamentos é um espaço seguro e necessário para desabafar; ele também pode ajudá-lo a ganhar uma nova perspectiva sobre a situação, ou até mesmo debater estratégias para resolver o problema. Mantenha um “diário” na gaveta de sua mesa de cabeceira para que você possa anotar algumas sentenças à noite antes de dormir, ou de manter um arquivo no seu computador que você acessar sempre quando precisar desabafar.

5 – Converse mais com as pessoas que ama

shutterstock_247387516Muitas vezes podemos irritas as pessoas com os nossos problemas, mas é muito eficaz procurar alguém que a gente confia para desabafar, também. Um amigo confidente sempre lhe entenderá nas horas mais complicadas, pois compreende como você age e como estão as coisas em sua vida. Não se trata de manter fofocas ou malícias, e sim de expor suas opiniões e deliberar sobre os acontecimentos da vida, sempre de mente aberta, pois seu amigo pode lhe ajudar a solucionar o que lhe incomoda. Além disso, é claro, manter sempre suas anotações é uma ajuda e tanto no seu dia a dia!


• Texto traduzido e adaptado por Natalia Iannone da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]