Autoconhecimento Comportamento

Mantenha seu espírito jovem

Retro image of victorious young businessman celebrating his success and achievement by standing under majestic sky raising his arms in gratitude and contentment.
Juliana Loureiro
Escrito por Juliana Loureiro

A juventude não deveria ser uma fase da vida, e sim um estado de espírito. Muita gente, principalmente mulheres, ao pensar em manter-se jovem acaba focando os aspectos físicos. Começa uma caminhada sem fim em clínicas de estética, dermatologia e afins. Além de ser caro e requerer investimentos constantes, na maioria das vezes esse tipo de busca pode ajudar na nossa aparência exterior, mas não resolve o nosso estado de espírito e como nos sentimos internamente.

Apesar de ser sempre bom estar com uma aparência jovem e bonita, o que pode gerar um impacto mais positivo nas nossas vidas é uma transformação de dentro para fora, e não de fora para dentro, como a maioria busca. Para isso é necessário parar e fazer uma autoavaliação sobre você.

Algumas perguntas que podem ajudar a guiar o caminho:

  1. O que é ser jovem para você em termos de comportamento e ações?
  2. Como uma pessoa jovem vê a vida?
  3. Como uma pessoa jovem enfrenta dificuldades e a vida?
  4. O que você gostaria de fazer “se ainda fosse jovem”?
  5. Se fosse jovem e pudesse começar a vida de novo, o que você mudaria? Atrás de que sonho correria?

Tire alguns minutos para pensar profundamente sobre estas perguntas e anote as suas respostas. Avalie-as e confronte com seu comportamento atual.

Será que você anda na zona de conforto ou está buscando sempre renovar-se e manter-se em busca de um espírito jovem?

Caso você detecte que apresenta sintomas de quem está deixando-se envelhecer, não desanime, não é porque você está assim agora que não pode mudar.

Seguem 4 dicas para sair desse estado e buscar um espírito mais jovem:

  1. Coragem: resgate sua coragem para mudar. Coragem não é a ausência de medo, mas sim a ação independente do medo.
  2. Sonho ou ideal: revisite seus sonhos antigos ou crie novos ideais.
  3. Alegria interior: não deixe a rotina ou o pessimismo tomar conta da sua rotina, alegre-se por estar vivo e ter o privilégio de seguir aqui.
  4. Ação: para atingir um sonho ou ideal, você provavelmente precisará agir e, por isso, estudar e se atualizar farão parte deste processo. Encare isso como natural e com bons olhos.

Reserve alguns minutos para criar seu plano e comece a agir. Você perceberá que rapidamente estará mais inspirado pela vida novamente, cheio de alegria e ambições. Dia a dia, seu espírito rejuvenescerá, e você passará a se sentir melhor. As consequências são verdadeiramente expressivas quando nos dedicamos a isso: novos sonhos conquistados, novas amizades e uma beleza interior que reluz o nosso exterior!


Você pode gostar de outros artigos dessa autora. Confira também: Bháva – transformando um dia comum em uma experiência fantástica.

Sobre o autor

Juliana Loureiro

Juliana Loureiro

Há algum tempo, uma vontade extrema de viver e explorar a vida batia no meu coração. Eu tinha tudo que uma vida convencional pedia, mas sentia que a vida me escapava.

Decidi me tornar a dona da minha própria vida. Troquei a carreira corporativa como Diretora de Marketing por uma aventura pelo mundo abordo de um veleiro com meu marido e dois filhos pequenos.

Quebrei paradigmas, senti muito medo, percorri um caminho longo de autoconhecimento, mas, finalmente, passei a viver a vida ao máximo. Renasci. Libertei o espírito vivo, nômade, explorador, viajante que sempre esteve em mim, e ainda passei a ter como missão inspirar e ajudar as pessoas a viverem a vida ao máximo.

Vem comigo despertar para uma vida cheia de significado, criar coragem para mudar e passar a viver a sua vida ao máximo.

Contato:

Email: [email protected]
Site: vivaavidaaomaximo.com.br
Canal Telegram: Viva a vida ao máximo
Facebook: vivaavidaaomaximo
Instagram: @juliana_loureiro_oficial
YouTube:
Juliana Loureiro