Mantras Vídeos

Mantra da Paz: Om Shanti Om

Você já viu alguém meditando na vida real, em um filme ou em uma série e notou que essa pessoa produzia um som específico em determinados momentos? Talvez você já até tenha imitado esse som, como uma forma de mostrar que estava tentando se acalmar em um momento estressante.

Os sons que ouvimos durante a meditação são mantras e eles podem ou não estar incluídos no ato de meditar. Caracterizadas por pequenas sílabas que devem ser pronunciadas em voz alta, os mantras estimulam a conexão entre as pessoas e o universo, como uma forma de entrar em contato com algo superior a nós.

São os mantras que favorecem o desenvolvimento da intuição e dos nossos pensamentos para assuntos que vão muito além da vida terrena e que se relacionam diretamente com quem somos de verdade. Na maioria dos casos, inclusive, os mantras exercem um importante poder de cura no corpo e na mente de quem os profere.

Mulher sentada em posição de lótus em pedra com sol refletindo e céu ao fundo
Eniko Kis | Unsplash

Para aprender mais sobre esse universo, você desvendará todos os detalhes sobre o mantra Om Shanti Om, mantra da paz, um dos mais conhecidos e muito utilizado no hinduísmo. Conheça mais sobre esse mantra e saiba como você pode aplicá-lo na sua vida!

O que significa o mantra Om Shanti Om em português?

É compreensível que uma pessoa queira conhecer a tradução daquilo que ela dirá em voz alta, quando o conteúdo não está na língua materna dela. A sílaba “om”, porém, não apresenta uma tradução literal para o português.

Para saber o que significam as palavras “om” e “shanti”, você deve entender que “om” é um som. Esse som representa o Universo, representando um ciclo de morte e de renascimento. Conectando quem o profere a tudo que uma pessoa já foi, é ou será, ele poderia ser traduzido como “realidade” em um sentido amplo.

A palavra “shanti”, por outro lado, não é somente uma sílaba. É um termo em sânscrito que significa “paz”. Juntando as duas definições, pode parecer que “realidade, paz, realidade” não faz muito sentido, não é? Mas pense que o mantra é algo como incorporar a paz à realidade. É um som conhecido universalmente que sempre atrai boas vibrações.

Significado de Om Shanti Om na Yoga

O Yoga é um conjunto de práticas de meditação que tem como objetivo promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, a partir da realização de exercícios de respiração e de posições específicas do corpo.

Nessa prática, é comum que as pessoas repitam muitos mantras de cura em determinados momentos. Entre eles, está o Om Shanti Om. Quando utilizado no Yoga e dito de uma pessoa para outra, ele simboliza o desejo de que o outro indivíduo possa experienciar a paz divina.

Você também pode gostar

Saudações similares ao mantra Om Shanti Om são “que a paz esteja com você”, “namastê” ou “shalom”. Ou seja, esse mantra sempre se refere a algo positivo e pode ser utilizado para cumprimentar uma pessoa que está precisando de um momento de paz interior prolongado e bem aproveitado.

Qual é o poder do mantra Om Shanti Om?

Abordando os conceitos de tudo que há no Universo e de paz, o mantra Om Shanti Om é muito poderoso. Quando ele é repetido ou entoado, ele estimula a paz para todos os seres e para todo o universo. É como um desejo de que todos se sintam bem, felizes e acolhidos em qualquer realidade e em qualquer tempo. Além disso, você sentirá tranquilidade e plenitude tanto ao dizê-lo quanto ao ouvi-lo.

Qual a melhor forma de entoar um mantra?

Para entoar um mantra, sendo o Om Shanti Om ou não, é importante que você saiba que a repetição é fundamental. Dizer a expressão apenas uma vez, sem um contexto, pode não ser tão eficiente quanto fazer isso de uma maneira ritualística.

Assim, se você quer que os seus mantras façam sentido ao serem entoados e promovam uma real transformação na realidade, primeiramente escolha um local tranquilo e seguro. Nesse ambiente calmo e sem interferências, sente-se no chão, com as pernas cruzadas, e feche os olhos.

Mulher com os olhos fechados e mãos unidas próximas do corpo.
Rainer Eck / Pexels

Leve suas mãos unidas até a altura do peito ou deixe cada uma apoiada sobre o joelho, com as palmas viradas para cima. Encoste o dedo indicador no dedo polegar de cada mão e respire fundo. Comece a meditar, avaliando seus pensamentos e buscando a conexão com as energias superiores e com a sua interioridade.

Depois disso, repita o mantra pelo menos três vezes, com o mesmo tom de voz. Não se preocupe em pronunciar cada palavra como ela é escrita. O som, a entonação e os seus pensamentos nesse momento são a parte mais importante!

Agora que você já sabe como o Om Shanti Om funciona e qual é a maneira correta de entoá-lo, incorpore esse mantra da paz às suas meditações e perceba como esse simples gesto pode fazer com que você tenha mais positividade e mais tranquilidade na hora de lidar com as situações do cotidiano!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br