Mantras Vídeos

Evocação de Krishna: Om Namo Bhagavate Vasudevaya

Grupo de pessoas meditando
Comstock Images / Photos Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabe o que é um mantra? Muitas pessoas utilizam-no para acreditar mais em si, para aproveitar melhor um dia e para livrar a mente de pensamentos negativos. Isso porque um mantra é um conjunto de sílabas que, ao ser dito em voz alta, com um ritmo estabelecido, promove mudanças no estado de espírito de quem as emite.

Sendo assim, de acordo com as palavras que integram um mantra, é possível colher inúmeros benefícios. No hinduísmo, inclusive, muitos mantras são repetidos para aumentar a conexão de um indivíduo com a própria espiritualidade ou para evocar uma divindade.

O mantra hindu “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” é um dos exemplos disso. Acredita-se que, por meio dele, uma pessoa consegue Krishna, deus personificado da religião. Continue lendo o artigo para se aprofundar nesse assunto, bem como para se sentir melhor sobre quem você é!

O que é o mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” e qual é a sua origem?

O mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” é um mantra que tem como objetivo evocar o deus Krishna, do hinduísmo. Assim como a religião, ele tem origem indiana e está presente no texto Bhāgavata Purāṇa. Essa é uma das obras mais importantes da literatura da Índia e pode ser traduzida como “o livro de Deus”.

Segundo a história contada no Bhāgavata Purāṇa, um sábio chamado Nārada explicou ao príncipe Dhruva que ele poderia entoar o mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” por dois motivos. Em primeiro lugar, para realizar os próprios desejos mundanos; em segundo lugar, para alcançar a elevação espiritual.

Não é, entretanto, só o príncipe Dhruva que pode entoar o mantra. Na verdade, se você souber o que as sílabas significam e quais são os usos delas para a sua vida, você pode entoar o “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” quando quiser. Aprenda mais sobre isso!

Qual é a tradução de “Om Namo Bhagavate Vasudevaya”?

Para entender melhor o que esse mantra quer dizer, é importante analisar o significado das sílabas e das palavras que o integram. Preste atenção:

Silhueta de mulher meditando.
Prasanth Inturi / Pexels

Om: representação sonora do Universo. É um som que, simbolicamente, concretiza todas as coisas que existem e nos conecta com o divino.

Namo: é a contração de uma palavra, “namas”, que indica “reverência”. Por meio dela, faz-se uma saudação. Inclusive, o termo “namastê” deriva dessa expressão.

Bhagavate: enquanto “bhaga” significa fortuna, glória e prosperidade, “vat” quer dizer “possuidor”. Por essa definição, entendemos que a saudação do mantra é direcionada possuidor de todas as riquezas que existem.

Vasudevaya: “Vasudevaya” é um dos nomes de Krishna, que indica a origem do deus, mostrando que a reverência do mantra está direcionada a ele.

Logo, o mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” pode ser traduzido como uma saudação àquele que vive em todas as partes do Universo e que é a origem de todas as riquezas materiais e espirituais.

Om Namo Bhagavate Vasudevaya também é um mantra de libertação

Ainda que tal significado não esteja explícito na tradução do mantra, muitas pessoas compreendem que o “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” também é um mantra de libertação e essa interpretação está correta.

Conhecido como “Mukti”, que significa “o mantra da libertação”, “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” mostra que uma pessoa está disposta a entregar o próprio ego ao divino a Krishna.

Como consequência dessa entrega, Krishna, que é um deus misericordioso, remove os karmas de quem se conecta com ele. A partir disso, é comum experienciar uma sensação de libertação, de bem-estar e de abertura para novas oportunidades. Para isso, é importante entoar o mantra corretamente. Veja como fazer isso!

Como entoar o Om Namo Bhagavate Vasudevaya?

A forma correta de entoar um mantra, incluindo o “Om Namo Bhagavate Vasudevaya”, é repetir a expressão diariamente. No entanto, existe uma maneira correta de fazer isso. Não basta só dizer o mantra uma vez por dia e acreditar que ele agirá sobre você.

Então, antes de tudo, defina um horário do seu dia para entoar o mantra. Ademais, é recomendado que você escolha um local tranquilo e silencioso para fazer isso, onde você não precise lidar com distrações.

Depois, você deve repetir o mantra em voz alta e por um período de tempo que você vai determinar. Para começar, você pode repeti-lo por cerca de quinze minutos diários, enquanto mentaliza as transformações que quer ver na sua vida.

É importante observar que, ao repetir o mantra em voz alta, você deve prolongar as vogais e as letras M, S e R. Pensando nisso, a sua fala seria algo como:

OOOOMMMM NAAAAMMMMOOOO BHAAAAGAAAAVAAAATEEEE VAAAASSSSUUUUDEEEEVAAAAYAAAA

Logo, basta repetir esse padrão durante alguns minutos, todos os dias. E por que você faria isso? Entenda com os próximos tópicos.

Para que serve esse mantra?

Como vimos anteriormente, o mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” é uma reverência a Krishna, que serve para evocar os poderes dele. Sendo assim, ele serve para conectar você com os poderes dessa divindade, conferindo-lhe uma sensação de leveza, de iluminação e de autoconfiança, para concretizar seus objetivos.

Quais são os benefícios desse mantra?

Os benefícios do mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” vão além da principal utilidade dele. Uma transformação que ele promove na sua mente é o equilíbrio entre os hemisférios do cérebro. Dessa maneira, você será capaz de equilibrar a razão e a emoção, para agir com mais assertividade e clareza.

Além disso, o “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” vai ajudá-lo a estabelecer uma conexão espiritual com o divino. Não necessariamente com Krishna, mas com tudo que existe ao seu redor. Ao fazer isso, o seu ego será silenciado, já que você se dará conta do seu tamanho perante o Universo.

Você também pode gostar

Finalmente, o mantra fará com que você sinta a transcendência, isto é, você vai se dar conta do que realmente importa na sua vida, direcionando sua atenção apenas para o que vai ajudá-lo a evoluir. Assim, você terá certeza de que Krishna está removendo os seus karmas.

Com base nas informações apresentadas, entende-se que o mantra “Om Namo Bhagavate Vasudevaya” é uma forma de evocar o deus Krishna e de colher as mudanças que ele pode promover na vida de uma pessoa. Liberdade, leveza e autoconfiança são algumas das sensações que tais palavras proporcionam para você. Portanto, entoe o mantra corretamente para aproveitar os benefícios dele!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br