Autoconhecimento Psicologia

Mas ele ainda é um bebê…

Closeup of happy family playing over the bed in a relaxed morning. Weekend family leisure time concept.
Amanda Fornaciari
Escrito por Amanda Fornaciari

No consultório, alguns pais me dizem: “Mas Amanda… ele ainda é um bebê”.

Bem, se o seu filho(a) estiver com 1 ano, ok, realmente, ele é um bebê. Mas o que acontece é que alguns pais – com aquela vontade enorme de proteger os seus filhos – acabam fazendo de TUDO por eles. E chega aquela fase, por exemplo, em que a criança já tem 7 anos e possui capacidade e habilidade para escovar os dentes sozinha. Mas já ouvi pais me dizerem: “Mas ele não escova direito, Amanda, não tem jeito. Eu preciso escovar”. Então, este é o seu desafio e sua responsabilidade, pais: ensine o(a) seu filho(a).

Eu sei que este processo, muitas vezes, não é uma tarefa fácil e que alguns gostariam que eles continuassem bebês, pois assim, eles não questionariam seus comportamentos e obedeceriam muito mais fácil, porém, não é esta a realidade.

Se tratarmos as crianças sempre como bebês, como elas aprenderão a terem suas responsabilidades e a serem independentes?


E eu não estou dizendo de pegar um ônibus e viajar sozinha, mas de pequenos gestos no início, como: ir ao banheiro sozinha, tomar banho, se trocar, servir o seu prato, tirar a mesa depois de comer, escovar o dente, arrumar sua cama, entre outros. Estes comportamentos são importantes para a sua sobrevivência, pois sabemos que não duramos para sempre.

Happy Young Mother And Three Children Snuggling On Bed É importante respeitar as fases do desenvolvimento das crianças, não podemos ultrapassar, ou seja, querer ensinar uma tabuada para uma criança de 6 anos, mas também não podemos tratá-la como um bebê. Precisamos desenvolvê-la e incentivá-la no momento certo e na dose certa.

Portanto, se você está com alguma dificuldade ou com alguma dúvida em relação ao desenvolvimento do seu filho(a), procure a ajuda de um psicólogo e pediatra, para uma avaliação e orientação do seu caso. Olhar para o desenvolvimento infantil é fundamental, pois estamos construindo a sua base.

Sobre o autor

Amanda Fornaciari

Amanda Fornaciari

Graduada em Psicologia (CRP 06/118369) e formanda em Psicopedagogia, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É idealizadora e criadora da página do Facebook Observações da Psicologia.

Realizada atendimento psicológico na abordagem analítica: consultório localizado na Av. Brig. Faria Lima, 1713 - conj. 54 - São Paulo/SP

Contato:

Telefone: (11) 98461-6074
Email: fornaciari.psi@gmail.com
Site: amandafornaciari.wordpress.com