Autoconhecimento Psicologia

Mas ele ainda é um bebê…

Amanda Fornaciari
Escrito por Amanda Fornaciari

No consultório, alguns pais me dizem: “Mas Amanda… ele ainda é um bebê”.

Bem, se o seu filho(a) estiver com 1 ano, ok, realmente, ele é um bebê. Mas o que acontece é que alguns pais – com aquela vontade enorme de proteger os seus filhos – acabam fazendo de TUDO por eles. E chega aquela fase, por exemplo, em que a criança já tem 7 anos e possui capacidade e habilidade para escovar os dentes sozinha. Mas já ouvi pais me dizerem: “Mas ele não escova direito, Amanda, não tem jeito. Eu preciso escovar”. Então, este é o seu desafio e sua responsabilidade, pais: ensine o(a) seu filho(a).

Eu sei que este processo, muitas vezes, não é uma tarefa fácil e que alguns gostariam que eles continuassem bebês, pois assim, eles não questionariam seus comportamentos e obedeceriam muito mais fácil, porém, não é esta a realidade.

Se tratarmos as crianças sempre como bebês, como elas aprenderão a terem suas responsabilidades e a serem independentes?


E eu não estou dizendo de pegar um ônibus e viajar sozinha, mas de pequenos gestos no início, como: ir ao banheiro sozinha, tomar banho, se trocar, servir o seu prato, tirar a mesa depois de comer, escovar o dente, arrumar sua cama, entre outros. Estes comportamentos são importantes para a sua sobrevivência, pois sabemos que não duramos para sempre.

Happy Young Mother And Three Children Snuggling On BedÉ importante respeitar as fases do desenvolvimento das crianças, não podemos ultrapassar, ou seja, querer ensinar uma tabuada para uma criança de 6 anos, mas também não podemos tratá-la como um bebê. Precisamos desenvolvê-la e incentivá-la no momento certo e na dose certa.

Portanto, se você está com alguma dificuldade ou com alguma dúvida em relação ao desenvolvimento do seu filho(a), procure a ajuda de um psicólogo e pediatra, para uma avaliação e orientação do seu caso. Olhar para o desenvolvimento infantil é fundamental, pois estamos construindo a sua base.

Sobre o autor

Amanda Fornaciari

Amanda Fornaciari

Graduada em Psicologia (CRP 06/118369) e formanda em Psicopedagogia, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É idealizadora e criadora da página do Facebook Observações da Psicologia.

Realizada atendimento psicológico na abordagem analítica: consultório localizado na Av. Brig. Faria Lima, 1713 - conj. 54 - São Paulo/SP

Contato:

Telefone: (11) 98461-6074
Email: [email protected]
Site: amandafornaciari.wordpress.com