Medicina Ayurvédica Saúde Integral

Quer melhorar a sua disposição? Siga a rotina matinal do Ayurveda!

Uma rotina diária matinal é absolutamente necessária para promover mudanças no corpo, na mente e na consciência. A rotina ajuda a estabelecer o equilíbrio e harmonia no dia a dia. Ademais, regulariza o relógio biológico, auxilia a digestão, a absorção e a assimilação e gera autoestima, disciplina, felicidade e longevidade.

Confira a seguir os principais hábitos da rotina matinal ayurvédica que geram mais disposição no seu dia:

1 – Acorde cedo

É bom acordar antes do nascer do sol, quando há qualidades sáttvicas na natureza que trazem paz de espírito. O nascer do sol varia conforme as estações do ano, mas, em média, as pessoas vata devem se levantar por volta das 6h, pessoas pitta às 5h30 e kapha às 4h30.

2 – Limpe o rosto, boca e olhos

Um homem, ao acordar, tocando um despertador.
South_agency de Getty Images Signature / Canva

Enxágue o rosto e a boca com água fria. Lave os olhos utilizando água ou um colírio ayurvédico apropriado para o seu dosha e massageie as pálpebras, esfregando-as suavemente. Pisque os olhos 7 vezes e gire-os em todas as direções. Seque o rosto com uma toalha limpa.

3 – Beba água

Em seguida, beba um copo de água à temperatura ambiente, de preferência utilizando um copo de cobre. Isso ajuda a limpar o trato gastrointestinal e estimula o peristaltismo. Não é uma boa ideia começar o dia com chá ou café, pois isso drena a energia dos rins, estressa as glândulas suprarrenais, causa constipação. Um copo de água é suficiente.

4 – Evacuação

Sente-se no vaso sanitário e faça movimentos intestinais. A digestão inadequada da refeição da noite anterior ou a falta de sono profundo podem impedir o peristaltismo. A água, no entanto, seguida do ato de se sentar no vaso sanitário em um horário definido diariamente ajuda a regular os movimentos intestinais. A respiração nasal alternada também pode ajudar. Após a evacuação, lave o orifício anal com água morna e, em seguida, as mãos com sabão.

5 – Raspe a língua

Raspe suavemente a língua de trás para a frente com um raspador de cobre até ficar totalmente limpa e rósea. Isso estimula os órgãos internos, ajuda a digestão e remove as bactérias mortas.

6 – Gargarejo

Para fortalecer os dentes, as gengivas e melhorar a voz, gargareje por alguns minutos com óleo de gergelim morno. Utilize uma colher de sopa de óleo e agite vigorosamente; depois, cuspa e massageie suavemente as gengivas com um dedo.

7 – Escove os dentes

Uma mulher escovando dentes.
LittleBee80 de Getty Images / Canva

Use sempre uma escova de dentes macia e um creme dental ou pó adstringente, pungente e amargo. A escova de dentes tradicional indiana é um bastão de neem, que desaloja partículas finas de alimentos entre os dentes e torna as gengivas fortes e saudáveis. Escolha uma escova adequada ao tamanho da sua boca e com cerdas suaves para as gengivas.

8 – Gotas de óleo nas narinas (Nasya)

Coloque de 3 a 5 gotas de ghee ou óleo quente em cada narina pela manhã para ajudar a lubrificar o nariz, limpar os seios nasais e melhorar a voz, a visão e a clareza mental. Nosso nariz é a porta para o cérebro, então as gotas nasais nutrem o prana e trazem inteligência.

9 – Gotas de óleo nos ouvidos (Karana purana)

Uma mulher utilizando uma seringa no seu ouvido.
lucentius de Getty Images Signature / Canva

Condições como zumbido nos ouvidos, excesso de cera, deficiência auditiva e trismo ocorrem devido ao vata alto nos ouvidos. Por isso colocar 5 gotas de óleo de gergelim morno em cada ouvido pode ajudar a sanar esses distúrbios.

10 – Faça automassagem (Abhyanga)

Automassagem suave e diária com óleo no couro cabeludo e no corpo pode aumentar o relaxamento, a tranquilidade e trazer a felicidade.

Para vata, use óleo de gergelim quente.

Para pitta, use óleo de girassol ou coco quente.

Para kapha, use óleo de girassol ou mostarda quente.

11 – Exercício

O exercício regular, especialmente yoga, melhora a circulação, a força e a resistência. Ajuda a relaxar e a ter um sono profundo e melhora a digestão e a eliminação. Exercite-se diariamente até metade da sua capacidade, ou seja, até que o suor se forme na testa, nas axilas e na coluna.

12 – Pranayama

Após o exercício, sente-se calmamente e faça alguns exercícios de respiração profunda da seguinte forma:

  • 12 respirações nasais alternadas para vata.
  • 16 respirações shitali (enrolando a língua longitudinalmente e respirando através dela) para pitta.
  • 100 bhastrika (respirações curtas e rápidas) para kapha.

13 – Meditação

É importante meditar por pelo menos 15 minutos. Medite da maneira que você está acostumado, utilizando o seu método de preferência. A meditação traz equilíbrio e paz à sua vida.

14 – Banho

Uma mulher tomando uma ducha.
Sergey Torbik de Pexels / Canva

Tome um banho morno para remover o suor e o óleo do corpo.

15 – Agora é hora do seu café da manhã!

Sua refeição deve ser leve nos meses quentes ou se seu agni estiver baixo e mais substancial no frio. Bom apetite e aproveite seu dia!

Você também pode gostar

Gostou dessas dicas? Acesse o site da Cozinha Ayurvedica para mais dicas e receitas ayurvedicas ou me siga no Instagram

Sobre o autor

Raquel Oliveira | Cozinha Ayurvédica

Apaixonada pelas ciências milenares da Índia, criei o Cozinha Ayurvédica para promover e explorar um estilo de vida consciente, através do Ayurveda. Tenho como missão difundir esse conhecimento ancestral e incentivar cada vez mais pessoas a desfrutar de uma vida em equilíbrio e feliz. Basta querer embarcar nesse caminho de auto-transformação!

Você vai encontrar nos meus canais vários conteúdos educativos, receitas fáceis e práticas, e diversos recursos para aplicar o Ayurveda no seu dia a dia de forma prática e descomplicada.

Acesse o site e saiba mais!

Email: contato@cozinhaayurvedica.com.br
Site: www.cozinhaayurvedica.com.br
Instagram: @cozinhaayurvedica