Saúde Integral

Escovar os dentes com cúrcuma realmente funciona?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Isabela Giordano Gil Moreira, conhecida popularmente na mídia apenas como Bela Gil, é filha do cantor Gilberto Gil e também irmã da cantora Preta Gil. Nos últimos anos, ela tem dado o que falar nas redes sociais e vem sendo alvo de diversas críticas. Isso porque Bela Gil, mãe da pequena Flor, de apenas 5 anos, apresenta no canal pago GNT um programa onde ensina receitas naturais. No entanto, ela não é considerada nutricionista pelo Conselho Regional de Nutrição, não tendo competência para exercer no nosso país a profissão de maneira legal.

Além de apresentar o programa, Bela Gil também está à frente de um Spa na Avenida Paulista, em São Paulo, dá palestras, aula de jardinagem, escreve em duas colunas e possui um programa na Rádio Globo.

Além de focar a vida em uma alimentação, digamos, mais natural, Bela Gil mostra que não se preocupa apenas com isso. Depois de compartilhar em suas redes sociais a receita de um desodorante caseiro desenvolvido e feito por ela mesma, a apresentadora levantou polêmica ao substituir o uso da pasta de dente pelo pó de cúrcuma.

shutterstock_254760850

A cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, é 100% natural, possui ação antisséptica, anti-inflamatória e antibiótica, além de não apresentar efeito colateral. Quem costuma escovar os dentes com cúrcuma, nota que ao final deste processo, as toalhas costumam ficar um pouco amareladas, mas o mesmo não acontece nos dentes, já que eles clareiam naturalmente e ficam mais limpos.

Outra vantagem desse ingrediente natural é que ele não contém sulfato, aromas artificiais, flúor, adoçantes e outros componentes existentes em pastas de dentes feitas industrialmente. Além do mais, esta é uma opção bem mais barata do que aquela que costumamos utilizar.

Mas trocar a escovação dos dentes com pasta de dentes por cúrcuma traz realmente benefícios para a saúde da nossa boca?

Dentistas e especialistas em Odontologia não recomendam essa prática, porque garantem que ela prejudica a saúde dos nossos dentes. Isso acontece porque o flúor, encontrado nas pastas de dente industrializadas é essencial para combater e prevenir doenças na gengiva e as temidas cáries. Além disso, não há estudos científicos que comprovem a eficácia de receitas caseiras de qualquer natureza que tragam benefícios para a saúde da boca e, por este motivo, não devem ser utilizadas.

Como se não bastasse essa polêmica, Bela Gil ainda compartilhou um texto com seus seguidores onde explica sua nova opção. Segundo ela, desde que iniciou os estudos sobre nutrição do tipo ayurvédica teve contato com a cúrcuma e, além de utilizá-la para escovação dos dentes, também a usa no tratamento de machucados e de cortes. Ela ainda rebateu a posição dos especialistas da área dizendo que nem tudo gira ao redor de artigos científicos.

A cúrcuma é uma planta do tipo medicinal, que é utilizada para tratamentos bucais pela sua conhecida ação anti-inflamatória, mas não se deve substituir a escovação tradicional. Pastas de dentes industrializadas foram desenvolvidas especialmente com o objetivo de proteger os nossos dentes. Não podemos também nos esquecer de utilizar o fio dental a cada escovação.

Algumas considerações que você deve saber sobre a cúrcuma:

A primeira coisa que você vai estranhar, provavelmente, é que a cúrcuma não faz espuma. E é justamente essa espuma que nos dá aquela sensação de limpeza, igual quando estamos lavando louça.

Outro problema é que a cúrcuma é amarela e ter sabor forte, por ser um pó muito utilizado em temperos. O receio é quando o indivíduo possui resina nos dentes, que podem absorver alguns pigmentos.

Apesar da aparência, a cúrcuma tem um sabor bem gostoso e deixa uma sensação de refrescância na nossa boca, mas quando comparamos com a ação da pasta de dente, podemos notar que essa sensação de frescor é bem menor.

Outro fator a ser comparado é que a cozinheira e apresentadora Bela Gil leva um estilo de vida mais saudável, que não inclui refrigerantes, açúcar refinado e nem alimentos que sejam produzidos e tenham coloração artificial, o que faz com que os dentes dela sejam considerados naturalmente mais saudáveis dos que não levam o mesmo estilo de vida.

No Brasil, ainda nos dias de hoje, há um alto índice de ocorrência de cáries. Por isso, é muito importante visitarmos um dentista regularmente e nunca deixarmos de utilizar pastas de dentes industrializadas que contenham flúor em sua composição, para diminuir o aparecimento desse problema.


  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]