Autoconhecimento Espiritualidade

Meditações Contemporâneas no Espaço Presença

A meditação é o estar presenciando o que está acontecendo. Agora se eu for propor uma técnica em que esse presenciar do que está acontecendo, seja parada dentro de uma cultura agitada, uma cultura tensa, fica difícil. Existe uma inquietação interna que treina a presença, mas com certa dificuldade.

Você também pode gostar

Se eu treino a presença em movimentos, em soltura que já existe, em agito interno que já existe, fica mais fácil à pessoa ser o observador daquilo que ele é natural, no momento e depois que ela escoou essas tensões, fica mais fácil, ela sentar e repousar e curtir a presença em momentos de quietude ou de mobilidade é… nem é só uma, nem é só outra, é um equilíbrio é meio que um equilíbrio entre o extrovertido e o introvertido, entre o fora e o dentro. Nossa cultura hoje é muito para fora, eu chamo para dentro, mas eu uso o para fora, o extrovertido como porta de entrada, que é o natural, que é o fácil hoje…

Mulher meditando.

Toda essa ideia não é minha obviamente. Toda essa ideia é do Osho, que é o meu mestre. Eu uso uma didática em função da minha experiência e não do que eu ouvi dele, uma experiência que gera uma didática e que gera a criação de estratégias, que eu julgo adequadas, mas eu gosto de chamar de meditações contemporâneas, porque não são sós as ativas que são contemporâneas, porque elas são contemporâneas, o Osho trouxe né … eu não uso as técnicas do Osho tal qual ele fez, eu uso, eu pego estágios e faço uma composição própria, mas mesmo as paradas elas são novas, mesma as paradas têm algumas abordagens novas ou alguns enfoques novos. Sendo novo, eu acho que contemporâneo é um bom termo.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)