Autoconhecimento

10 coisas pelas quais não precisamos nos desculpar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
1. Por coisas que estão fora do seu controle

O atraso de seu voo devido ao tempo ruim impediu que você chegasse a tempo naquela reunião importante com os demais gerentes. Isso aconteceu porque estava fora de seu controle, correto? Você não tem o poder de controlar o clima, muito menos impedir um acidente de trânsito na estrada, entre outras várias situações que podem fugir de seu controle. Não se sinta mal por coisas que você não pode mudar, mesmo se tentasse.

2. Por ser honesto

Se você e eu já ouvimos falar desde pequenos que é preciso sermos honestos com as pessoas, por que então se desculpar? Mesmo que, ás vezes, essa tal honestidade vá machucar alguém ou a si mesmo, é melhor viver de forma honesta diante da verdade dos fatos da vida, do que viver uma mentira que nada mais é que uma bola de neve. Ser honesto não deve ser algo ruim, muito menos motivo para pedir desculpas.

3. Pela sua aparência

As pessoas estão constantemente pedindo desculpas pela sua aparência, que julgam nunca estar tão bem, seja numa festa, indo ao mercado, ou num café. É estranho, mas ainda existem pessoas que fazem isso e é de grande urgência que parem de se cobrar tanto.

4. Pelo modo como sua família e seus amigos reagem

As pessoas irão fazer e dizer coisas estúpidas e idiotas ás vezes – e não há nada que você possa fazer sobre isso. Você não pode alterar a realidade, muito menos voltar ao tempo para que a besteira que seu amigo ou familiar disse ou fez seja desfeita. O mesmo vale para quando você leva um amigo para uma festa onde ele não conhece ninguém e, mesmo assim, ele fica bêbado e dá o maior vexame. Você que o levou, sim, isso já sabemos, mas quem causou foi ele, e você não é culpado por isso.

5. Por tirar férias

A maioria das pessoas trabalha muito e, muitas vezes, bem longe de casa, chegando só ao final do dia. Estão tão sobrecarregadas que a simples ideia de férias já estressa. Lembre-se: você trabalha muito e merece um tempo de folga e descanso. Faz bem para a saúde. Não permita que ninguém tire sua paz e faça com que você se sinta mal por utilizar um direito seu.

6. Por fazer uma pergunta

A não ser que você esteja interrompendo alguém, não há nada de errado em fazer uma pergunta, por isso você não deve pedir desculpas. Ter dúvidas é natural e pedir desculpas por isso não é necessário, por mais que já tenhamos ouvido alguém falar ou nós mesmos já tenhamos pedido desculpas antes de fazer a pergunta.

7. Por estar confuso

Assim como fazer uma pergunta porque tem dúvidas, estar confuso também é normal. Seja porque você não entendeu as informações que foram transmitidas, ou porque não lhe foram dadas informações suficientes. Não se culpe por isso.

8. Por criar expectativas

Criarmos expectativas sobre as coisas e/ou nossos amigos, parceiros e família faz com que nossa vida seja impulsionada. Nos sentimos mais vivos. Não peça desculpas por estimar tanto sua própria vida, mesmo que, ás vezes, ela lhe conceda algumas decepções. Pedir desculpas apenas realça esse “pessimismo”. Então, nada de se desculpar.

9. Por querer o que merece

Não devemos pedir desculpas pelas nossas ambições, sonhos e objetivos. Ás vezes, sentimos que não somos merecedores disso ou daquilo. Mas é o contrário: fazemos tanto pelas pessoas e quando queremos algo, nos sentimos meio incomodados. Não é dessa maneira que as coisas funcionam, permita-se ser em primeiro lugar a pessoa mais merecedora de tudo o que há de bom.

10. Pela forma como se sente

Assim como as outras pessoas, você tem o direito de ter sentimentos. Se você disser à pessoa a maneira que ela fez com que você se sentisse mal, ela não tem o direito de exigir que você peça desculpas a ela, e sim o contrário. Tenha sentimentos, seja sempre autêntico com eles e nunca peça desculpas por isso.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]