Autoconhecimento Comportamento Convivendo

11 dicas para uma vida melhor

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Em meio à correria do dia a dia, entre as tarefas que nos prendem a uma rotina estressante e cheia de contrapontos e a famosa falta de tempo, existe sim a possibilidade de acrescentar à jornada algumas atividades que possam trazer mais qualidade de vida, bem-estar e saúde. Talvez o segredo esteja em se se organizar, repensar os hábitos e colocar em prática alguns exercícios diários na agenda.

Separamos onze dicas para se viver melhor. Confira!

1. Alimentação

Evite comer produtos processados como nuggets, bolachas, refrigerantes, suco artificial, dentre outros ingredientes do gênero considerados venenos para a saúde. Escolha sempre verduras, frutas e legumes para uma dieta balanceada.

2. Exercício físico

Não é preciso se esforçar tanto em uma academia. Se o tempo for curto, opte por caminhadas leves e até mesmo exercícios em casa; além das melhorias para o corpo, a disposição e animação para encarar os dias serão mais constantes.

3. Água

Beirando o senso comum, mas de importância suprema, beber água é fundamental para a nossa sobrevivência. Ela auxilia na desintoxicação, eliminando as toxinas, regula a temperatura corporal, deixa a pela mais bonita, agrupa e distribui os nutrientes necessários para que continuemos de pé, ajuda no emagrecimento e em uma infinidade de benefícios atrelados a toda funcionalidade do nosso corpo. É recomendável o consumo de dois litros de água por dia.

4. Chá-verde

A bebida milenar é um poderoso ativo antioxidante que auxilia na eliminação de gordura, pois controla o metabolismo, além de combater o colesterol. Ajuda na digestão e tem propriedades diversas, como vitaminas C, K, B1 e B2, potássio, manganês e ácido fólico. Um copo por dia é o suficiente para a prevenção de doenças e auxílio na perda de peso.

5. Alongamento

Alongar-se inclui em sua vida a diminuição de tensões e dores musculares, o combate ao estresse, relaxa e traz tranquilidade, ativa a circulação sanguínea, ajuda com o posicionamento da coluna vertebral, dentre outros itens.

6. Agradecer

As pessoas estão acostumadas sempre a pedir, mas dificilmente param para agradecer. A gratidão implica no fato de se estar vivo, de contemplar um dia de sol, o convívio com gente agradável, o prazer em se comer algo saboroso e o simples respirar. Agradeça ao que já se tem para que o bem flua e você possa colhê-lo sempre.

7. Meditação

Sente-se de maneira confortável, feche os olhos e concentre-se enquanto respira. Engana-se quem acredita que o estado meditativo é a ausência de pensamentos; isso é impossível, pois eles não findam. Neste momento, deixe de lado o ontem e o amanhã e se foque no agora observando sempre sua respiração; é nela que se encontra o segredo para um bom resultado.

8. Sorria

Sorrir aumenta o seu tempo de vida, ajuda na redução do estresse e da dor; diminui a pressão arterial e os riscos de AVC. Ative o bom humor no convívio com as pessoas! Além de colaborar com a produtividade, a vida fica mais leve.

9. Sono

Dormir oito horas por dia ajuda no combate à hipertensão, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, previne a obesidade, controla o diabetes, ajuda com o desempenho no trabalho e com o fortalecimento da memória, além de uma série de fatores que englobam saúde física e mental.

10. Passos

Não consegue fazer atividade física? Conte os seus passos. Existem diversos aplicativos que ajudam em sua contagem e os benefícios são os mesmos de uma caminhada. Descer um ponto antes ou depois de casa pode ajudar.

11. Durma cedo

Quer melhorar a concentração, humor, imunidade, motivação, memória e todo o funcionamento do seu organismo? Durma cedo. Isso faz com que o seu corpo se adeque e realize, de fato, a quantidade necessária de horas de descanso que necessita.

Com esse cronograma, você agregará muito mais saúde à sua jornada e poderá tirar muito proveito de seu tempo.


Texto escrito por Juliana Alves de Souza da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]