Autoconhecimento Comportamento

Minha experiência na Mensa

Cérebro com raios iluminados
123RF | Johan Swanepoel
Fabiano de Abreu
Escrito por Fabiano de Abreu

Procurei a Mensa Internacional* por ser a associação mais confiável que encontrei para fazer o teste de QI. É possível realizar esse teste com neuropsicólogos que tenham autorização para o efeito, mas geralmente não conhecemos a capacidade desse profissional para fazer essa medição.

A escolha da Mensa deveu-se a ser conhecida internacionalmente por realizar o teste de forma fidedigna e também à oportunidade de ingressar em uma associação que conta com pessoas nas quais eu me espelhei para interagir. Essa é a importância da Mensa na minha vida.

Olho de homem visto de perto iluminado por luz baixa
Andrea Bova / Pexels

Essa instituição mudou a minha vida após ter possibilitado essa interação e ainda pelo autoconhecimento que me proporcionou. O autoconhecimento é importante para conhecer a sua própria condição e saber utilizá-la, ou seja, conhecer os seus lados positivo e negativo e saber usá-los melhor a seu favor pela consciência da sua condição. Isso promove uma grande mudança na sua vida.

A interação por si só proporciona que nos compreendamos melhor. Conhecer pessoas que estejam mais ou menos na mesma similaridade que nós e com comportamentos similares faz com que conheçamos melhor a nossa infância e a nossa situação presente, como somos.

Muitas delas eram consideradas e vistas como diferentes dos outros, da sociedade, e quando nos conhecemos um ao outro passamos a conhecer melhor a nossa condição.

Quem tem um alto QI tem necessidade de interação devido à falta de interesse em um assunto relativo, mesmo naquela sociedade.

Certos assuntos fazem-nos perder o interesse, pois ele, nosso interesse, é muito focal. Se um assunto não nos interessa, não queremos sequer “saber” daquele tema. Quando uma linha de conversa não chega a um denominador, isso incomoda muito. Há pessoas que têm um QI elevado e contam com uma ansiedade muito grande. Isso perturba essa pessoa, sobretudo quando o assunto não lhe interessa.

Na Mensa, a interação acontece entre pessoas que estão mais ou menos em uma similaridade, assim existe uma compreensão, um desenvolvimento cognitivo muito interessante. As pessoas compreendem-se.

Pessoas com alto QI conseguem ter uma percepção cognitiva maior em relação às informações, gestos, feições. Existe uma compreensão mútua. As pessoas que não vivem essa condição de alto QI julgam as atitudes, ações e a ansiedade de quem vive essa condição. Raramente as pessoas com alto QI são julgadoras. Antes, essas pessoas procuram compreender o motivo de alguém ter tido uma atitude, uma ação, como se fosse uma terapia. Existe uma procura pela compreensão. Tudo tem um motivo.

Você também pode gostar

Não existem estudos que preparem para o teste da Mensa. Não adianta procurar na internet esses testes preparatórios. São todos sem consistência.

A Mensa incentivou-me a fazer mais dois testes com neuropsicólogas renomadas, uma por indicação da própria associação, que confirmaram o resultado.

* A Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo. A organização destina-se à associação entre pessoas com Quocientes de Inteligência nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência-padrão aprovado.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu