Autoconhecimento

Como superar o medo do fracasso em 2017

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O Ano Novo ainda é um bebê de um mês e alguns dias e você já sente que perdeu o rumo das suas metas traçadas para este ano? Digo isso porque, provavelmente, entre as suas metas tinham objetivos desafiadores, caso contrário, não seriam importantes o suficiente para serem definidos como metas, não é mesmo?

Acontece que as metas foram feitas para serem cumpridas e você pode terminar 2017 com um sorriso no rosto e uma sensação fenomenal de missão cumprida. É só se comprometer, se organizar e mandar pra bem longe esse medo de fracasso.

É natural do ser humano ter uma certa reserva em relação a situações novas e inesperadas.

Hesitamos quando não sabemos exatamente onde estamos pisando e mais ainda quando não sabemos com quem estamos lidando. O grande problema, no entanto, é quando nos sentimos paralisados ao não saber quais os nossos limites e as nossas chances de erro e acerto.

Infelizmente, somos criados e ensinados que falhar é errado e, com isso, nos condicionamos a apenas aceitarmos bem as vitórias. Os fracassos sempre são lamentados e jogados para baixo do tapete o quanto antes. Mas, no entanto, os insucessos e erros devem ser tão valorizados quanto nossos acertos, afinal, é com eles que aprendemos e obtemos sucesso na próxima tentativa. Os acertos simplesmente não existiriam sem os fracassos.

O medo de fracassar deve ser combatido da sociedade, mas como não é possível fazer isso, sugiro que comece por você. Em primeiro lugar, seja realista e honesto consigo mesmo e comprometa-se com seu objetivo. Não adianta sonhar em fazer uma viagem para a Europa e gastar todas suas economias em roupas que não vai usar e nem tem mais onde guardar.

É preciso traçar planos e estabelecer metas concretas. Caso contrário, não é raro nem surpreendente que você desanime na primeira dificuldade e se torne, ao longo dos tempos, uma daquelas pessoas amargas e chatas que vive com pena de si mesmo e de todas as oportunidades perdidas.

Se existe algo que você realmente quer é preciso lutar por isso sem medir esforços, sem ouvir pessoas que possam te desencorajar (porque sempre existe um infeliz que vai te forçar a ficar no mesmo lugar), e sem evitar os erros, porque eles inevitavelmente acontecerão.

Outro grande segredo para deixar este medo de fracasso no passado é o autoconhecimento. Nunca meça seu sucesso se comparando a outras pessoas, busque sua meta sabendo o que te faz feliz e o que realmente quer pra sua vida. São essas coisas que você deve buscar, de peito aberto e tendo em mente que acidentes de percurso acontecerão, só não pode deixar de focar na chegada e perder a corrida no primeiro obstáculo.


Texto escrito por Roberta Lopes da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]