Naturologia Naturopatia Saúde Integral

Naturopatia, uma visão da anatomia emocional

Denise Belfort
Escrito por Denise Belfort

Formei-me como fisioterapeuta e, sentindo a necessidade de um algo a mais, resolvi fazer o curso de Naturopatia.

A Naturopatia me ensinou a enxergar além do corpo físico, me ajudou a entender que, por trás de uma dor, havia também alguma emoção não resolvida e o corpo estava, de alguma forma, utilizando meios para expressar e comunicar que algum desequilíbrio emocional o tirava do eixo.

A Fisioterapia me traz o conhecimento sobre o corpo, sua anatomia e suas funções biológicas e fisiológicas. A Naturopatia me proporciona enxergar a anatomia emocional, qual disfunção energética, emocional ou psíquica geram aquele problema físico e como tratar — de um modo sutil e ao mesmo tempo intenso e cuidando de uma forma amorosa — para que essa dor confie no processo de tratamento e mostre todo e qualquer motivo de ter se instalado daquela forma.

Essa conduta é demorada, porque para criarmos uma doença é um processo longo. O caminho reverso também o é, pois há resistências, receios, medos e inseguranças de mexer no que está quieto, pois a dor nós conhecemos e aquilo que a gente conhece acaba sendo cômodo, virando uma zona de conforto que sabemos que dá trabalho mexer. Mas, de forma carinhosa e amorosa, a ideia da conduta terapêutica é justamente aliviar o que dói e trazer consciência para a necessidade de uma nova postura ou uma nova atitude frente a questão relatada e muitas vezes somatizada.

As técnicas que utilizo unindo as minhas duas profissões são:

Bottle of homeopathy globules wooden spoons with dry healthy herbs on paper recipes. Top view.

Terapia Floral, usando o repertório de Dr. Edward Bach, de Saint Germain e da canalizadora Neide Margonari. Faço uma análise das fragilidades pessoais do paciente, trazendo consciência de seus processos, através de uma conversa onde a pessoa me expõe tudo o que está vivenciando. Com a percepção do que me foi relatado, faço um momento de silêncio e peço que a pessoa escolha suas próprias essências. Após essa canalização, conversamos sobre o que a pessoa escolheu e relacionamos às experiências vividas. Finalizo receitando o floral escolhido e peço que a pessoa tome e entre em contato nesse período se for necessário. Os florais atuam de forma sutil, através dos princípios da física quântica, movimentando os átomos, e consequentemente as moléculas, atuando assim no corpo físico e trazendo um equilíbrio mental, emocional, energético, espiritual e físico.

Massagem Terapêutica é uma técnica de massagem mais intensa, onde utilizo harmonização energética e emocional usando o Reiki. Trabalho a liberação das fáscias musculares, mobilizando esses tecidos e as articulações para desintoxicar e liberar as tensões que bloqueiam os fluxos energético e circulatório. Essa técnica proporciona alívio de dor, adequação postural, conscientização corporal e emocional e é recomendada para quem gostaria de relaxar e trabalhar desequilíbrios emocionais.

Drenagem Linfática Terapêutica é uma técnica de drenagem linfática que atua no sistema linfático com movimentos leves, ritmados e superficiais. Tem ação desintoxicante, relaxante e ao mesmo tempo estimulante, pois revigora o corpo físico e energético, limpando impurezas presentes nos sistemas e proporcionando um bem estar generalizado. É recomendada para pessoas que se incomodam com retenção hídrica, quando estão iniciando atividade física ou uma dieta nova, pessoas que se sentem muito cansadas, com sensação de peso nas pernas, e pessoas que trabalham muito tempo em pé. Utilizo na técnica também o Reiki, para equilibrar as tensões emocionais e aliviar os corpos sutis.

Sobre o autor

Denise Belfort

Denise Belfort

- Fisioterapeuta Naturopata
- Astróloga
- Especialista em Terapia Floral, atuando com Florais de Bach e Saint Germain.
- Atende em consultório com astrologia, massagem terapêutica, drenagem linfática terapêutica, Reiki e terapia floral.
- Faz também atendimentos via Skype para as técnicas de astrologia e terapia floral.

Contatos:
Celular: (11) 95880-0918
Email: [email protected]