Autoconhecimento

No Caminho do Autoconhecimento – parte 1: Apesar dos desafios, é possível escolher no que vibrar!

Mulher em uma biblioteca com olhar reflexivo e com uma mão ajustando o óculos
Manfeiyang / Getty Images / Canva
Escrito por Giselli Duarte

Nem sempre é fácil lidar com o turbilhão de coisas que acontecem diariamente, mesmo assim podemos escolher no que vibrar.

Toda vez que isso acontecer, lembre-se de gentilmente acolher suas emoções. Em seguida, pratique mecanismos que possam transmutá-las.

Existem coisas que são fáceis de cortar nesses momentos, mas é preciso estar atento para entender que pequenas coisas podem, sim, contribuir para isso. Desde uma música bad trip, um programa de TV, um filme ou uma série que você esteja assistindo e contenham vibrações muito baixas. Mude sua sintonia e, em vez disso, procure coisas que deixam o astral lá em cima, como músicas, filmes, séries e coisas que o faça se sentir alegre. Se puder, caminhe, vá para a natureza ou simplesmente feche os olhos e respire fundo. Tome 10 respirações profundas e esteja presente agora.

Como disse anteriormente, nem sempre é fácil, eu sei, mas é preciso ação para sair de certos estados.

Parece sim que os dias estão cada vez mais desafiadores, mas podemos olhar para o que nos acontece com amor e com o sentimento de que tudo pode ser um aprendizado.

Que NÃO deixemos morrer a fagulha daquilo que nos move a seguir em direção à luz.

Nem sempre fazer o que está ao nosso alcance parece algo óbvio. A maioria das pessoas pensa que, para fazer algo, é preciso sempre estar inovando, fazendo coisas mirabolantes e complexas. Essa forma de fazer as coisas tem sido vendida assim por muitas pessoas.

A verdade é que nós podemos começar com aquilo que está ao nosso alcance, é o famoso dizer de Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está.”

Como vivemos em um mundo em que tudo o que é enfeitado é “melhor”, esquecemos que o simples é uma das mais belas e sofisticadas formas de se fazer algo realmente, principalmente quando estamos dispostos a fazer algo.

Você também pode gostar:

Quando começar a fazer qualquer coisa, lembre-se: Você não precisa aguardar o tempo ideal, pois ele não existe; não precisa de mais ferramentas, de mais enfeites ou decoração. Comece com o que você tem hoje e, gradualmente, conquiste o que você achava precisar ter hoje para sair do lugar.

Isso também é o Caminho do Autoconhecimento.

…Confia!

Obs.: Senti em dar sequência em forma de texto o meu podcast criado em 04 de janeiro de 2021, chamado No Caminho do Autoconhecimento (Instagram @nocaminhodoautoconhecimento). Em breve, a segunda temporada, aguarde!

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli