Energia em Equilíbrio

A energia negativa pode ser combustível para a positividade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Viver de maneira negativa é algo que afeta não apenas quem carrega esse fardo nas costas. Para quem é expectador e passa a conviver com esse tipo de pessoa, a sensação que fica é das piores possíveis. O ambiente toma outra proporção, e o que era para ser paz vira guerra. O negativismo se apropria do indivíduo o deixando limitado em suas opções, na criatividade, sem expectativas, causando até mesmo disfunções físicas e psicológicas, já que muitas doenças são somatizadas e manifestadas repentinamente de diversos modos.

Quem tem esse hábito de reclamar de tudo e colocar problemas na frente de todas as situações, de certa forma “sugam” a energia negativa que paira sobre o ar, tendem a apresentar mais dificuldades em lidar com ocorrências do cotidiano. E não só isso, também são as mais vulneráveis a adoecerem por se nutrirem de tantos sentimentos ruins e desagradáveis. Não conseguem enxergar oportunidades (e as perdem frequentemente), pois vivem estressadas e cegas por conta de crenças limitantes.

Para os mais céticos, é difícil acreditar que a positividade possa trazer mudanças eficazes em nossas vidas. Ao mudarmos as regras e as concepções daquilo que nos faz mal, é inserido em nossa consciência uma nova realidade repleta de harmonia e alinhamento do Universo no fluir das experiências. Como seres humanos imperfeitos que somos, é normal que inconvenientes aconteçam no caminho, e isso faz parte e é o que nos torna humanos. No entanto, existem algumas medidas que podem mudar o curso das coisas, o negativo em positivo e um recomeçar mais feliz. Confira as dicas:

Se torne responsável por sua vida 

Um dos maiores erros cometidos por quem costuma praguejar aos quatro ventos sobre as injustiças sofridas cotidianamente, é colocar a culpa de tais acontecimentos nos outros. Acham que estão sendo perseguidos, prejudicados e são as “vítimas” frágeis da situação. Portanto, pare de tentar caçar um culpado para como se sente e assuma a responsabilidade pelos seus atos e pensamentos. Reflita e exerça o poder de cocriador, pois quando internalizamos o bem, o agradável, a paz e o amor, esses elementos de bem-estar criam um novo viver. Cuide com apreço de sua mente e a alimente conscientemente, a colheita será maravilhosa.

Aja com sabedoria 

Quando pintar aquele clima desolador que faz com que a desistência seja a única alternativa no momento, pare e reveja ponderadamente todas as “caraminholas” que foram colocadas em sua cabeça. O silêncio também é um ótimo remédio contra o baixo astral e nele se encontra mais respostas do que no meio da multidão. Escolha um lugar calmo, feche os olhos, respire profundamente e relaxe. Tente visualizar a adversidade sobre outro olhar, dando a ela alternativas de serem resolvidas diferentemente, desta forma você ampliará sua visão e encontrará a saída mais sensata.

Dê outro viés aos pensamentos 

Quem dita as regras para que desfrutemos de uma vida tranquila e sem grandes encanações, são os nossos próprios pensamentos. É a partir deles que determinamos o que é importante e quais são as preocupações pertinentes que devemos levar adiante. Em tom de amizade ou inimizade, às vezes parece que vivemos em um cenário onde o anjo e o demônio são colocados, um do lado do outro, para bagunçar as ideias diante algo a ser decidido. Nessa batalha a disputa é dura e leva a melhor quem tem discernimento. Quando isso ocorrer, mude o foco, medite, analise e ligue os pontos, raciocine com clareza e não deixe se abalar por tão pouco. Você é dono do seu destino e para que a jornada seja cruzada com alegria e saúde, abuse de boas doses de determinação e ânimo.

Semelhante sempre atrai semelhante 

O desafio de permanecer positivo quando se tem ao redor pessoas com a alma e o espírito negativo, demanda trabalho dobrado. Somos espelhos daqueles que nos cercam e é perceptível notar diferença quando mudamos primeiramente as nossas atitudes. Colegas se afastam, comentários maldosos começam a incomodar, a convivência se estreita e os sinais de melhorias aparecem. Esse é o processo, desligue-se de quem só brada o pessimismo, destila o veneno e comemora a derrota alheia, trevas não podem se misturar com luz. Seja luz e abra espaço para uma história cheia de abundância.

Um sorriso cura tudo 

Agora que você achou sua turma, nada mais gostoso do que aproveitar e curtir, certo? Então, festeje e celebre! Utilize seu tempo para contemplar a natureza, vá ao cinema, ao teatro, em um show, sorria… O riso é uma arma poderosíssima para atrair mais positividade. Não temos motivos para encarar tudo tão a sério como encaramos. Deixar a rotina pesada por detalhes tão insignificantes é sufocante. Ria de si mesmo, faça piadas com os erros e viva a vida em tom de leveza.

Gratidão abre as portas 

Existe uma confusão que parece promover o adormecimento de muitas pessoas no mundo quando o assunto é a gratidão. Alguns acreditam que se agradece apenas quando há grandes quantidades de dinheiro, roupas caras, aparelhos eletrônicos de ponta e bens materiais descartáveis, que logo serão substituídos por uma nova versão.

Seja grato ao fato de respirar tranquilamente e lembre-se que em outro lugar do mundo tem alguém que respira com ajuda de aparelhos. Seja grato pelo cobertor gasto que você usa e saiba que em seu próprio bairro pode existir pessoas passando frio. Entenda que a gratidão é um jeito de apreciar a dádiva da vida, apreciar o que se conquista com carinho e afeto, por menor que seja a vitória. Quem esmiúça a falta e a escassez tem como garantia e resultados a tristeza, a frustração, a raiva e colheitas desse tipo. Agradecer só engrandece e expande outros horizontes.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]