Convivendo

Nunca é tarde para recomeçar

Amanda Magliaro
Escrito por Amanda Magliaro

— Há males que vêm para o bem.

Desculpem. Otimismo à parte, eu diria que todo mal vem para o bem. Sabem, tudo por causa daquela velha história chamada ponto de vista.

Quantas mulheres já se descobriram grávidas, pensaram que aquilo seria o fim de suas vidas e, ao ver o rosto de seus filhos, descobriram a maior bênção de suas vidas? Quantos homens e mulheres perderam um emprego de anos para só então descobrir — ou redescobrir — um talento que vinham negando há décadas? Quantos adolescentes perderam a festa — mas mãe, todo mundo vai! — e acabaram em baladas muito melhores? Quantas vezes você já viveu o capítulo “é o fim” quando na verdade foi capaz de transformá-lo no “recomeço”?

A hora da mudança

A parte engraçada da vida é que sempre parece que precisamos sofrer para querer mudar. Todos passamos por um trauma ou um acontecimento muito marcante que nos desperta a vontade de dar a volta por cima. Porque é aquela história: às vezes, quando tudo vira trevas, a luz bate na sua porta, te diz “já é, ou já era?”* e cabe a você decidir se deixará ou não a oportunidade passar.

Você já passou por isso milhares de vezes, já conseguiu dizer “já é” quando tudo na sua cabeça só dizia “já era”. Você foi capaz de realizar a mudança que desejava, e por quê?

Porque tudo é uma questão de distância

O segredo para a mudança está sempre na reflexão. É refletindo que entendemos o que está errado, o que nos machuca e do que precisamos para mudar essa situação. Em geral, o primeiro passo para mudar qualquer situação é se distanciar. Quantas vezes você esteve na janela do avião, olhou para baixo e reparou no quanto a sua realidade é minúscula perto da imensidão do mundo?

É possível mostrar para todos que duvidavam de você a sua capacidade.

De fato, os nossos problemas são minúsculos — nada que os torne menos difíceis ou dolorosos —, mas ter a noção de que o mundo é gigantesco e que, consequentemente, as possibilidades são infinitas, é algo que nos ajuda a ter uma noção melhor das coisas. A noção de que é possível encontrar uma alternativa. É possível seguir em frente. É possível mostrar para todos que duvidavam de você a sua capacidade. E, principalmente, é sim possível mostrar a si mesmo o quanto você pode e o quanto é forte.

Recomeçando

Independentemente de religião, assuma que só se vive uma vez. Você não entenderá a verdadeira importância dessa frase apenas com as minhas palavras. Por isso, quero que pense num único momento da sua vida, aquele momento em que sentiu seu coração cheio de gratidão, aquele momento em que se sentiu o homem ou a mulher mais feliz do mundo. Esse momento deveria ser o reflexo de cada segundo da sua vida. Nem sempre tudo vai dar certo, nem sempre tudo vai sair como planejado, mas isso não quer dizer que o amanhã não será melhor. Muito pelo contrário, todo mal vem para o bem, porque ele nada mais é do que um treinamento para te deixar mais forte e mais bem preparado para todas as bênçãos que está destinado a receber.

“Amar a vida é a chance de tornar o último suspiro apenas mais um.”

*Já é = sim, é hora de mudar.  Já era = não, deixa como está.

 

Sobre o autor

Amanda Magliaro

Amanda Magliaro

Redatora e tradutora, me apaixonei pela vida desde que aprendi a enxergar tudo o que ela tem para oferecer. Existem aquelas pessoas que nunca conseguiram encontrar seu caminho, até o próprio caminho decidir ir ao seu encontro, eu fui uma delas.

Num mundo cheio de possibilidades, escolhi acolher todas quando comecei a escrever. A busca por ser alguém melhor e mais feliz, e a chance de poder auxiliar uma pessoa que seja através da magia das palavras é o que significa para mim ter meu sonho se realizando todos os dias.