Alimentação consciente Nutrição

Nutrição amorosa: o alimento que o seu corpo precisa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Nutrição é a manutenção das funções vitais por meio dos alimentos. Alimentação é a assimilação da comida pelo organismo. E a nutrição amorosa? Você já ouviu falar dela? Sua entusiasta, a nutricionista Marcia Daskal, propõe uma postura mais flexível em relação à nutrição. Vamos conhecer essa nova proposta?

Rompendo com os padrões

A carreira da nutricionista Marcia Daskal começou em academias. Seu envolvimento com o esporte fez a profissional escrever o livro “Nutrição Esportiva: Uma Visão Prática”. A obra voltada para nutricionistas especializados em atletas de alta performance é considerada uma referência. A profissional percebeu que a nutrição está cheia de imposições e que sua missão é ajudar as pessoas a se alimentarem melhor, o que não significa seguir as regras alimentares.

Nutrição amorosa: ouvir o que o corpo precisa

Nutrição amorosa é ouvir as necessidades do corpo. Nós devemos prestar atenção aos pedidos que nosso organismo faz e não seguir uma tabela com regras alimentares, do tipo “tenho que comer x porções de carboidratos diariamente”, “tenho que comer x porções de proteína diariamente”. A nutrição amorosa vem na contramão da terceirização alimentar que vivemos atualmente. A proposta é ouvir o corpo e seguir a intuição dele, que conhece muito bem suas necessidades. Por exemplo, se o organismo pede uma sopa quente, qual o sentido de tomar um suco verde? Consumir o que está na moda nutre o corpo, porém, não alimenta a alma.

A nutrição amorosa dá certo no dia a dia?

Para quem questiona se comer de acordo com as necessidades do corpo não causa descontrole alimentar, a resposta é não. Segundo Marcia Daskal, a nutrição amorosa é uma resposta a outro problema trazido com a terceirização alimentar que impõe regras. Essa nova nutrição também é baseada no bom senso. Enquanto as ditaduras alimentares dizem o número de porções, incitando você a acreditar é incapaz de saber a hora de parar, a nutrição feita com amor te leva a dar um voto de confiança a si mesmo.

Você pratica a nutrição amorosa em sua vida ou vai pelas regras? Se você segue os manuais alimentares das revistas, é melhor ler sobre Mindful Eating.


Escrito por Sumaia Santana da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]