Nutrição Energética

Nutrição Energética: alimento para o corpo e para a alma

Juliana Luz
Escrito por Juliana Luz
A alimentação, sem dúvidas, é um dos principais pilares que sustentam a busca pela saúde. Percebe-se uma preocupação com calorias, carboidratos, gorduras, leite, etc. Um cenário em que os alimentos passam a ter papel de destaque para a beleza, performance, saúde e desenvolvimento muscular.

Mas será que paramos para pensar na qualidade energética do que consumimos? Você sabia que os alimentos possuem funções terapêuticas?

Quando iniciamos os estudos do campo energético, aprendemos que as doenças se manifestam inicialmente nos corpos sutis, para depois chegarem ao corpo físico. Mas e o contrário, será que também acontece?

Os alimentos que consumimos podem fortalecer ou enfraquecer o nosso campo de energia. Podem harmonizar ou desarmonizá-lo, abrindo espaço para a manifestação de doenças físicas, mentais e\ou emocionais. A nutrição energética acredita que sim!

A nutrição energética visa o tratamento holístico (integral do ser) por meio da alimentação.

Esse conceito, criado e difundido pela nutricionista e terapeuta holística Juliana Luz Cavaco, divide os alimentos com base nos quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Eles são relacionados com os pontos energéticos ou chacras, presentes em nossos corpos. Dessa forma, o alimento é classificado como parte de um dos 4 elementos e, consequentemente, a um ponto energético.

Cada ponto energético é responsável pelo bom funcionamento de uma área de nosso corpo físico, mental e emocional. Por essa razão, aquilo que consumimos afeta não só o nosso corpo físico, como também o nosso campo de energia, contribuindo diretamente para o seu equilíbrio ou desiquilíbrio como um todo.

nutrição energética

Classificação dos alimentos

Os alimentos são classificados de acordo com sua função terapêutica e nutricional. Podem tanto prevenir a manifestação quanto auxiliar no tratamento de uma doença.

Veja exemplos de como a nutrição energética atua em alguns desiquilíbrios:

Manifestação no físico (doença ou sintoma) Ponto Energético (PE) em desarmonia  Elemento em desarmonia  Alimentos que são fontes do elemento em desarmonia
Cansaço, letargia e dificuldade de realização; depressão, varizes, problemas de circulação, alteração de pressão arterial; anemias, impotência, frigidez e constipação intestinal. 1º PE ou chacra básico Terra Batata doce, mandioquinha, inhame, beterraba, cravo da Índia, leguminosas, laranja, bergamota, anis estrelado, cominho, sementes de chia, linhaça e girassol.
Baixa de libido, falta de vontade de viver, depressão, baixa da criatividade e do entusiasmo; problemas renais, infecções urinárias, infertilidade; problemas ovarianos e uterinos. 2º PE ou chacra umbilical Fogo Gengibre, canela, pimentas, pitanga, hibisco, romã, artemísia, louro, morangos, melancia e cúrcuma.
Baixa autoestima, ansiedade, falta de autoconfiança, inseguranças, timidez, dificuldade em tomar decisões, raiva, ciúmes, problemas digestivos, diabetes gastrites e úlceras. 3º PE ou chacra plexo solar Água Pera, melão, abacaxi, mel, uvas, milho, batata yacon, hortelã, menta, camomila, jasmim, limão verde e siciliano, alfazema e folhas verdes (rúcula, almeirão, azedinha, couve).

A atuação da nutrição energética visa o tratamento holístico (integral do ser) por meio da alimentação. Nesse sentido, sucos desintoxicantes, por exemplo, purificam não só o fígado como também emoções “negativas” que com o tempo podem trazer manifestações no corpo físico. Chás terapêuticos que têm a função de equilibrar o sistema digestivo amenizam ansiedades e inseguranças.

Essa linha da nutrição acredita que cada alimento, erva ou especiaria traz em si a capacidade de equilibrar o ser como um todo. Basta estarmos receptivos às bênçãos da mãe-terra.

Aqui, neste espaço, traremos periodicamente receitas, artigos e vídeos sobre como a nutrição energética pode contribuir com o seu bem-estar no dia a dia.

Sobre o autor

Juliana Luz

Juliana Luz

Nutricionista, terapeuta holística e astróloga. Atende em consultório com aconselhamento terapêutico, é facilitadora de cursos de gastronomia saudável, nutrição energética, autoconhecimento, ginecologia natural e círculos de mulheres, sendo uma das idealizadoras do projeto “Lua Azul - Despertar do Feminino”.

Pioneira em Nutrição Energética no Brasil e uma das sócias da empresa Cozinha da Iaiá – Geleias Terapêuticas .

Difunde a ideia de que o alimento nutre, não somente o corpo físico, como também fortalece a alma, por meio do equilibro físico, emocional e energético.

Contatos:

E-mail: [email protected]
Facebook: Cozinha da Iaiá | Julliana luz | Julliana Luz Terapeuta
Instagram: @cozinhaiaia | @jullianaluz_terapias
Celular : 11 9 4811 9149 (WhatsApp)
Site: www.nutricaoenergetica.com.br (Em breve)